Por Esmael Morais

PT alerta sobre manobras para adiamento das eleições municipais de 2020

Publicado em 07/06/2019

A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) alerta a população para articulações de segmentos do Congresso, do governo bolsonarista e de integrantes do Poder Judiciário que pretendem adiar as eleições municipais de 2020, prorrogando por mais dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.  Em nota, distribuida na tarde desta sexta-feira (7), o PT rechaça “qualquer forma de prorrogação de mandato”

“O Partido dos Trabalhadores tem posição firmada, histórica e conceitualmente, contra toda e qualquer forma de prorrogação de mandato”, afirma um trecho do documento.
Confira a integra da nota:
O PT e as eleições municipais

O Partido dos Trabalhadores tem posição firmada, histórica e conceitualmente, contra toda e qualquer forma de prorrogação de mandato. O voto da população tem que ser respeitado SEMPRE e a prorrogação é uma afronta à soberania popular.

O PT tem entre as suas tarefas centrais a defesa da realização das eleições municipais de 2020. O Partido é contra toda e qualquer manobra de adiamento. Não há nenhuma razão para isso e quem consente com essas manobras acaba atuando em causa própria e contra as causas do povo. Quem deve temer o voto do povo é quem corta os direitos e esvazia a esperança de uma vida melhor.

Cabe a nós lutar na direção contrária, convencendo a necessidade de participação, mostrando que a abstenção e a anulação do voto favorecem a direita e aos mais ricos, ligando voto à conquista de uma vida digna.

Nas próximas eleições – e desde já, na sua preparação – devemos buscar o diálogo popular para compreender os problemas dos municípios em meio à estagnação econômica, ao desemprego, à perda do mais médicos e dos cortes na educação, no saneamento, no MCMV. A vida do povo piorou muito, não tem perspectiva de melhora e devemos – também nas eleições – discutir as razões que levaram a essa situação.

Devemos buscar, junto com o povo, as respostas políticas para os grandes problemas dos municípios. Desde os pequenos municípios até às regiões metropolitanas, as eleições oferecem um cenário para apresentarmos propostas e nossas candidaturas, retomar nossos laços com o povo pobre, a juventude, as mulheres, negros e negras, a população LGBT.

Estamos trabalhando na Direção Nacional do PT para apoiar nossas campanhas nas eleições municipais. Vamos contribuir com os programas municipais com base na democracia, planejamento, gestão participativa e na boa experiência dos programas sociais para beneficiar a grande maioria. Vamos ajudar na construção de redes de comunicação capazes de mobilizar nossa militância e simpatizantes. Vamos aprofundar o diálogo com partidos e movimentos sociais que junto com o PT tem defendido a democracia. O PT tem muito a fazer para se preparar e conquistar avanços e vitórias nas próximas eleições municipais!

Brasília, 07 de junho de 2019

Gleisi Hoffmann – presidenta nacional do PT

José Guimarães – secretário nacional de Assuntos Institucionais