CNN diz que Osmar Terra e Onyx debatem a saída de Mandetta

A CNN Brasil afirma que teve acesso a uma conversa entre o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), e o deputado Osmar Terra (MDB) debatendo uma possível saída de Luiz Henrique Mandetta (DEM) do ministério da Saúde.

A emissora diz que ouviu a conversa após ter telefonado para Osmar Terra. O ex-ministro atendeu ao telefonema, nada falou e não desligou, o que teria possibilitado que o diálogo de pouco mais de 14 minutos fosse ouvido.

A CNN apresentou a conversa como segue: 

Osmar Terra defende a mudança da política do governo. “Tem que ter uma política que substitua a política de quarentena.”

Para ele, a política do atual ministério da Saúde “não está protegendo o grupo de risco” e que uma ideia é estabelecer uma política especial para os municípios onde há asilos.

Ambos fazem ainda projeções sobre número de mortos no Brasil pelo COVID-19. Onyx estima que deve chegar a 4 mil mortos. Terra acha que fica “entre 3 e 4 mil“. “Vai morrer menos gente de coronavírus do que da gripe sazonal.” Ele também cita São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza como os locais onde deve estar concentrada a restrição de circulação de pessoas.

Economia

Ambos começam, então, a falar mais especificamente de Mandetta.

Onyx: “Eu acho que esse contraponto que tu ta fazendo…”
Terra: “É complicado mexer no governo por que ele tá…”
Onyx: “Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo.”
Terra: “E ele (Mandetta) se acha.”
Onyx: “Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)…”
Terra: “O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro.”
Onyx: “Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira (de Bolsonaro)… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…”
Terra: “Você viu a fala dele depois?”
Onyx: “Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria.”
Terra: “Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser.”

Todos sabem que Osmar Terra é candidato a ministro da Saúde. Ele também é médico e defende a linha do presidente Bolsonaro.

Será que esse vazamento da conversa não foi proposital?

Com informações da CNN

LEIA TAMBÉM
Avião Russo traz 6 milhões de máscaras da China para o Brasil

Consórcio Nordeste aposta em máscaras caseiras para proteção contra o Coronavírus

Ciro diz que ‘Exército de pijama’ está comandando o Brasil