Há 3 anos, Servidores rechaçavam projeto de Richa para o confisco da previdência

No dia 02 de abril de 2015, os servidores públicos estaduais rechaçavam uma segunda proposta do governador Beto Richa (PSDB) para confiscar a sua previdência. Naquele momento estava sendo agendada uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o tema que seria no dia 08 de abril. O segundo projeto chegaria a Alep só no dia 06 daquele mês.

No mês de fevereiro daquele mesmo ano, um projeto semelhante foi apresentado pelo governador. Para impedir a votação, os servidores ocuparam a Alep em 12 de fevereiro, aplicando uma dura derrota em Richa e nos deputados governistas. Na segunda tentativa, o governo tomaria as “precauções” para votar a medida de qualquer maneira. O resultado todos lembram, foi o massacre de 29 de abril.

Mas no comecinho do mês a situação ainda era incerta e os sindicatos dos servidores reunidos no Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), ainda iria se mobilizar para tentar evitar o confisco. Nas semanas seguintes as categorias do funcionalismo puxadas pelos educadores entrariam em greve uma após a outra, tudo para tentar evitar o fim das aposentadorias.

Vamos reviver os acontecimentos daquele abril fatídico em que a violência do governo falou mais alto e transformou a Praça Nossa Senhora de Salete num grande lago de sangue e gás lacrimogênio. Para que nunca se repita.