Petição online por retratação da TV Cultura com Manuela já ultrapassou 30 mil assinaturas

Na última segunda-feira (25) no programa de entrevistas Roda Viva da TV Cultura, a candidata à presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, foi alvo de sucessivas e inadequadas interrupções dos entrevistadores, entre os quais dois integrantes das campanhas de Bolsonaro e Marina Silva. Além disso, a bancada de entrevistadores e o mediador primaram pela utilização de velhos e surrados bordões anticomunistas. O que motivou uma onda de protestos e solidariedade à candidata nas redes sociais e pronunciamentos de políticos, artistas e intelectuais. Uma petição online foi organizada e já reuniu mais de 33 mil assinaturas até a noite desta quarta-feira (27).

Os pré-candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ciro Gomes (PDT) manifestaram solidariedade a Manuela. “O que está acontecendo com a TV Cultura?”, questionou a jornalista e apresentador Astrid Fontenelle. “O tradicional programa Roda Viva deu ontem uma aula de machismo contra a candidata Manuela D´Ávila”, completou.

A filósofa e escritora Marcia Tiburi afirmou que Manuela “é linda, preparada, inteligentíssima, simpática, tudo o que há de bom, ou seja, insuportável para os tradicionais donos do poder e seus lacaios”.

A atriz Patrícia Pillar também divulgou em sua rede social o abaixo-assinado com pedido de retração.

Segundo levantamento, Manuela foi interrompida oito vezes mais que outro pré-candidato entrevistado pelo mesmo programa, deixando claro que não estavam interessados em ouvir Manuela.

Economia

Diante disso, um grupo de mulheres criou um abaixo-assinado pedindo retratação da emissora. “Repudiamos a postura desrespeitosa e machista com que a pré-candidata Manuela D’Ávila foi tratada no programa Roda Viva na TV Cultura. Exigimos que a emissora cumpra seu papel de veículo público de comunicação dando espaço para que a a pré-candidata exponha de fato suas propostas, marcando uma nova data para um debate real e qualificado, já que ficou impossível no programa”, afirma o texto da petição.

*Com informações do Portal Vermelho