UNE e 186 entidades assinam manifesto contra o programa “Future-se”

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e mais 186 entidades estudantis entre Diretórios, Centros Acadêmicos e Uniões Estaduais de Estudantes, lançaram no sábado (3) um manifesto contra o programa “Future-se”, do ministério da falta de Educação de Bolsonaro.

O documento ressalta a importância da autonomia das universidades federais, assim como sua independência do setor privado.

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Para os estudantes, o programa vai na contramão dos anseios e necessidades da educação pública brasileira, diminuindo a responsabilidade do financiamento público e sem nenhuma consulta prévia à comunidade acadêmica.

“A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior”, aponta a nota.

Economia

Conforme o texto, a medida “também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade”. Confira o manifesto na íntegra:

Nota da União Nacional dos Estudantes (UNE), das Uniões Estaduais dos Estudante (UEEs) e dos diretórios centrais dos estudantes sobre o programa “Future-se”

A cada dia que passa tem ficado mais nítido para a população brasileira que o Governo Bolsonaro tem colocado a Educação no centro de seus ataques. Desde o início do ano nenhuma proposta concreta de política pública para o avanço da educação e a solução dos problemas nessa área foi proposto, pelo contrário, há uma perseguição ideológica, a disseminação de ódio e mentiras contra as universidades, institutos federais, escolas, professores e estudantes, e verbas foram cortadas, tanto do ensino superior quanto do básico.

Mas foi também, a partir do setor da educação, especialmente dos estudantes, que se levantaram as principais manifestações de oposição às medidas do governo e sobretudo em defesa da nossa educação, de mais investimentos, de maior cuidado com nossas instituições, e de um projeto educacional que possa garantir um futuro de desenvolvimento social a nossa nação com formação de qualidade, ciência e tecnologia para um país soberano.

É nesse cenário que recebemos com grande indignação e repudiamos a proposta do programa “Future-se” apresentado pelo Ministério da Educação no último dia 17 de Julho, estamos elaborando estudos mais apurados e detalhados acerca de todos os pontos desse projeto, mas inicialmente podemos destacar alguns motivos em geral que nos levam a essa posição:

1- O governo nem sequer dá respostas sobre o problema imediato das universidades e institutos federais e quer criar um programa para o futuro (qual futuro?). Ao apresentar esse projeto, o MEC pretende jogar para as universidades e institutos federais a responsabilidade de captação via setor privado, reduzindo as responsabilidades do financiamento público, em um momento que essas instituições sofreram um corte de 30% em seu orçamento e correm sérios riscos de terem suas atividades paralisadas no próximo semestre, além de diversas pesquisas que já estão paradas por falta de bolsas para que os estudantes continuem trabalhando.

2- O programa “Future-se” foi construído sem nenhum debate prévio com os setores que compõem a universidade: estudantes, professores, técnico-administrativos, reitores e pró-reitores. Fala-se em discussões com especialistas e empresários, mas em nenhum lugar se explícita quem são. Isso demonstra a que interesses servem a implementação desse projeto, certamente não são os da educação e do povo brasileiro. A criação da consulta virtual é, portanto, uma mera formalidade para apresentar um caráter democrático, mas que é notoriamente uma ferramenta superficial e insuficiente para esse debate, inclusive porque não se explica como será a análise das opiniões coletadas.

3- Não há transparência no debate público do projeto. Na apresentação feita aos reitores, à imprensa e também no documento disponível para a consulta pública, faltam alguns elementos importantes que constam na minuta do projeto de lei do “Future-se” e outros que o próprio ministro só expôs depois através de entrevistas à imprensa, como por exemplo a possibilidade de contratação de professores sem concurso público e por regime da CLT.

4- Um dos principais elementos omitidos é referente às responsabilidades das Organizações Sociais. O que não fica claro nas apresentações do MEC e no documento do “Future-se” é como as OSs poderão exercer atividades fim nas universidades, como contratação de professores, e gestão nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e não só na gestão de serviços como energia, água, limpeza, etc. como se apontava inicialmente. Essa é a principal característica de uma verdadeira terceirização com rumo à privatização da universidade pública brasileira, pois cria uma verdadeira organização paralela dentro das instituições que atende a outros interesses, é o fim da autonomia universitária.

5- A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior. Isso também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade. O que pode reduzir as áreas de pesquisa, ensino e extensão somente àquelas que agradem mais aos mercados que tenham interesse em financiar determinadas universidades.

