Em acordão, Cunha renuncia à Câmara para ficar com mandato e mandar em Temer

cunha_temerO deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB) renunciou à presidência da Câmara nesta quinta (7).

No entanto, Cunha ainda lutará pelo mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O colegiado é presidido por seu parceiro Osmar Serrarglio (PMDB-PR).

A renúncia à presidência da Câmara é parte da estratégica alinhavada junto com seu parceiro de golpe Michel Temer (PMDB), com quem Cunha esteve reunido em segredo há duas semanas.

O presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA), aliado do antecessor, deverá declarar vacância no cargo e convocar nova eleição para a Câmara.

Eduardo Cunha é réu em ações no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e propina na Petrobras (Operação Lava Jato). O parlamentar afastado também é acusado de manter contas secretas na Suíça.

Enfim, houve um grande acordão para tentar salvar Cunha da cassação em plenário.

Abaixo, leia a íntegra da carta de renúncia de Eduardo Cunha:

Excelentíssimo Senhor Deputado Waldir Maranhão,
Vice-Presidente da Câmara dos Deputados,

Cumprimentando-o cordialmente, comunico à Vossa Excelência a decisão que tomei em renunciar ao cargo de Presidente da Câmara dos Deputados. Essa decisão é irrevogável e irretratável.

Ao completar 17 dos 24 meses do meu mandato de Presidente, 2 meses de afastamento do cargo e, ainda, estando no período de recesso forense do Supremo Tribunal Federal – onde não existe qualquer previsão de apreciação de recurso contra meu afastamento –, resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores.

É público e notório que a Casa está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra, que não condiz com o que o País espera de um novo tempo após o afastamento da Presidente da República. Somente minha renúncia poderá por fim a essa instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente.

No período de efetivo exercício do mandato, pude conduzir a Câmara de forma proposta na minha campanha, com protagonismo e independência, votando todas as pautas do governo, mas trazendo a debate também as pautas da sociedade e a pauta dos seus representantes – que são Deputados. Reforma política, terceirização de mão de obra, redução da maioridade penal, “PEC da Bengala”, estatuto do deficiente, pautas da segurança pública, correção do FGTS, foram alguns dos importantes temas votados na minha gestão.

Mas, sem dúvida alguma, a autorização para abertura do processo de impeachment de um governo que, além de ter praticado crime de responsabilidade, era inoperante e envolvido com práticas irregulares, foi o marco da minha gestão, que muito me orgulha e que jamais será esquecido.

Sofri e sofro muitas perseguições em função das pautas adotadas. Estou pagando um alto preço por ter dado início ao impeachment. Não tenho dúvidas, inclusive, de que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo de impeachment da Presidente afastada, tanto é que meu pedido de afastamento foi protocolado pelo PGR em 16/12/2015, logo após a minha decisão de abertura do processo.

E o pedido de afastamento só foi apreciado em 5/5/2016, em uma decisão considerada excepcional e sem qualquer previsão constitucional, poucos dias depois da decisão desta Casa por 367 votos autorizando a abertura do processo por crime de responsabilidade.

Em decorrência dessas minhas posições, venho sofrendo também uma representação por quebra de decoro parlamentar por supostamente ter mentido a uma CPI, aberta por mim como Presidente e na qual compareci espontaneamente para prestar esclarecimentos. Continuarei a defender minha inocência de que falei a verdade.

A par disso, sofro de seletividade do órgão acusador que atua com relação a mim diferentemente do que com outros investigados com o mesmo foro. Após a decisão da Câmara de instaurar o processo de impeachment em 17/04/2016, seis novos inquéritos foram abertos contra mim e duas novas denúncias foram apresentadas, sendo que muitos desses eventos se davam sempre às vésperas de deliberações no Conselho de Ética.

Quero reiterar que comprovarei minha inocência nesses inquéritos, confiando na Justiça do meu país. Reafirmo que não recebi qualquer vantagem indevida de quem quer que seja.

Quero agradecer a DEUS pela oportunidade de presidir a Câmara dos Deputados do meu país. Quero agradecer ao meu partido e a todos os Deputados que me elegeram em primeiro turno em fevereiro de 2015. Quero agradecer a todos que me apoiaram e me apoiam no meio dessa perseguição e vingança de que sou vítima. Quero agradecer especialmente a minha família, de quem os meus algozes não tiveram o mínimo respeito, atacando de forma covarde, especialmente a minha mulher e a minha filha mais velha.

