Manifesto para indicar Lula ao Prêmio Nobel passa de 256 mil adesões

A petição para que o ex-presidente Lula seja indicado ao Prêmio Nobel da Paz deste ano ultrapassou 256 mil assinaturas nesta sexta-feira (11). Criada pelo ativista de direitos humanos Adolfo Perez Esquivel, a petição pede que as políticas sociais criadas pelo ex-presidente Lula para combater a fome e a miséria sejam reconhecidas com a premiação. Personalidades, intelectuais e parlamentares de diversas partes do mundo engrossaram a campanha.

Esta semana, o ex-secretário Geral da Anistia Internacional, o senegalês Pierre Sané, que foi membro fundador da Pan-African Foundation PANAF, uma ONG internacional que promove a unificação africana, assinou o manifesto.

Já haviam aderido à campanha, Rigoberta Menchú, indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia, agraciada com o Nobel da Paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o egípcio Mohamed ElBaradei, que em 2005 recebeu o Prêmio Nobel da Paz em nome da Agência Internacional de Agência Atômica; e personalidades americanas como a ativista Angela Davis e o ator Danny Glover; o filósofo e ativista Noam Chomsky e sua esposa, Valeria Chomsky; além de parlamentares brasileiros e europeus.

A petição foi lançada em abril e angariou mais de 100 mil assinaturas só nas primeiras cinco horas. A meta é de 300 mil adesões. Esquivel pretende entregar o abaixo assinado ao comitê norueguês do Nobel da Paz em setembro deste ano.

Deixe um comentário