Itália barra abertura de universidade da extrema-direita de Steve Bannon


Steve Bannon já não vai abrir a sua “universidade internacional” para propagar o pensamento da extrema-direita na Cartuxa de Trisulti, mosteiro beneditino na Vila de Collepardo, a cerca de 100 km de Roma. O ministro italiano dos Bens e Atividades Culturais, Alberto Bonisoli, deliberou que a concessão do uso do mosteiro consagrado em 1211 seja travado, por se ter constatado que houve irregularidades no processo.

Após interpelações parlamentares, abaixo-assinados de cidadãos e manifestações de rua, o processo de concessão da cartuxa à Associação Dignitatis Humanae Institute – na prática, o “braço italiano” de Steve Bannon, e do reacionário cardeal norte-americano Raymond Leo Burke, que se tem destacado como oposição católica conservadora ao Papa Francisco.

O Ministério anuncia, em comunicado, ter iniciado os procedimentos para revogar a concessão da gestão do mosteiro pela associação, por terem sido descobertas inúmeras irregularidades.

O projeto da universidade da universidade internacional da extrema-direita de Bannon sofre um revés temporário.

Entre outros problemas, descobriu-se que a associação não tinha feito o reconhecimento da personalidade jurídica, nem tinha provas de experiência na valorização do património cultural, relata o La Repubblica.

A associação Dignitatis Humanae Institute tinha garantido a concessão do mosteiro, que é um monumento nacional desde 1879, num edital público lançado em 2016, com o qual o Estado italiano abriu alguns períodos para a gestão privada do espaço, tentando garantir a sua sobrevivência, explica o jornal La Stampa.

Economia

*Com informações de Agências/Público (POR)