Usam minha família de forma cruel e desumana visando me atingir. Tenho a consciência tranquila não só da minha inocência bem como de ter contribuído para que o meu país se tornasse melhor e se livrasse do criminoso governo do PT.

A história fará Justiça ao ato de coragem que teve a Câmara dos Deputados sob o meu comando de abrir o processo de impeachment que culminou com o afastamento da presidente, retirando o País do caos instaurado pela criminosa e desastrada gestão que tanto ódio provocou na sociedade brasileira, deixando como legado o saldo de 13 milhões de desempregados e o total descontrole das contas públicas.

Que este meu gesto sirva para repor o caminho que a Câmara dos Deputados estava trilhando na minha gestão, de protagonismo, de independência, de austeridade no controle dos gastos públicos e de coragem para enfrentamento das pautas da sociedade. Acima de tudo, espero que este meu ato ajude a restaurar o nosso País após o processo de impeachment.

Desejo sucesso ao Presidente Michel Temer e ao futuro Presidente da Câmara dos Deputados. Que DEUS abençoe esta nação.

Peço a leitura deste expediente em sessão plenária.

Brasília, 07 de julho de 2016.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A direita admite mais uma vez que o problema nunca foi a corrupção, apenas a usaram como subterfúgio para o golpe de estado, são testa de ferro das corporações internacionais. A direita que aproveite pra vender tudo o que puder nessa nova era de privataria, pois em 2018 tomarão outra surra nas urnas.

  2. REPORTAGEM MAIS IDIOTA QUE JA VI, VAI TE CATAR OTÁRIO

  3. Agora lascou de vez para a esquerda….. com a renuncia de Cunha novas eleições para presidência da casa assim sendo perdem a boquinha com o vendido do Maranhão. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Tal qual a hiena, o amigo está rindo mas não sabe o porquê. O PT não tem nenhuma boquinha na Câmara. O PT disputou contra a chapa Cunha/Temer na eleição da Câmara e perdeu a eleição. Teria algum cargo se tivesse feito acordo com a quadrilha Cunha/Temer. Quem vai se compor com a quadrilha Cunha/Temer, que vai continuar mandando na Câmara, é os éticos do PSDB, DEM e PPS.

      • Uma das maiores derrotas, a que mais contribuiu para a derrocada do PT, foi a eleição de Cunha para a Residencia da Câmara. Perder uma nova eleição na Câmara é o inicio das CPI’s contra a bandidagem do PT. CPI da UNE, dos Movimentos Sociais, do BNDS e muitas outras! Se queixas dos demais partidos?
        Pelo poder o “ético” PT já se aliou ao “golpista” PMDB e hoje busca alianças com o DEM para presidir a Câmara. Campão, procure se informar antes de falar merda, hienas são animais astutos se comparados a aqueles que defendem o PT, se bem que em comparação a militante petista quelaquer ser vivo é mais ético e inteligente.

        • Aliás Campão, mais um informe que confirma minha tese que PT/PMDB/PSDB fazem parte da mesma quadrilha mas de facções criminosas diferentes:

          Ilimar Franco, de O Globo, disse que o PSDB se juntou ao PT, à Rede e ao PSOL para impedir a vitória de Rogério Rosso à presidência da Câmara.

          Esse é o futuro?

          http://www.oantagonista.com/posts/psdb-e-pt-juntos

          Chuuuuuuuuupa Campão”

  4. Defender??? Quem??? Quem se salva??
    Estamos sendo hoje ingovernados por bandidos fantasiados com ternos e roupas de grifes. Defender umm sequer, seria provar que estamos sofrendo de insanidade mental. Como enxergar algo que valha a pena em meio a essse sepulcuro podre

  5. acordão descarado entre dois bandidos temer e cunha

  6. Herói do apartidário kkkkk , cuidado senhor apartidário.

  7. Capacidade para o bem, vergonha ver um comentário deste tipo ladrão tem que por na cadeia junto com a corja do PMDB , tentar salvar um ladrão sociedade hipócrita.

  8. Concordo c/quebra queixo;cunha nosso herói,nosso malvado favorito rsrsrsr!!!

  9. Uma coisa ele fez pelo bem do Brasil, aceitou o processo de impeachment da Dilma, deu a celeridade merecida para a tramitacao, votação, aprovação na Câmara e ingresso no Senado. Embora não tenha feito mais que a obrigação como presidente daquela casa de leis, eu e uma grande parte da sociedade somos lhe eternamente gratos. Só por isso já valeu sua passagem por lá. Se não fosse assim não nos livraria-mos da corja que estava roubando e destruindo o país. Embora canalha igual, obrigado Cunha.

