Início / Curitiba

Ausência de vices marca estreia de programas no horário eleitoral de Curitiba

O primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV em Curitiba, nesta sexta-feira (30/8), começou com um fato intrigante: a ausência de vices em grande parte dos programas. Na estreia do horário eleitoral, apenas dois candidatos à Prefeitura de Curitiba — Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União Brasil) — apresentaram seus vices. Em um cenário eleitoral competitivo, essa ausência levanta questões sobre a importância e o papel dos candidatos a vice-prefeito na estratégia eleitoral dos postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal.

O destaque entre os vices foi o deputado Goura Nataraj (PDT), que compõe a chapa de Ducci. Ex-prefeito de Curitiba, Ducci apresentou Goura de forma robusta, destacando sua atuação política e alinhamento com as propostas da chapa. Essa estratégia parece clara: reforçar a conexão com o eleitorado progressista e ambientalista, setores onde Goura tem significativa penetração.

Ney Leprevost, por sua vez, optou por uma apresentação mais discreta de sua vice, a deputada federal Rosângela Moro. A escolha de Rosângela, esposa do ex-juiz e senador Sergio Moro, para compor a chapa puro-sangue do União Brasil, foi um movimento calculado para captar votos do eleitorado lavajatista e conservador. No entanto, o espaço dedicado a ela no programa foi econômico, sugerindo uma estratégia de não centralizar a campanha na figura da vice, mas sim no próprio candidato.

Por outro lado, a ausência de Paulo Martins (PL), vice de Eduardo Pimentel (PSD), foi notável. Com o maior tempo de propaganda — 4 minutos e 42 segundos —, Pimentel não utilizou a oportunidade para destacar seu vice, o que levanta especulações sobre a coesão e a estratégia da chapa “Curitiba Amor e Inovação. Essa escolha pode indicar uma confiança na imagem do candidato à apoiado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) e o governador Ratinho Junior (PSD) ou uma decisão estratégica de deixar o vice em segundo plano, pelo menos neste primeiro momento da campanha.

Pimentel se colocou como “aluno” e Greca seu experiente “professor” com quem aprendeu bastante. O prefeito frisou que seu pupilo “está preparado” e que seria temoroso deixar a cidade em outras mãos.

Outros candidatos, como Professora Andrea Caldas (PSOL) e Luizão Goulart (Solidariedade), não exibiram seus vices, mas isso se deveu principalmente à limitação de tempo. Andrea Caldas, com apenas 25 segundos, e Luizão, com 17 segundos, enfrentam o desafio de condensar suas mensagens e propostas em um espaço extremamente reduzido, priorizando assim outros temas.

A tabela abaixo resume a distribuição de tempo no rádio entre os principais candidatos:

CandidatoPartido/ColigaçãoTempo de Propaganda
Eduardo PimentelCuritiba Amor e Inovação (PSD)4 minutos e 42 segundos
Luciano DucciCuritiba + Social e Humana (PSB)2 minutos e 12 segundos
Ney LeprevostCuritiba Pode Mais (União Brasil)1 minuto e 14 segundos
Maria VictóriaCuritiba Melhor para Todos (PP)1 minuto e 7 segundos
Andrea CaldasFederação Psol-Rede25 segundos
Luizão GoulartSolidariedade17 segundos

O primeiro programa eleitoral revelou as táticas e mensagens que os candidatos irão explorar até o dia 3 de outubro, data das eleições. Enquanto Pimentel foca em continuidade e experiência, Ducci busca humanizar sua candidatura com apoio de um vice popular entre os jovens e ambientalistas.

Leprevost aposta na renovação e no conservadorismo, tentando criar uma conexão com o eleitor mais à direita. Já os candidatos com menos tempo terão que ser extremamente estratégicos para conseguir impactar o eleitorado dentro das limitações impostas pelo curto espaço de propaganda.

O horário eleitoral em Curitiba, portanto, começa com nuances importantes que podem definir os rumos da campanha. A ausência de vices neste primeiro momento pode indicar uma estratégia pensada ou simplesmente um movimento inicial para testar o terreno antes de colocar todas as cartas na mesa.

Esta análise é parte do acompanhamento contínuo das eleições de 2024 em Curitiba, com foco nos bastidores do poder e nas estratégias dos principais candidatos. Continue acompanhando o Blog do Esmael para mais informações sobre o cenário político local.

Os candidatos Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU) não terão direito ao horário eleitoral gratuito, pois seus partidos não possuem representação no Congresso Nacional e não atingiram a cláusula de barreira. Para superar essa cláusula, os partidos precisam ter ao menos 12 deputados federais ou alcançar 2% dos votos válidos em pelo menos nove estados nas eleições de 2022.

Leia também no Blog do Esmael: Paraná Pesquisas sacode semana política no Paraná e expõe ausências; Debate na RICtv/Record com ausências de candidatos à Prefeitura de Curitiba; Gleisi: Democracia do país perdeu com ausência de Lula no debate da Band TV