Dino, FHC e Maia anunciam ‘live’ que pode virar chapa em 2022

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC, será o mediador de uma ‘live’ no próximo sábado, dia 6 de junho, que reunirá os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e do Ceará, Camilo Santana (PT); o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

O encontro com ar de “comício” terá transmissão ao vivo às 16 horas, anuncia FHC, com repetição aqui pelo Blog do Esmael.

Sob a chancela do “Fórum Pela Democracia Direitos Já”, FHC busca um nome para disputar 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que lutará pela reeleição.

O nome do PSDB, governador João Doria (SP), mostrou-se insuficiente para fazer o enfrentamento presidencial que se avizinha. O tucano paulista não consegue avançar eleitoralmente para os lados, qual seja, para os estados do Norte, Centro, Sul e Nordeste.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, ambiciosa de ‘imediato’ ficar mais um mandato à frente da mesa executiva da Casa, mas, para isso, ele terá de aprovar uma PEC alterando a Constituição Federal.

Santana, por sua vez, tem relações com os irmãos Cid e Ciro Gomes e será uma espécie de “molho” na conversa de sábado, bem como Jobim, emedebista, que outrora sonhou com a Presidência da República.

Economia

Portanto, nesse palanque presidencial do próximo fim de semana o nome mais crível é o de Flávio Dino.

LEIA TAMBÉM

Brasil já é o 4° país com mais mortes pelo Coronavírus com 28.834 óbitos em 30/05

Indignação pelo assassinato de George Floyd se espalha nos Estados Unidos

Fora Bolsonaro: Torcidas organizadas convocam ato na Paulista neste domingo, 31

70 por cento contra Bolsonaro domina a internet neste sábado

Publicado em 30 maio, 2020

A hashtag #Somos70porcento contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dominou a internet neste sábado (30). Todas as redes sociais fizeram questão que repercutir a marcação lançada pelo economista Eduardo Moreira, durante um bate-papo online com o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).

Com a hashtag na cabeça, milhares de internautas deixaram recado hoje durante o dia todo em seus respectivos perfis. Veja abaixo alguns deles:
        • Deputado Helder Salomão (PT-ES): #Somos70porcento do Brasil se verdade. Do Brasil que não suporta mais um governo genocida que não pensa no povo. Não somos robôs;
        • Petista_DSM: #Somos70porcento #ForaBol卐onaro #BolsonaroGenocidaFascista;
        • @Dayse: #Somos70porcento. Somos a resistência, somos a paz, a união contra o fascismo. Somos a militância da esquerda brasileira;
        • Daiane Stumpf: Eu amo fazer tudo o que falam que mulher não pode. No meu círculo de convívio, com certeza uma delas é pertencer aos 70%. Quem mais aí?
        • George Marques: Eu faço parte dos 70% que defende a democracia e é totalmente contra tentativas autoritárias de ruptura institucional. Chega de “patriotismo” amarelo-golpista e verde ódio. Somos parte dos 70% que não aceitarão autoritários de ocasião para minar a democracia. #Somos70porcento;
        • Brasil 247: Eduardo Moreira lança o movimento #Somos70porcento contra Bolsonaro e o fascismo;
        • Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP): Se comprovada, a denúncia de que Bolsonaro e seus asseclas estão fazendo alusão simbólica ao supremacismo branco com a história do copo de leite, estaremos diante de crime contra a Humanidade. Bolsonaro pagará caro, nos tribunas de Haia e da História! #Somos70porcento;
        • Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS): #Somos70porcento que já não aguentam mais os desmandos de Bolsonaro. A pressão para que o presidente saia está cada dia maior. Mais de 1 milhão de pessoas já assinaram o pedido de impeachment que protocolamos na Câmara e vários outros já foram protocolados;
        • Roberto Requião: Com muito orgulho, brasileiros, nacionalistas, patriotas e democratas! #somos70porcento;
        • Alexandre Aguiar: Aderir aos #Somos70porcento não é questão de ideologia ou preferência política, mas de decência e instinto de sobrevivência;
        • Bella Supertramp: Que boteco vai caber os 70% pra comemorar a queda desses fascistas? Preocupei. #Somos70porcento;
        • Senador Fabiano Contarato (Cidadania-ES): A maioria silenciosa de 70% não aprova negociatas com o Centrão, aprova o isolamento social e não aplaude os desmandos de Bolsonaro: o Brasil é de TODOS os brasileiros e não apenas de uma minoria bolsonarista barulhenta! #Somos70porcento;

O movimento #Somos70porcento nasceu da constatação na última pesquisa do Datafolha que 70% da população considera o governo Bolsonaro ruim, péssimo ou regular.

“Censurar minha palestra foi como queimar livros durante a ditadura”, comparou Moro após ter evento cancelado na Universidade de Buenos Aires

Ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça disse que “recebeu muitos outros convites para realizar outra conferência na Argentina” e que o cancelamento da palestra foi por “pressão política”. Também classificou como “ofensiva” a visita do então candidato, hoje presidente, Alberto Fernández, ao ex-presidente Lula na prisão.

Um dia depois de ter a sua palestra cancelada na Argentina, Sergio Moro revelou que, depois do episódio, multiplicaram-se os convites para outras conferências na Argentina. “Eu devo realizar alguma outra conferência. Depois do cancelamento, muitos argentinos entraram em contato, lamentando o havido e ofereceram para realizar a conferência em outro cenário, em outro contexto”, revelou Moro em entrevista ao canal argentino de notícias La Nación Más (LN+).

A entrevista aconteceu nesta sexta-feira (29) logo após o cancelamento da palestra “Combate contra a corrupção, democracia e estado de direito”, que aconteceria na Faculdade de Direito da principal universidade argentina e uma das mais destacadas da região, a Universidade de Buenos Aires. O evento seria realizado pela plataforma digital Zoom no dia 10 de junho às 10 da manhã.

Esta seria a primeira palestra internacional de Moro desde que saiu do governo Bolsonaro no dia 24 de abril.

Requião defende ‘lockdown’ para todo o País; assista

O ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), presidente da Frente Ampla pela Soberania, defendeu o ‘lockdown’ [fechamento total] durante a pandemia do coronavírus para todo o País. O emedebista foi entrevistado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC) nesta sexta-feira (29).

Requião disse que somente o fechamento de cidades, interdição de vias, proibição de deslocamentos e viagens não essenciais é conterão o avanço da doença.

O ex-senador explicou que, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

Na live, o presidente da Frente Ampla lamentou que os políticos tenham sido frouxos e estão sucumbindo diante da pressão de lobbies locais, principalmente de comerciantes. Ele citou o caso do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (MDB), que teria dito que ‘não proibiu abertura do comércio, mas também não autorizou que abrisse’.

“Greca agiu como FHC: ‘fumou [maconha], mas não tragou’”, ironizou.

“Não adianta encerrar o afastamento social sob o argumento de recuperar a economia. Isso vai custar vidas de funcionários e dos patrões também”, afirmou.

Requião está em confinamento absoluto há 70 dias em sua casa no bairro Bigorrilho, na capital paranaense.

Assista ao vídeo: