Brasil inaugura nova base na Antártida que teve início em 2012

Publicado em 14 janeiro, 2020
Compartilhe agora!

A nova estação brasileira na Antártida será inaugurada nesta terça-feira (14), em uma cerimônia que tem início previsto para as 17h no horário de Brasília.

O complexo de mais de 4,5 mil m² será entregue quase oito anos após o incêndio que destruiu a base anterior. Pesquisadores brasileiros estão há mais de três décadas no continente.

O ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes quis repassar a paternidade da nova base para o presidente Bolsonaro. Acontece que as obras tiveram início no governo da presidenta Dilma Roussef, oito anos atrás.

Confira:

LEIA TAMBÉM
PSDB e MBL ‘surtam’ com indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar

Lula comemora indicação de ‘Democracia em Vertigem’ ao Oscar

MPL faz 1º ato contra o aumento das passagens em São Paulo; na quinta 2º ato na Sé

A jornalista Sonia Bridi da Rede Globo lembrou Marcos Pontes que a obra estava praticamente pronta no início do governo Bolsonaro. Disse ela: “Ministro, quando Bolsonaro assumiu, em janeiro do ano passado, a estação estava nos retoques finais.”

Em uma reportagem de 2018, Bridi mostrou que a estação já estava em sua fase de acabamento e que a obra custou R$ 360 milhões de reais. Em fevereiro de 2012, um incêndio onde ficavam os geradores de energia havia destruído a base anterior, além de ter provocado a morte de dois militares.

Com informações da Revista Fórum.

Compartilhe agora!