Confira onde é feriado da Consciência Negra; em Curitiba, não!


O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, será feriado em sete estados e em mais de mil cidades do país. A data é uma referência ao líder negro do último quilombo do período colonial, um território livre da escravidão, que era localizado no atual estado de Alagoas. Em Curitiba, na contramão da História, a data que simboliza também a luta contra o racismo, não é um feriado institucional.

Atualmente, seis estados aprovaram leis estaduais que regulamentam o feriado de 20 de novembro, são eles: Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão. Em São Paulo, 106 cidades determinam a data como feriado, incluindo a capital paulista.

No Paraná, apesar dos esforços de ativistas, entidades e parlamentares para aprovação de uma Lei Estadual para tornar feriado o Dia da Consciência Negra, as forças conservadoras, em especial o empresariado, têm impedido a iniciativa.

A data foi incluída no calendário oficial do país apenas em 2011, quando a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não instituiu o feriado nacional porque o Congresso Nacional não legislou sobre o tema. Para aprovar o feriado, cada estado ou cidade brasileira tinha de aprovar uma lei regulamentando a data.