Por Esmael Morais

Lula livre nesta terça; acompanhe ao vivo

Publicado em 23/04/2019

TRF4 publica acórdão do julgamento de Lula, mas defesa ainda será intimadaHá consenso nos tribunais superiores de que não há mais motivos para manter o ex-presidente Lula como preso político da lava jato.

Daqui a pouco, por volta das 14h, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) examinará agravo regimental apresentado pela defesa do petista que pede revisão da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

LEIA TAMBÉM
Requião: Lula poderá ser solto dia 23

Os advogados de Lula apresentaram à corte fatos supervenientes no caso do tríplex do Guarujá (SP) que ensejaram sua prisão há mais de 1 ano. A saber: 1- o fato de a Petrobras reconhecer que não é vítima de corrupção nos EUA; 2- executivos da OAS combinaram delação contra Lula mediante pagamento milionários; e 3- o STF entendeu recentemente que crimes comuns com conexão com os crimes eleitorais são de competência exclusiva da Justiça Eleitoral, qual seja, a lava jato não teria competência para condená-lo e prendê-lo.

Além desse fatos novos acima, a defesa do ex-presidente Lula aponta “crime impossível” em virtude da inexistência de vantagem indevida recebida da OAS.

A defesa pede, entre outras coisas, a anulação ou reforma do acórdão condenatório do TRF4, com o reconhecimento das nulidades processuais, ou a absolvição de Lula por injusta condenação. De forma subsidiária, pede o redimensionamento da pena do ex-presidente, com a sua fixação no mínimo legal.

O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo a sessão da Quinta Turma da STJ a partir das 14h.