Em artigo, senadora Gleisi manda governador Beto Richa “trocar o disco”

gleisi_betoA senadora Gleisi Hoffmann, em artigo, afirmou neste sábado (14) que o governador Beto Richa (PSDB) precisa “trocar o disco” quando culpar terceiros pela sua incompetência administrativa.]

“Coragem e respeito são atributos fundamentais para quem pretende governar”, recomenda a parlamentar petista ao governador tucano.

“E mais, culpando o PT pelas manifestações, atribuindo-nos uma enorme capacidade de mobilização”, anota a senadora.

Abaixo, leia a íntegra do artigo de Gleisi Hoffmann:

Troque o disco, governador

Gleisi Hoffmann*

Durante boa parte de seu mandato, para justificar as mazelas de seu governo, como a falta de gasolina em carros da polícia e a falta de pagamento a fornecedores, o governador do Paraná falou incansavelmente que os problemas eram culpa do governo federal, que discriminava o estado. Na campanha, a cantilena foi reforçada.

O Paraná é um dos estados que recebe os maiores investimentos para rodovias junto ao Ministério dos Transportes, por exemplo. Também foi o que mais recebeu, proporcionalmente, moradias do Minha Casa, Minha Vida. Foi contemplado ainda com ônibus escolares, creches, escolas, maquinários e todos os empréstimos foram liberados. Se houve demora, cabe exclusivamente à  incompetência administrativa do governo estadual, que não conseguiu se adequar à  Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando mais do que arrecadava.

Agora, o governador volta ao disco arranhado: é por causa da crise nacional, do governos federal, que o Paraná precisa fazer ajustes. E mais, culpando o PT pelas manifestações, atribuindo-nos uma enorme capacidade de mobilização.

O PT apoia as manifestações, mas imputar a ele a realização das mesmas é desrespeitar a imensa maioria do funcionalismo público, que nem partido tem, e é esclarecido o suficiente para não se deixar manipular.

Como o Governador explica que o ICMS paranaense subiu 44% nos últimos anos, disparado o maior aumento de arrecadação entre todos os estados brasileiros? O problema é que a despesa, sem investimentos, aumentou 53% no mesmo período. Pelo que me consta não foi o governo federal que administrou o Paraná. Além disso, os empréstimos eram destinados a investimentos e repasse aos municípios e não a despesas de custeio.

Nem de longe as medidas do governo federal para retomar o crescimento da economia se assemelham ao que o governo quer fazer com os servidores no Paraná. As medidas foram apresentadas com tempo para discussão e debate na sociedade. Chegaram ao Congresso Nacional e foram submetidas a ampla discussão, já contando com proposição de centenas de emendas pelos parlamentares.

Assuma a responsabilidade e governe o Paraná defendendo o que pensa e o que fez até então, mas sobretudo respeite os que divergem da sua opinião. Coragem e respeito são atributos fundamentais para quem pretende governar.

*Gleisi Hoffmann, senadora da República (PT-PR).

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. já aconteceu no governo “collor” e desta vez novamente no governo beto richa…

  2. A reforma politica so vai ocorrer quando cada um de nos seguirmos nossas convicções em não votar em qualquer que seja, a exemplo de quem votou no beto e em todos os corruptos. Como acreditar em politico no Brasil. Muito dificil encontrar politico serio. A maioria quer garantir o seu, o povo que se ferre. Beto Richa devera prestar contas ao povo do Parana, onde foi parar o dinheiro….e o minimo

  3. Gostaria de salientar que neste momento extremamente complicado a que nós professores e funcionários estamos passando, como eu nunca havia vivenciado em tantos anos de magistério, todo apoio ao nosso favor é muito bem vindo. Achei muito coerente a colocação da Senadora quando diz que a imensa maioria do funcionalismo público, nem partido tem, e é esclarecido o suficiente para não se deixar manipular.

  4. Prezada Senadora
    Com todo respeito, meu voto foi do Requião, mas isso não diminui o fato de respeita-la por sua postura. Faço minhas suas palavras, todas elas. E mais, assumir o que fala não é papel apenas de bons políticos, mas de homem que presta. Se há poucos meses atrás ouvíamos nosso governador dizer que a educação seria mais uma vez prioridade em seu mandato, agora temos mais um 30 de agosto pra “comemorar”, que o Beto pode chamar de “seu”…

  5. Por favor, senadora, faça esse homem parar de torrar nosso dinheiro com propagandas enganosas e caríssimas na televisão. Alguém tem que puni-lo.

  6. Gostaria de ouvir oque o senador Alvaro Dias tem a dizer afinal de contas ele também representa o Paraná. fala Alvaro Dias… Fala você que já chamou o Beto Richa no passado de incompetente e ladrão, para depois em sua campanha de reeleição dizer que ele era bom. Fala Alvaro Dias porque vendendo uma boa imagem desse crápula você ajudou o Paraná chegar nessa situação…

  7. ATENÇÃO GLEISI E O RESTO DA PETEZADA! DEPOIS DA DESGRAÇA NA PETROBRÁS NÃO PODEM MAIS OPINAR! A LUTA É DOS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES PÚBLICOS! PORTANTO, BICO CALADO! TURMINHA SEM MORAL!

    • Nada disso, se a senadora não se pronunciasse muita gente iria dizer “e a Gleisi nem apareceu para apoiar os trabalhadores, logo ela que se diz ser do partido dos trabalhadores”. Tem que se pronunciar sim, foi eleita com voto dos paranaenses e tem o dever de ficar do lado do povo…

  8. Não errei no meu voto.
    Gleisy fala somente o óbvio ululante, como em sua carta acima.
    Como resposta à esse arremedo de governador que temos é boa, mas não a eleva ao grau de política de primeira linha.
    Está mesmo abaixo de qualquer mérito, sendo mesmo prova de sua característica insossa e vazia.
    No entanto, retrata a grande cagada realizada por Richa, o filho.
    Além desta, a escolha cuidadosa de incompetentes em profusão para com ele desgovernar o estado, foi outro fator de estrago das finanças do estado.
    E cada um que ele escolhia, trazia outro bando de incompetentes à reboque, que foram desmantelando os setores administrativos um a um.
    Assim, chegar ao ponto de planejar tirar de quem não tem quase nada foi um pulo, aconselhado por larápios importados e puxa- sacos de plantão, Richichicha mandou seu pacotaço para ser aprovado à força na AL.
    SIFU!

  9. Estava eu, em Ciudad del Este, assistindo TV a cabo e tomando minha cervejinha, já que ninguém é de ferro, e “passei” com o controle remoro, vai pra cima, vai pra baixo, pelo canal do estado e estava lá o “piá” tacando a culpa em todo mundo, menos nele que não administra nem a própria casa o que deve deixar com a primeira dama. Mas, continuando … ele disse que essas “medidas” estão sendo tomadas por outros estados, a exemplo São Paulo, (Tucano igual a ele e ruim demais), Minas (até então governado por tucano, ruim igual a ele, o tal de Anastasia – parceiro de aécim do pó – que está na propin da petrobrás mas é blindado pela mídia amiga) e Rio de Janeiro (as administrações cariocas se sucedem na ruindade, uma após outra, e na corrupção). Então a gente pode analisar o que seja essas administrações estaduais que arrebentam com o Estado, com a saúde, segurança, a educação. A direita não quer o estado protetor (constituição federal de 1988) e sim a não intervenção do estado, a regulação pelo tal de mercado (deles) e que você PAGUE por escola, educação e segurança. E sucateia o resto que pode. O Brasileiro acho que é o único país onde pobre vota na direita. E sofre… muito. Um dia aprendem. Tarde demais. Quando já venderam tudo. Foram + ou – 55 reais, Foz a Maringá, de pedágio, da direita. Uma excelente leitura, Gleisi, senadora eleita pelo povo do Paraná, com meu voto.

