Bolsonaro volta atrás e decide participar de todos os debates com Lula

O presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) voltou atrás e decidiu participar de todos os debates e sabatina promovidos pela velha mídia corporativa.

Bolsonaro tinha avisado que não participaria nem de debates no Jornal Nacional, da Globo, mas também reconsiderou e vai sentar-se na bancada de William Bonner e Renata Vasconcellos no próximo dia 28 de agosto.

O Blog do Esmael soube ainda pelo Garganta Profunda do Palácio do Planalto, informante desta página em Brasília, que Bolsonaro foi convencido a comparecer em todos os confrontos para atrair fogo contra o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – líder nas pesquisas.

Segundo os conselheiros do mandatário, Lula seria o alvo dos demais candidatos – a exemplo de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) – enquanto Bolsonaro, mesmo levando chumbo grosso nesses debates, tem índices de intenção de votos consolidados.

Tebet e Ciro, calculam os palacianos, vocacionariam aqueles setores que não querem Bolsonaro nem Lula.

O crescimento da dita “terceira via”, uma licença poética da velha mídia, seria a conditio sine qua non para levar a disputa presidencial para o segundo turno.

Economia

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, conta o Garganta Profunda do Palácio do Planalto, banqueiros, empresários e a velha mídia repetiriam o discurso da “escolha difícil” para apoiar o continuísmo e desencadear um movimento antipetista.

Confira a agenda de entrevistas com os presidenciáveis:

  • 22/8: Jair Bolsonaro (PL)
  • 24/8: Ciro Gomes (PDT)
  • 25/8: Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26/8: Simone Tebet (MDB)

Anote aí as datas dos debates presidenciais

  • 28 de agosto – TV Bandeirantes (em pool com TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo)
  • 2 de setembro – Rede TV! (em pool com os sites Metrópoles e O Antagonista)
  • 13 de setembro – TV Aparecida (em pool com emissoras católicas)
  • 14 de setembro – Consórcio formado pelos jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e pelos portais UOL e g1
  • 24 de setembro – SBT (em pool com CNN, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, rádio NovaBrasil FM e portal Terra)
  • 29 de setembro – TV Globo

Debates previstos nas eleições 2022:

28 de agosto

O primeiro debate entre os presidenciáveis estava agendado pela TV Bandeirantes para 14 de agosto, mas foi postergado em duas semanas. O pool será formado também pela TV Cultura, pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo. O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença. O debate começa às 21h.

2 de setembro

Para essa data, está marcado o embate na RedeTV!, que formou bloco com os sites Metrópoles e O Antagonista. A mediação será feita pelos jornalistas Luís Ernesto Lacombe e Amanda Klein. O horário ainda não foi divulgado.

13 de setembro 

Dedicado ao público católico, o encontro da TV Aparecida está marcado para as 21h, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A emissora articula a formação de um pool com outras TVs católicas. Como será coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a expectativa é de que Lula e Bolsonaro compareçam.

14 de setembro

Promovido por um consórcio de seis veículos de abrangência nacional, o debate reunirá apenas os quatro candidatos mais bem colocados na última pesquisa Ipec ou Datafolha da semana anterior. Em caso de empate, o candidato cuja coligação tenha mais parlamentares no Congresso será convidado. O evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados compareçam. O prazo estipulado para que os candidatos concordem com os termos e confirmem a participação, caso se enquadrem na regra, vai até a próxima quarta-feira (10).

Como será exibido apenas pela internet, sem transmissão em rádio e televisão, que são concessões públicas, não precisa seguir a regra da lei eleitoral que obriga o convite a praticamente todos os concorrentes. 

Promovem o evento os jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo e os portais g1 e UOL.

24 de setembro

Neste dia, ocorre o último debate em formato de pool, organizado pelas redes SBT e CNN, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, rádio NovaBrasil FM e portal Terra. O evento será nos estúdios do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento. A CNN havia marcado um debate para 6 de agosto, que acabou cancelado diante da perspectiva de ausência de Lula e Bolsonaro.

29 de setembro

Como é tradição, o último debate da eleição presidencial será nos estúdios da Globo, na quinta-feira que antecede o domingo de votação. A emissora está disposta a manter o programa mesmo que Lula e/ou Bolsonaro não compareçam.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM