Manifestantes protestam contra presidente da Fundação Palmares considerado racista


Ativistas do movimento negro e parlamentares fizeram um protesto na sede da Fundação Palmares nesta sexta-feira (29), em Brasília, contra seu novo presidente, Sérgio Nascimento de Camargo. Nomeado na última quarta-feira (27) para o cargo, Camargo pediu o fim do movimento negro e afirmou que a escravidão no Brasil foi “benéfica para os descendentes”.

“A Fundação Palmares foi criada para fomentar políticas culturais para a população negra e ele [Sergio Nascimento] chega a dizer que a escravidão foi benéfica para nós, negros. Imagine se uma pessoa dessa natureza pode dirigir a fundação Palmares”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

No protesto, os manifestantes entraram no prédio e ocuparam, simbólicamente, a antessala do gabinete da presidência e outros espaços do órgão. Entretanto, os ativistas deixaram o local sem serem recebidos pelo presidente, que, segundo funcionários do local, não estava no prédio.

LEIA TAMBÉM:

Presidente da Fundação Palmares nega racismo, critica Zumbi e pede fim do movimento negro

PSOL quer barrar nomeação de presidente da Fundação Palmares que nega racismo

Economia

Em homenagem a Marighella, governo da Bahia sanciona ‘Dia de Combate à Tortura’

Sergio Nascimento foi indicado para o cargo pelo secretário de Cultura Roberto Alvim, um assumido militante da extrema-direita bolsonarista.