  10. nao acredito, a narizinho empinado tem coragem de falar? maxima incompetencia de quem já foi um dia esperança…o melhor que ela poderia fazer é calar-se, tipo ” cala a boca Magda!!” ou do tipo real : ” porque non te callas mujer??!!”

  11. Esclareço de início que não tenho partido especifico a defender, mas tenho a noção – muito bem definida – a respeito do que vem acontecendo em nosso estado e país. Seja qual for o partido que demonstre sua doutrina em favor do povo, dos trabalhadores, dos excluídos socialmente, dos espoliados, enfim, dos pobres, negros,gays e por aí vai, será alvo dos reacionários e fascitas que agem na contramão da história. O que aconteceu foi um levante contra a ditadura e imoralidade desse governo do Paraná que, cinicamente, quer roubar nossos direitos e proventos (além de querer deitar por terra nossa dignidade enquanto seres humanos e cidadãos). A Senadora foi muito feliz em seu artigo, pois expos tudo aquilo que muitos gostariam dizer olhando nos olhos do desgovernador (que nunca olhou no olho de ninguém). A educação é atacada não apenas por querer equilibrar as finanças, mas para por em andamento um projeto neoliberal que descaracteriza-a como espaço de formadora de opiniões. Já é de conhecimento de que esse projeto neoliberal – exposto durante as eleições por um oponente do atual desgovernador – que começaria por ataques contundentes, como está ocorrendo. Há outra intenção perigosíssima nesse sentido… Precisamos estar alertas…e estaremos, com certeza.

  12. Para justificar sua incompetência, o governo aponta culpados. É fácil colocar a culpa nos outros para se livrar das responsabilidades que lhe cabem. Governo incompetente, faz as suas atrocidades e quando o povo revida é chamado de baderneiros. Fora Beto Richa, o que você tinha de fazer de pior pelo Estado você já fez, quebrou, faliu o Estado e agora quer falir também o funcionalismo público. Não vamos aceitar. Abaixo a truculência!

  13. Não há como não concordar que o gov. Beto Richa deu um tiro no pé ao importar o secretário da Fazenda lá de São Paulo. E pior, assinar – acho que sem maiores cuidados, o pacote de medidas sabidamente elencados por ele. Dai, se classica como legítimo o movimento deflagrado pelo magistério, em defesa da garantia dos direitos adquiridos. Se o governo chama de privilégios a certos ítens, como o transporte quando em licença, deveria brecar também essa vergonha que chamam de auxílio moradia, e salários nababescos concedidos a cargos em comissão, como por exemplo, os da assessoria da vice-governadora.
    Mas, o oportunismo escancarado colhido pela senadora Gleisi, é tremenda cortina de fumaça que se abre para se desviar a atenção da suspeita que a envolve na participação do “racha” de ajuda para campanha e do assunto principal que escandaliza todo brasileiro sensato que se indigna a cada dia, com o surgimento de fedentinas no caso Lava Jato. Se atenha às coisas no plano nacional, dona Hoffmann. Dos nossos problemas paroquianos, cuidamos nós.

  14. Até hoje essa foi a maior tentativa de golpe na educação pública do Paraná.
    Os educadores e os servidores paranaenses não esquecerão!

  15. Queria saber por onde anda a cambada baba ovo do patrão playboy ninguém sabe ninguém viu, devem estar presos no camburão só pode até a Gleisi veio a publico e ninguém fala nada antes era um só alvoroço, era ela falar algo a cambada vinha chamar ela de barbi falar do pedófilo gayeski… a é deve ser porque hj o governador playboy tem seu próprio pedófilo o assessor 100% Beto Richa.