6- É o fim da expansão das universidades e pode significar o desaparecimento das federais no interior. Justamente porque uma dependência do setor privado irá forçar a concentração dessas instituições próximas dos grandes centros industriais e financeiros, criando inclusive grandes distorções regionais.

Por fim, entendemos que esse projeto se apresenta com uma máscara de muitas complexidades, entupida de conceitos empresariais, mas vazio de qualquer citação à projetos pedagógicos, categorias científicas e outros elementos fundamentais para uma universidade forte e que sirva ao povo brasileiro. Mas primeiro, por ignorância, repete uma série de atividades que já existem nessas instituições, como os reitores tem insistido, e em segundo propõe descaradamente, embora o ministério tente esconder, um projeto liberal e privatizante para a universidade brasileira, que inverte a lógica que seguimos em toda história da educação brasileira e que tem feito, com investimento público, das nossas universidades federais as melhores do país, responsáveis por grande parte da pesquisa brasileira e referências no mundo todo.

Seguiremos exigindo a devolução imediata das verbas da nossa educação e em defesa da universidade pública e gratuita, com garantia do tripé do ensino, pesquisa e extensão e que tenha um profundo enraizamento com a sociedade na garantia de melhorias para o nosso povo e a soberania do nosso país.

Assinam a nota:

UEB- UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHIA
UEE-SP
UEP- União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pintor
UEE – RJ
UCE
UEE LIVRE RS
UPE
UEE – AM
UEE – MG
UEE livre Maranhão
DCE LIVRE DA USP
Diretório Central das e dos Estudantes Livre Carlos Marighella – UESC
DCE UNIJUI Santa Rosa
DCE UFRN
DCE UFOB
DCE UFBA
DCE UFF
Dce UFMT/Rondonópolis
DCE UFOP
DCE UNESPAR
DCE UNICAP
CEU IFRS Viamão
CEU IFRS Rio Grande
DCE IFRS Bento Gonçalves
DCE IFRS Caxias do Sul
DCE IFRS Feliz
DCE IFRS Rolante
DCE UFPel
CEC Unipampa Alegrete
DCE Feevale
DCE UCS
DCE Unicruz
DCE Ulbra
DCE IFRS Porto Alegre
DCE SOPECE
DCE Uninabuco Paulista
DCE Faculdade Nova Roma
DCE UNIRIO
DCE UNIMONTES
CAHIS UFPEL
DCE UNIP
DCE Livre UNINOVE
DCE FMU FIAM FAAM – Dina do Araguaia
DCE MACKENZIE
CES (Centro dos Estudantes de Santos e Região)
DCE UNIITALO
DCE UNICID
DCE Livre da USP – Honestino Guimarães
DCE FATEC
DCE UFABC
DCE UNIFESP
DCE UNISO – Alexandre Vanuchi Leme
DCE UNITAU
DA CASPER LIBERO – Vladmir Herzog
DA FDSBC
DCE ANHANGUERA Campinas & Região
DCE UNICAMP
DCE UESPI
DCE UFRJ
DCE UFPI
DCE UFGD
Diretório Central dos estudantes da UFRPE – Odjas Carvalho de Souza
Diretório Central dos estudantes da UPE- Prof Paulo Freire
DCE UFPA
DCE UFOPA
DCE UFRA
DCE UNIFESSPA
DCE UEPA
DCE UNAMA
DCE UFMA
DCE UEMA
DCE Estácio
DCE UFAC
DCE UFMT/SINOP
DCE UFMT/VARZEA GRANDE
DCE UNIFOR
DCE UFC
DCE Estacio CE
DCE UFOP
DCE UFU
DCE UFJF
DCE UFMG
DCE UFRPE
DCE UPE
DCE Facig
DCE Estácio Recife
DCE Famasul
DCE Unicap
Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) campus Grande Florianópolis
Diretório Central dos Estudantes da Universidade federal da Fronteira sul
DCE Fabeja
DCE Facho
DCE Fafire
DCE UFERSA
DCE UFES
DCE da Unilab-Ce
DCE José Montenegro de Lima-IFCE
DCE Centec- Quixeramobim
DCE Ciswal Santos – Fatec Cariri
DCE da Faculdade de Juazeiro do Norte
DCE IFRS Osório
DCE UniCruz
DCE ULBRA RS
DCE Ideau Caxias do Sul
DCE UFRN
DCE UFPI
DCE UFABC
DCE IFPI
DCE UFFS Erechim
DCE UFRGS
DCE UFG
Centro Academico de Letras – Francês UFAM
Centro Acadêmico da Escola de Comunicação UFRJ (CAECO)
DCE UFPR
DCE UNIFACS
