Militares e ‘olavistas’ duelam pelo controle da Secom e Apex


Nos últimos dias, uma nova e acirrada disputa eclodiu nos bastidores do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Trata-se do duelo entre o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto Santos Cruz, e o autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho pelo controle da Secom (Secretaria da Comunicação) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Nos últimos dias, uma acirrada troca de farpas entre o escritor Olavo de Carvalho e o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, escancarou a queda de braço sobre os rumos da comunicação do Planalto. O embate com o grupo de Olavo também ocorre no Ministério da Educação, onde o titular da pasta, Ricardo Vélez Rodríguez, está por um fio, e na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

O presidente da Apex, Mário Vilalva, tem apoio dos militares do governo e está em confronto com diretores próximos do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, homem da confiança de Olavo.

Olavo de Carvalho, “guru” ideológico da família Bolsonaro e da extrema-direita no governo, tenta ampliar o controle de cargos e recursos em ministérios e órgãos federais. Agora, por exemplo, quer a rápida substituição de Floriano Amorim, atual chefe da Secom, pelo empresário Fábio Wajngarten, que acompanhou Bolsonaro na viagem a Israel.

O vice-presidente e general da reserva, Hamilton Mourão, tem sido um dos alvos preferidos de Olavo de Carvalho e de seus seguidores nas redes sociais e sites da extrema-direita.

*Com informações de O Estado de São Paulo 

Economia