Fernando de Morais publica a primeira biografia oficial de Lula nas vésperas da eleição presidencial de 2022

Nas vésperas das eleições de 2022, o jornalista e escritor Fernando de Morais publica a primeira biografia oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Morais conta os bastidores da maior perseguição política a Lula, vítima de lawfare, os momentos históricos da sua vida e o legado em defesa da democracia serão contados em 416 páginas sobre um dos maiores líderes políticos internacionais.

O livro, que conta a trajetória pessoal e política de Lula e será dividido em dois volumes, começou a ser escrito em 2001 pelo jornalista Fernando Morais. Na primeira parte, o autor fala sobre a infância do ex-presidente, as greves do ABC Paulista quando ele foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), a primeira campanha eleitoral, o balanço dos seus governos como presidente da República, a prisão em 2019 e as anulações das condenações judiciais.

O jornalista acompanhou Lula por uma década para escrever a sua biografia.

Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade.

“Grudei nele a partir de 2011, logo que ele deixou a Presidência, antes de ele ser diagnosticado com câncer, para poder recuperar determinadas passagens, [saber dos] bastidores de governo. Era uma oportunidade de ouvi-lo dentro de um avião, por exemplo, longe de telefone, secretária, de audiência, isso e aquilo”, conta Fernando Morais.

Economia

A obra está em pré-venda e será lançada oficialmente no dia 16 de novembro, em parceria com as editoras Companhia das Letras e Penguin.

Morais já assinou importantes biografias ao longo de sua carreira como escritor e jornalista. Entre as mais consagradas figuram a biografia de Paulo Coelho (O Mago, 2008), de Olga Benário (Olga, 1986) e de Assis Chateaubriand (Chatô, o rei do Brasil, 1994), além do internacionalmente consagrado livro A Ilha, sobre Cuba.

Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até a anulação de suas condenações, em 2021 ― passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral.

O livro publicado por Fernando de Morais, a primeira biografia oficial de Lula, ocorre nas vésperas da eleição presidencial de 2022. E daí? E daí que o ex-presidente dá mais um passo rumo à volta ao Palácio do Planalto.

Leia também

Resultado da enquete: Lula, 66,5%; Ciro, 29,7%; e Doria, 3,8%

Pela 19ª vez, Justiça encerra inquérito contra Lula e deixa petista mais perto do Palácio do Planalto em 2022

PT se distancia de manifestação da direita e convoca Fora Bolsonaro ‘vermelho’ para dia 2 de outubro