    • Só com a renúncia do Cunha à presidência da Câmara, o Apartidário já está endoidando. Imagine quando o Cunha for cassado. O Apartidário vai cortar os pulsos! Esse Apartidário, no fundo, é igualzinho o seu guru: um comédia!

    • Apartidário: você está abraçando o capeta!
      E o Cunha dizendo que está sofrendo vingança por ter iniciado o impeachment da Dilma!! Eu achava que a oposição era minoria; como se explica, Cunha?

    • Kkkkkkkkkkkkkkk ele renúnciou foi porque o cerco estava apertadondo pro lado dele da família,enriquecendo as custa da política e do povo brasileiro.enquanto muitos lugares do Brasil o povo brasileiro vive na mais absoluta pobreza,sem escola digna para um bom aprendizado,sem saneamento básico,sem saúde, e sem nenhuma estrutura e passando fome como exemplo os moradores do vale do Jequitinhonha,que vive na absoluta miséria e sem esperança e sem ajuda de nenhum órgão público ou governo,e olha que nos brasileiros não precisamos nem citas os países da África e do Haiti.a África está aqui no nosso próprio país,eu se fosse político teria vergonha de representar o meu bairro,a minha cidade,meu estado e meu país e participar de tanta pilantragem,e roubalheira e sacagem com o povo brasileiro, e principalmente com os povo mais humilde.

  10. Capítulo 2 desta história escandalosa, tenebrosa e vergonhosa só pode ser a cassação definitiva do mandato deste deputado bandido! Invocar o nome de Deus? É este o tipo de evangélico que estraga o respeito. Por este motivo me chama de protestante, pois a palavra evangélico se tornou pejorativo. Apesar das provas do Banco Central da Suíça o homem continua negando, sem contar ainda com as delações que falam dos milhões recebidos em falcatruas. Que nojo!!

  11. Vai para casa e tenha o descanso merecido, bravo herói brasileiro que entrará para a história como o homem que iniciou o impeachment!!! Felicidades, Cunha!!!

    • Ignorante!

    • A liga da justiça, rs. Cunha borracha, estica o mandato, torce a verdade e dobra os que devem favores a ele. Super Temer possui grande força mas criptocunha pode enfraquecer e até destruí-lo. Sarnei o homem invisível,ops, sumiu. Renan o homem tocha, queimado até a próxima encarnação.

  12. Ficou tristinho, Apartidário? Leva ele pra casa e esconde seu guru do Moro que, a gente espera faz tempo, deve engaiolá-lo assim como sua mulher e filha. Tu também é pilantrão, hein mano? KKKKK

  13. Enquanto o Min Teoria descansa…o bandidão vai armando a arapuca pra voltar em grande estilo.
    Cunha é alma gêmea de Temer, os dois não vivem separados.
    E estão absolutamente seguros pelos guardiões do golpe, o STF.
    Já que os coxinhas declararam que são milhões de Cunha, ele não se abala, está seguro !
    Nem o Moro tem coragem pra prender a mulher e a filha, devidamente investigadas por sujeira.
    A justiça sabe que se prender Cunha, ela própria estará condenada.
    A rádio corredor diz isso todos os dias.
    O delinquente Cunha manda no país, e se abandonarem ele, a república cai!
    E o que mais choca, é ver o bandidão pedindo pra deus proteger o País.
    Com quem ele aprendeu essa hipocrisia?
    Com o Malafaia, Feliciano, etc…??
    Êita Paizinho de merd…

    • Verdade pura.

    • Vá embora com jean Williams. Faz o favor a nação petista ops, idoniedade né?

    • E para completar, para os descuidados e menos entendidos, AlibábáCunha manobrou de forma magistral para ser julgado pela segunda turma do STF, e não mais pelo plenário.
      Adivinhem quem preside a segunda turma…
      Ele mesmo, o amigão Coronel Diamantino Mendes.
      Aquele que gosta de mandar em jagunços, segundo o Joaquim Barbosa.
      Tudo calculado milimetricamente.
      Depois dizem que esse STF é uma casa séria.
      Quá quá quá.
      Entendeu agora o Frank, ou quer que desenhe.

  14. O Cunha é pilantrão, mais tambem ardiloso e esperto. Se usasse toda sua capacidade e competencia para o bem, seria o melhor deputado da câmara.