Maia critica visita de secretário de estado norte-americano a Roraima

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nota no início da noite desta sexta-feira (18) criticando a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, às instalações da Operação Acolhida em Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Na nota, Maia afirmou que a presença de Pompeo no local às vésperas da eleição presidencial nos EUA não “condiz com a boa prática diplomática internacional” e afronta as políticas brasileiras externa e de defesa.

LEIA TAMBÉM
‘Senhor da Guerra ronda o Brasil’, denuncia o PT, sobre visita de Mike Pompeo a Roraima

Zarattini pede convocação de Ernesto Araújo para explicar “visita” de Mike Pompeo a Roraima

Jornal Nacional, da Globo, se une a Bolsonaro contra professores

Durante a visita, Pompeo se encontrou com chanceler brasileiro Ernesto Araújo e disse que os EUA vão “tirar” Nicolás Maduro da presidência da Venezuela.

Economia

Leia a íntegra da nota:

“A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa.

Como Presidente da Câmara dos Deputados, vejo-me na obrigação de reiterar o disposto no Artigo 4º da Constituição Federal, em que são listados os princípios pelos quais o Brasil deve orientar suas relações internacionais. Em especial, cumpre ressaltar os princípios da (I) independência nacional; (III) autodeterminação dos povos; (IV) não-intervenção; e (V) defesa da paz.

Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco deixou-nos um legado de estabilidade em nossas fronteiras e de convívio pacífico e respeitoso com nossos vizinhos na América do Sul. Semelhante herança deve ser preservada com zelo e atenção, uma vez que constitui um dos pilares da soberania nacional e verdadeiro esteio de nossa política de defesa.

Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados.”