Palestra de Sérgio Moro é suspensa em Faculdade de Direito, após protestos na Argentina

O ex-ministro Sérgio Moro teve uma palestra suspensa, na Argentina, após fortes manifestações contrárias na Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires).

O colóquio com o ex-ministro de Jair Bolsonaro iria acontecer no próximo dia 10 de junho, na capital argentina, cujo tema seria “Combate à corrupção, democracia e Estado de Direito”.

A ministra da ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, do governo Alberto Fernández, liderou os protestos contra a palestra de Moro.

“Compartilho o repúdio a esta atividade, em uma faculdade pública na qual se deve formar para a defesa do Estado de direito e das garantias constitucionais”, escreveu no Twitter a ministra argentina.

Dentre os argumentos que fizeram a organização desistir do evento estão o de que Sérgio Moro era o arquiteto e executor da perseguição judicial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da Lava Jato, em virtude da qual o petista não pôde se candidatar à eleição de 2018.

De acordo com o jornal argentino Página 12, os idealizados do abaixo-assinado contra a palestra afirmaram que Moro demonstrou “sua absoluta parcialidade em relação a quem ele havia tentado anteriormente” e por ter participado no governo de extrema direita. “Ele [governo Bolsonaro] é reconhecido por violar e atacar os direitos das minorias étnicas, sexuais, religiosas, os direitos das mulheres e por promover o ódio e a discriminação como uma ferramenta política”.

Economia

E acrescentaram que “Moro é um símbolo da pior face do Poder Judiciário nas nações latino-americanas, sendo uma roda dentada fundamental na ‘Lei’, ou guerra judicial contra líderes políticos da região”, pelo que rejeita “sua presença em qualquer atividade organizada” por qualquer universidade e “solicitamos à Faculdade de Direito que analise a atividade”.

Sérgio Moro era ministro da Justiça de Bolsonaro desde a posse do presidente ultraconservador, em 1º de janeiro de 2019, e deixou seu cargo no dia 24 de abril. Ele deixou seu posto denunciando que Bolsonaro estava tentando interferir na Polícia Federal, que está investigando dois de seus filhos.

A suspensão da palestra de Sérgio Moro, na Argentina, é principal derrota ex-juiz e ex-ministro após deixar o governo Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM
Lula ironiza Bonner, que sente saudades da época do PT

‘Alexandre de Moraes é moleque e criminoso’, atacam alvos de ação do STF

Olavo de Carvalho tomou cloroquina estragada, diz Zeca Dirceu

Rede Globo prepara uma nova onda de demissões, diz site

Carla Zambelli diz que Moro não se vendeu pois “já estava vendido”

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), afilhada de casamento do ex-juiz Sérgio Moro, está em rota de colisão com o padrinho.

Moro elogiou a operação de busca e apreensão da Polícia Federal realizada hoje, assim como a apuração dos desvios na saúde do Rio de Janeiro em operação de ontem, terça-feira (26). O ex-ministro escreveu:

“A Polícia Federal tem que trabalhar com autonomia.Que sejam apurados os supostos crimes no RJ e também identificados os autores da rede de fake news e de ofensas em massa. Diante das denúncias de interferência na PF, o Min.Alexandre manteve os delegados que estavam na investigação.”

“Prezado, vc acha justo o que estão fazendo com cidadãos comuns? Com jornalistas? Esse era você o tempo todo? Meu Deus, como pode alguém se esconder por tanto tempo e tão bem? Liberdade, democracia…. nada disso vale pra você? Você não estava à venda, pq JÁ ESTAVA VENDIDO.”

Confira a print do tuíte:

A deputada tem razão. Sérgio Moro fez parte do governo Bolsonaro desde antes da vitória no segundo turno em 2018. Tempo demais para se diferenciar do modus operandi bolsonarista.