‘Bolsonaro tem que saber que o tempo da molecagem acabou’, diz Lula


O ex-presidente Lula concedeu entrevista, na quarta-feira (17), aos veículos Revista Fórum e Opera Mundi quando comentou a postura e a estratégia de governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para Lula, Bolsonaro precisa assumir de fato atitude de presidente, medir as palavras e governar para o povo. A íntegra da entrevista vai ao ar nesta quinta-feira (19) às 21h no canal da Fórum no Yuotube.

“Eu acho que ele faz muita bobagem. Eu não posso dar conselho, mas o Bolsonaro tem que saber o seguinte, o tempo da bobagem, da molecagem, acabou quando ele era deputado. Ele virou presidente. Se ele não acreditava que fosse ganhar, ele ganhou. Então, exercer o cargo de presidente da República é uma coisa muito séria, você tem que medir as palavras, tem que pensar. Obviamente você pode errar uma ou outra coisa, mas ele faz questão de errar em tudo”, afirmou Lula.

Ele ainda destacou a trágica política externa de Bolsonaro – que já criou crises com diversos países no mundo todo fazendo o Brasil um verdadeiro pária internacional. Soma-se a isso, a economia em frangalhos e o abandono do povo brasileiro.

“A política externa dele é um desastre, você não ouve nesse governo há quase 9 meses uma palavra chamada desenvolvimento, uma palavra chamada crescimento, distribuição de renda, aumento de salário. Só existe a palavra de controle de gastos, palavra de ajuste, e o ministro da Economia com uma loucura de juntar 1 trilhão. Do que vale juntar 1 trilhão se o povo está passando fome, se o povo está desempregado, se o povo está sem salário, sem condições onde morar, até dinheiro de pesquisa. Como a gente quer fazer uma guerra com a Venezuela se os nossos soldados não têm dinheiro para almoçar?”, disparou o ex-presidente.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro exige explicações de Moro, que pode ser demitido

Economia

Comissão entrega para Bachelet relatório sobre violações de direitos humanos no Brasil

Conversas de Lula ficaram fora dos autos para coibir vazamentos, diz juiz da Lava Jato

Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, Lula mostrou preocupação com a imagem do país e avalia que Bolsonaro foi eleito a partir de um sentimento de “negação da política”.

*Da Redação da Agência PT/Fórum