Lula acusa Bolsonaro de espalhar o coronavírus no povo; assista

O ex-presidente Lula acusou nesta quarta-feira (1º), durante entrevista à imprensa alternativa, Jair Bolsonaro de infectar o coronavírus no povo durante as “voltinhas’ que ele dá nos fins de semana.

Ao recomendar que o povo fique em casa, Lula afirmou que a medida também seria para se proteger de Bolsonaro. “Eu não sei o que aconteceu que ele viajou com 24 pessoas e voltou com 23 com coronavírus. Ele deve ter encontrado um enxame de corona.”

Lula ainda disse que o PT deverá “radicalizar” daqui alguns dias, após reunião do diretório nacional, e avançar na proposta de impeachment de Bolsonaro.

Por ora, os petistas não têm posição única sobre as palavras de ordem “impeachment” ou “renúncia”. “Mas acredito que vamos avançar para o Fora Bolsonaro, uma posição mais radical”, adiantou.
“Ou esse cidadão renúncia ou se faz o impeachment dele com base nos crimes de responsabilidade que ele já cometeu”, orientou Lula, que revelou que o PT está levantando juridicamente todos os crimes cometidos por Bolsonaro.

Para o ex-presidente, a oposição tem trabalhado de forma incansável. “O PT já apresentou mais de 100 propostas. Há uma preocupação dos movimentos sociais e de toda sociedade em fazer o que o governo não está conseguindo fazer. Mas infelizmente falta a voz que coordene essas orientações.”

Economia

“As únicas medidas concretas que o governo fez foram para os banqueiros. Enquanto isso o povo espera chegar os 600 reais que eles agora estão prometendo pra 16 de abril”, criticou.

Lula disse que Bolsonaro só está preocupado em manter os fanáticos dele.

“Ele não está preocupado em orientar o povo. A Câmara e o Senado vão ter que intervir cada vez mais. Quando é que esse dinheiro vai começar a chegar na casa das pessoas?”, perguntou.

O ex-presidente sugeriu que tem muitas coisas que poderiam ser produzidas aqui no Brasil. “Podemos produzir máscaras, luvas, respiradores… Precisamos de reconversão industrial. E o que precisamos é que o governo coordene isso.”

“O Bolsonaro tem uma tese de que é uma gripezinha e de que o povo precisa trabalhar. Ele tem que saber que não tem ninguém que queira trabalhar mais que o trabalhador. Agora o governo tem obrigação de garantir as condições pra isso”, cobrou.

“Vocês sabiam que o custo da guerra do Paraguai foi de 11 orçamentos anuais?”, questionou Lula. “O Guedes trata o orçamento público como se fosse dinheiro dele. O Trump, que era contra gastar, já anunciou mais de 2 trilhões. Por aqui o único dinheiro que chegou rápido foi pra ajudar os bancos”, comparou.

“Acho que depois dessa crise a gente vai ter que discutir que mundo a gente quer. Tem gente que está em casa confortável com condições de passar por isso, e tem gente que tá enfiado em um cômodo com mais seis pessoas. A gente tem que refletir sobre que mundo a gente quer construir”, pediu.

O petista afirma que precisa ser pensado como os ricos podem ajudar a resolver essa crise. “Se é taxando as fortunas, por exemplo. Temos que refletir. Vocês sabem que eu não sou um cara radical, mas sinceramente a gente tem que começar a discutir essa concentração de riqueza.”

“O governo tá jogando com muito tempo de atraso. Se o governo tivesse estabelecido uma linha de ação com todos os entes federados quando surgiu o primeiro caso… Mas o cara [Bolsonaro] que deveria liderar isso não enxerga um metro a frente do nariz dele”, disparou.

“Todos os líderes do mundo já entenderam a gravidade da situação, menos o Bolsonaro. Ou esse cidadão renúncia ou se faz o impeachment dele com base nos crimes de responsabilidade que ele já cometeu.”

O ex-presidente opina que seria muito mais fácil resolver essa situação se o Bolsonaro não se sentisse dono do Brasil e entendesse que ele é apenas um administrador. Segundo ele, todo mundo quer colaborar: especialistas, médicos, governadores, prefeitos. “Todo mundo quer salvar a vida do seu povo.”

Leia as principais respostas de Lula na entrevista:

“Ainda não fizemos nem o elementar. Estamos enterrando gente sem saber se morreram de coronavírus porque não temos testes. Eles anunciam dinheiro e não entregam. O Congresso precisa montar uma comissão pra fiscalizar isso.

“Eu estou convencido de que o Bolsonaro, ou ele muda, ou ele não tem condição de continuar. Eu falei de impeachment faz 15 dias e disseram que eu estava radical. Pra não ser injusto, pedi um levantamento de quantos crimes de responsabilidade o Bolsonaro já cometeu esse tempo todo.”

“Eu morei numa casa de 35 metros quadrados em cinco pessoas e com a minha sogra ainda. A população vai ficando irritada. O povo precisa do mínimo do recurso e de ter a tranquilidade de que, se ficar doente, vai ter médico pra atender.”

“Nossa obsessão agora tem que ser vencer o coronavírus. Chegamos ao ponto do Dória ter que mandar a PM invadir fábrica pra pegar máscara. A gente tem que reconhecer que quem tá fazendo o trabalho mais sério nessa crise são os governadores e os prefeitos.”

“A quantidade de médicos que está ficando doente é assustadora. Só o Sírio e o Einsten tiveram que afastar mais de 400 funcionários. O governo já deveria ter feito reunião com os empresários pra fazer reconversão das indústrias e produzir equipamentos de proteção pra essa gente.”

“O povo precisa ficar em casa pra se proteger inclusive do Bolsonaro. E se tem alguém que precisa ficar isolado é ele. Eu não sei o que aconteceu que ele viajou com 24 pessoas e voltou com 23 com coronavírus. Ele deve ter encontrado um enxame de corona.”

“A única coisa que peço é que o Bolsonaro se comporte com a estatura de um presidente da República eleito democraticamente. Eu acho que foi uma eleição cheia de trambique, com fake news e a começar pela minha prisão, mas já foi e quero discutir daqui pra frente.”

“O governo tem que comprar os insumos, tem que colocar dinheiro na mão do povo. Não dá pra ficar sentado em cima do dinheiro igual o Guedes, anunciando todo dia o mesmo dinheiro e não entregando. Tem que salvar a vida do povo. A economia a gente conserta depois.”