CPI exibe PowerPoint e diz que Lira ‘ainda’ segura impeachment Bolsonaro; siga ao vivo

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse nesta quinta (23/09) que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda está segurando o impeachment de Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, “não por muito tempo”, previu.

Randolfe disse isso durante o interrogatório do empresário Danilo Trento, que, de acordo com o senador, foi abandonado pela Precisa Medicamentos, pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR) e outros envolvidos no esquema de corrupção envolvendo a compra de vacinas.

O vice-presidente da comissão de investigação recorreu à exibição de PowerPoint para mostrar as conexões entre as empresas e a movimentação suspeita de somas milionárias.

O PowerPoint foi a ferramenta utilizada em pelo procurador Deltan Dallagnol, em 2016, para incriminar o ex-presidente Lula no caso tríplex. As acusações contra o petista foram anuladas e o ex-juiz Sergio Moro foi considerado suspeito pelo STF.

Randolfe Rodrigues questionou sobre a offshore aberta pela Barão Turismo em 15 de fevereiro, no estado de Wyoming, nos EUA, que é um paraíso fiscal. Segundo o senador, a Primarcial e as empresas de Marcos Tolentino transferiram recursos para a Barão Turismo também no mês de fevereiro.

O senador ressaltou ainda que o contrato entre a Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde, para aquisição da Covaxin, foi firmado em 25 de fevereiro.

Economia

“Tudo indica que a abertura da offshore era para os recursos das empresas do grupo, inclusive da empresa do sr. Danilo, serem transferidos por essa offshore nos EUA. A Barão Turismo é a lavadora de dinheiro, e o salto das transferências é no mês de fevereiro, mês da assinatura de contrato”, afirmou o senador.

Randolfe ainda perguntou qual seria a relação da Primarcial com a empresa Elite Participações. Randolfe afirmou que a empresa do depoente fez transferências para a Elite, que repassou dinheiro para três padarias. Segundo o senador, uma dessas transferências foi de R$ 9 milhões.

Assistir ao vivo CPI da Covid

Leia também

Ao vivo: CPI da Covid funga no cangote do presidente Jair Bolsonaro

TSE vai investigar internacionalização de crimes eleitorais de Jair Bolsonaro; agora cassa?

William Bonner, do Jornal Nacional, se “engasga” ao falar sobre vitória de Lula no primeiro turno