CA de engenharia ambiental e sanitária do IFCE – Maracanaú
CA de engenharia de controle e automação do IFCE – Maracanaú
Centro Acadêmico Luísa Mahin – Pedagogia UFF/Angra
Centro Acadêmico Manoel Moraes – Políticas Públicas UFF/Angra
Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades- Unilab/Ce
Centro Acadêmico de Letras da Unilab/Ce
Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica do IFBA – Jequié
DCE UESB – Jequié
Centro Acadêmico de Letras Pedro Rodrigues Salgueiro – IFCE Campus Umirim
Centro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos-Fatec Cariri
Centro acadêmico Batista Neto – Ciências sociais – UFC
DCE FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte
Centro Acadêmico Nilo Peçanha – Gestão Pública IFSP
Centro Acadêmico Centro Acadêmico de História Maurício Manoel de Albuquerque (CAMMA/UFRJ)
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Heloísa Manzano UFT – Porto Nacional
Centro Acadêmico Cândido de Oliveira – (FND/UFRJ)
Centro Acadêmico de Gestão de Turismo- DE TODAS AS VOZES- IFCE CAMPUS CANINDÉ.
DCE UPF
Diretório Acadêmico América Latina Livre IFCH UPF
Diretório Acadêmico Santo Agostinho Faculdade de Educação UPF
Centro Acadêmico de História Assentamento 10 de Abril – Universidade Regional do Cariri
DCE UFV
Centro Acadêmico de Pedagogia UPE – Campus Garanhuns
Centro Acadêmico de Psicologia UPE – Campus Garanhuns
Centro acadêmico de História, CAHIS UFPI, Teresina.
CACOS Vladimir Herzog – UEPB
Centro acadêmico de Ciências Sociais UFPI
CAXIM|UFG
DCE UFRJ
CAFIL UFCG
CA de Pedagogia UFCG
CA de Nutrição UFCG Cuité
DCE UFMT Cuiabá
CA de Ciência e Tecnologia da UFBA
DA de História da UNEB Campus IV (Jacobina)
Diretório Acadêmico Carlos Gomes – Faculdade de Artes e Comunicação UPF
Diretório Acadêmico de Física da UNICAP – Padre Machado
Diretório Acadêmico de História da UNICAP – Maria da Glória Dias Medeiros
DAFA UFRGS
CA Xico Sá de Jornalismo UFCA
CA de Matemática UFCG
Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED/UFPI
Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto – CALTNe/UFPI
Centro Acadêmico de Moda, Design e Estilismo, CAMDE/UFPI
Centro Acadêmico de Enfermagem, CAENF/UFPI
Centro Acadêmico de Biologia, CABIO/UFPI
Diretório Acadêmico de História Tamires Suriel (DAHIS UFRRJ – Seropédica)
Diretório Acadêmico de Geografia (DAGEO- UFPE)
DCE UNISUAM
Federação do Movimento Estudantil de História – FEMEH
Centro Acadêmico Cromwell de Carvalho (CACC), Direito/UFPI
Centro Acadêmico de Física – CAFIS/UFPI
Centro acadêmico de História, CAHIS UFMG
DCE Unisãomiguel
Centro acadêmico de educação física, CAEF/UFPI.
DCE CEFET/RJ
CA de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais CALEA CEFET/RJ
CAEng CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu
Centro Acadêmico de Turismo – CAT CEFET/RJ Campus Petrópolis
Centro Acadêmico Afonso Ricardo Vaz – Física CAARV CEFET/RJ Campus Petrópolis
CA de Gestão de Turismo – CATur CEFET/RJ Campus Nova Friburgo
CA de Fisica – CAFIS CEFET/RJ Campus Nova Friburgo
Centro Acadêmico de Pedagogia – UFPA
Centro Acadêmico de Educação do Campo, CA – LEDOC/UFPI.
DCE UEZO
Centro acadêmico de farmácia – GALENOS DO OESTE/UEZO
CAHIS USP
CAHIS UEPA CAMPUS XI
Centro acadêmico de Engenharia Florestal, CAEF UFPI/CPCE, Bom Jesus-PI.
DCE Luis Travassos – UFSC
Centro Acadêmico de Arqueologia – CAARQ/UFPI
Diretório Acadêmico das Licenciaturas do IFSP – DALC
Centro Acadêmico de História- CAHIS UFF
Centro Acadêmico de História (CAHIS) – UFF NITERÓI
Cahis Unimontes – MG

As informações são do Portal Vermelho.