O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde Foz do Iguaçu (PR), participa na manhã desta quinta-feira (16/3) da posse de Enio Verri como diretor-geral da Itaipu Binacional. O evento ocorre no Cineteatro Barrageiro, na usina, e, a partir das 10h, é transmitido ao vivo pelo Blog do Esmael para o Brasil e o mundo.
O economista paranaense Enio Verri é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu. A nomeação consta em decreto publicado em sessão extra do Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (10/3), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira.
Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional.
Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu.
Após a posse, Lula se reúne com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
Quem é Enio Verri, novo diretor-geral da Itaipu
Nascido em Maringá (PR), Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.
O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).
De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e acabou convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal, pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022.
Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.
Ao vivo – Lula participa da posse de Enio Verri em Itaipu:
LEIA TAMBÉM
- Trump e Bolsonaro em apuros: investigações de financiamentos obscuros e desvios de joias e armas de fogo aumentam pressão por prisão dos ex-presidentes
- Credit Suisse busca apoio do banco central suíço em meio à crise; decisão do Banco Central Europeu sobre taxa de juros em pauta
- A luta pela pluralidade na mídia brasileira: o embate estratégico entre a ABERT e a mídia independente
- Gleisi Hoffmann, a musa dos juros baixos, critica a pesquisa da Genial/Quaest
- Puxão de orelha dado por Lula foi para o ministro dos Transportes, Renan Filho, devido ao pedágio no Paraná
- Redução da taxa de juros e fim da política de preços da Petrobras são algo censurados na velha mídia corporativa