    • Este é o modelo de gestão que o Never iria implantar em todo o Brasil, como já havia implantado em Minas Gerais.O programa de governo é o mesmo, o povo brasileiro seria massacrado,se os PSDBostas estivessem no governo.Álvaro Dias e Lerner deu o pontapé p/ destruir o PR, vendendo as estatais, e Beto quer enterrar o nosso estado.Pena que muitos paranaenses possui memória curta e deu quase 80% dos votos p/ o Alvaro.Quanto aos deputados, aquele camburão deveria ter ido p/ o destino certo. aqueleCamburão cão foi p/ o destino certo.

  16. E o senador Alvaro Dias não fala nada da situação…
    Ele que fez história com a educação paranaense.

  17. Grande Senadora eu e a minha familia aqui em Colombo votamos todos na Senhora continue firme na SUS luta a favor da nação e do povo do parana e contra estes bando de bando de vagabundos do PSDB.Fernando Henrique Cardoso, Aécio playboy nevadinha.Geraldo picolé de chuchu e o pia de apt e incompetente o tal Beto playboy richa mais esta imprensa golpista.Aproveitanto deixo uma pergunta.Alguem sabe por onde anda o Catão de pinhais e moral de cueca o Alvaro dias que náo aparece defender o coleguinha de partido kkkkkkkk

  18. Não foi graças ao Pt que conseguimos vencer esse “1º round”, mas graças a mobilização de todos os funcionários do estado,e também professores, pois estamos todos na mesma situação: FERRADOS!!!

  19. Prezada Senadora,

    Muito bem lembrado nós os/as professores/as da Escola Pública do Paraná temos sim imensa e indiscutível capacidade de nos organizar para lutarmos por uma Escola Pública que acolha os filhos do trabalhador, que é o contribuinte – cidadão do Paraná e também os nossos direitos de servidores públicos.

    Além de que, não somos, nem de longe, aleijados política e intelectualmente da conduta que o governo do PR vem desenvolvendo para desmantelar os serviços públicos, direito do cidadão

  20. Resumindo o que disse a senadora Gleisi, Beto Richa é incompetente!!!

  21. Chorar da vida e colocar a culpa nos outros é coisa desses meninos da política do Paraná…

    O filho do Zé disse que as coisas ruins são culpa do Roberto, antigo amigo do seu pai e daquela menina, filha do seu Júlio, que fica chamando ele de feio…

    O filho do Maurício disse que as coisas ruins são culpa do filho do Zé que fica jogando pedra nele lá do prédio do outro lado da praça…

    ESSES MOÇOS, VIVERAM MUITO TEMPO NA ASA DOS PAIS, NÃO CONSEGUEM AMADURECER, não deram certo na vida e resolveram seguir a carreira política. Na política o cara fala uma bobagezinha aqui, uma mentirinha ali e os eleitores trouxas os elegem, aí eles ficam o resto da vida mamando no bolso do contribuinte, depois põe a mulher, os filhos, os netos para mamarem também…

    É lamentável, devemos lutar pelo fim da monarquia.

    • A pinta de bom moço do piá de prédio enganou muita gente. Como não perceberam que entregou o município falido ? Ficou 4 anos não fazendo nada no governo estadual e ainda foi reeleito. Os eleitores do Paraná precisam estudar mais sobre seus candidatos se quiserem viver melhor. Estão cegos de ódio pelo PT, misturam alhos com bugalhos, e isso não permite ver um palmo à frente do nariz.

  22. O que me dá pavor do PSDB, dentre outros, é fazer com que o povo pague a conta de sua incompetência administrativa.

  23. O que presenciamos foi uma repaginada do voto de cabresto!

  24. A luta dos professores e servidores públicos é apartidária e se deve à imposição de medidas que afetam diretamente direitos adquiridos de professores e servidores públicos,além do sucateamento de Escolas e falta de pagamento de salários, progressões e promoções,dever não cumprido pelo governo do Estado. O professor é profissional trabalhador como tantos outros, apontar o PT como culpado da desordem no Estado do Paraná é não admitir a própria incompetência para governar!