Xepa da vacina é direito à vida, por Arilson Chiorato

Arilson Chiorato*

A situação que estamos vivenciando faz com que cada dia seja ainda mais precioso. Passamos a nos preocupar mais com as pequenas coisas, e valorizar mais as nossas vidas. Infelizmente, com milhares de pessoas morrendo diariamente, percebemos o quanto a vacinação poderia estar sendo útil e salvando vidas, se organizada de maneira eficiente.

Porém, nossa realidade é do atraso e escassez das vacinas, e também grande diferença entre as faixas etárias vacinadas nos municípios. Atualmente, o maior grupo de risco são as pessoas que não estão imunizadas. Nos últimos meses, o número mortes triplicou no Paraná, o número de óbitos dos últimos quatro meses é três vezes maior do que os óbitos do primeiro ano de pandemia e, estamos vendo cada vez mais mortes de pessoas jovens.

Pensando nisso, propusemos a Xepa da vacina, que possibilita a ampliação da vacinação, com doses restantes dos frascos de vacina. Assim, evita-se o desperdício de imunizantes e também contribui em salvar vidas, pois a vacina é nossa maior aliada para o combate ao coronavírus.

Leia também

Diante da falta de uma política contundente para proteger a população da pandemia, precisamos contar com iniciativas que visam reduzir os danos causados pela má gerência da crise sanitária. É fundamental que as vidas dos paranaenses sejam prioridade, inclusive, já deveriam ser o principal interesse dos Governos Estadual e Federal. Porém, a cada dia somos surpreendidos com novas questões que confirmam a falta de compromisso a população.

A CPI da Pandemia, na última semana confirmou que o Paraná será novamente palco para os debates nacionais. Lamentavelmente vemos a vida das pessoas e a saúde pública serem tratadas de forma irresponsável. A compra de vacinas por preço muito acima do normal de uma farmacêutica, e a recusa de outra vacina ofertada até mesmo pela metade do preço de outra farmacêutica, fazem com quê percebamos que invés da preocupação com as vidas das pessoas, o Governo estava preocupada em qual vacina adquirir, de forma que as condições apresentadas se mostram terem prejudicado os brasileiros, seja pelo preço elevado, seja pela demora.

Economia

Portanto, é justamente pela irresponsabilidade dos Governos que precisamos pensar e lutar por alternativas que valorizem a vida das pessoas. Enquanto alguns cruzam os braços e dificultam vacinação em massa, buscamos incentivar a redução do desperdício e maximizar a imunização. Com a Xepa da vacina podemos acelerar a vacinação, este é um projeto simples, viável e promissor, pois pode salvar vidas.

*Arilson Chiorato é Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.