Reitor da UFPR lança livro nesta terça-feira sobre a Greve Geral de 1917 em Curitiba

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, em parceria com o também professor Maurício Galeb, lança nesta terça-feira (19), às 18h30, a segunda edição do livro sobre A Greve Geral de 1917 em Curitiba.

O livro A Greve Geral de 1917 em Curitiba é parte da coleção A Capital, da Factum Editora.

A obra reconstitui os acontecimentos de julho de 1917, quando trabalhadores de Curitiba aderiram ao movimento iniciado em São Paulo no mês anterior. Num cenário de alta de preços que minava o poder aquisitivo dos trabalhadores, a lista de reivindicações incluía redução da jornada de trabalho, pontualidade no pagamento e assistência médico-hospitalar, entre outras.

A paralisação – decidida durante um comício na Praça Tiradentes – durou seis dias e, de acordo com o livro, foi um dos eventos mais significativos do processo de conquistas dos direitos trabalhistas e previdenciários.

Serviço:
Lançamento do 15° volume da coleção
A Capital – A Greve Geral de 1917 em Curitiba
Data: terça-feira, dia 19 de dezembro, às 18h30
Local: Círculo de Estudos Bandeirantes – Rua XV de Novembro, 1050 (prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade).

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Na inobservância dos empregadores (patrões) daquela época 1917 a greve geral onde em Santo André divisa com a capital de São Paulo (Largo da Batata) ouve adesão de mais de 70% dos trabalhadores onde foram mortos 235 trabalhadores, será que estamos caminhando no momento atual para uma situação idêntica porque os (patrões) em vez de continuar na ampliação dos direitos tenta furiosamente retroagir retirando os direitos conquistados ao longo dos anos. Oxalá Deus de entendimento aos (empresários-patrões) para acompanhar e aplicar os moldes trabalhistas dos países “Europeus” onde os direitos são bem mais amplos dos Brasileiros.

  2. Que maravilha!! Bem atual!!! Vou comprar! Esmael, obrigada!