Profissionais da enfermagem receberam certificado de menção honrosa em Plenário.
Créditos: Valdir Amaral/Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na manhã desta sexta-feira (31), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Proposta pela deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD), a solenidade é um reconhecimento aos profissionais que, de acordo com a parlamentar, marcaram história na profissão.
“É uma honra receber os profissionais da enfermagem nessa história construída. A enfermagem existe há séculos, mas enquanto profissão regulamentada e constituída com o conselho que regulamenta os exercícios profissionais são 50 anos. E é uma história de crescimento, de melhoria, de avanços, tanto tecnicamente quanto do ponto de vista de reconhecimento da população. A pandemia, especialmente, mostrou muito o trabalho dos profissionais da enfermagem, que foram fundamentais no cuidado das pessoas”, disse.
A deputada, que é formada em enfermagem pela PUC-PR e atua há 36 anos na área da saúde pública, falou também sobre a evolução da profissão ao longo deste meio século. “Felizmente, o protagonismo da enfermagem também deu um salto qualitativo muito grande. Hoje, estamos inseridos na alta esfera executiva de hospitais, na direção e na gestão dos serviços de saúde, na liderança de equipes, nas auditorias, no ensino e na pesquisa. Somos fundamentais para a telessaúde, essa área que não para de crescer, e estamos vendo se abrirem novas perspectivas de empreendedorismo por meio das cooperativas de enfermagem, que representam um nicho potencial de desenvolvimento futuro”, destacou.
A presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, ressaltou a importância do reconhecimento a todos os profissionais que se dedicam ao cuidado de outras pessoas. “O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná representa 149 mil profissionais. Só tenho a agradecer à deputada Márcia Huçulak por essa homenagem, que é de grande importância, é o reconhecimento, é a valorização por toda a dedicação do profissional de enfermagem para a sociedade. A enfermagem é dedicação, é compromisso, é cuidado, é uma missão de grande importância”, declarou.
Representando todos os homenageados com a menção honrosa pelos serviços prestados à sociedade paranaense, a enfermeira Julia Pasquali, que integra a Comissão de Inovação e Empreendedorismo do Coren-PR, se disse muito emocionada com o reconhecimento. “É muito honroso, são 50 anos de história e a enfermagem hoje é a maior força de trabalho de saúde. Então, com certeza, receber essa honraria em nome de tantos profissionais, é um marco de vitória, de honra, de muita alegria e conquistas. A carreira passou por muitas fases, já conquistamos muito até aqui, mas ainda estamos em busca do dimensionamento profissional, que é o que faz a gente conseguir ter trabalho com mais qualidade, trabalho com mais propósito e cada vez mais valorização pública. Nós estamos numa crescente, estamos em todas as dimensões de cuidado e merecemos esse olhar e esse cuidado de valorização”, afirmou.
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael

Redação do Blog do Esmael.






