Assembleia geral dos educadores; assista ao vivo desde Guarapuava

Delegações municipais de educadores se credenciam no ginásio do Guarapuava Esporte Clube, que ficou pequeno para a assembleia geral da APP-Sindicato. Transmissão do Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, garante o direito de informação a todos os paranaenses. Categoria deverá decretar greve geral a partir da segunda-feira, dia 9, contra os ataques do governo Beto Richa à s conquistas dos servidores públicos do estado. Acompanhe o evento ao vivo.

Delegações municipais de educadores se credenciam no ginásio do Guarapuava Esporte Clube, que ficou pequeno para a assembleia geral da APP-Sindicato. Transmissão do Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, garante o direito de informação a todos os paranaenses. Categoria deverá decretar greve geral a partir da segunda-feira, dia 9, contra os ataques do governo Beto Richa à s conquistas dos servidores públicos do estado. Acompanhe o evento ao vivo.

O Blog do Esmael transmite ao vivo, a partir das 9 horas, a assembleia geral da APP-Sindicato desde o ginásio do Guarapuava Esporte Clube, no município de Guarapuava, a 250 km de Curitiba.

Devido o desprezo da velha mídia pelas causas dos educadores e dos servidores públicos em geral, que têm seus direitos enxovalhados pelo governo Beto Richa (PSDB), as imagens serão geradas pela TV 15 do mandato do senador Roberto Requião (PMDB) que, numa radicalização democrática, também abriu o sinal para todos os veículos de imprensa — da velha e da nova mídia.

Assista ao vídeo:

Os educadores deverão aprovar hoje greve geral por tempo indeterminado porque o governo Richa deu calote no terço de férias e nas rescisões trabalhistas dos professores PSS; quer extinguir conquistas como os quinquênios, auxílio-transporte, etc., além de mexer na aposentadoria dos servidores públicos efetivos.

Segundo a APP, devido ao grande número de participantes na assembleia — cerca de 10 mil educadores — o evento será realizado fora do ginásio do Guarapuava Esporte Clube (para quem não sabe esse era o time da cidade que chegou disputar a 1!ª divisão do Campeonato Paranaense na década de 1979.

Transmissão encerrada à s 11h15.

Leia também:

Por unanimidade, educação deflagra greve geral contra Richa

82 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Há 34 anos trabalhando como professora do estado do PR em nenhum momento passei por humilhação semelhante…o Senador Requião que me desculpe, sempre fui sua eleitora fiel, mas nessa última eleição o senhor não fez uma campanha pra valer, parte da culpa do que estamos passando é sua Senador, então peço que use toda sua influencia com os deputados para que votem a nosso favor.

  2. É POCO PARA OS BOBINHOS QUE REELEGERAM BETO PLAYBOY

  3. Aonde está os deputados de Guarapuava? Estavam presentes deputados de outras cidades preocupados com a educação do Paraná enquanto os deputados de Guarapuava fazem pouco caso e não se fazem presente, e ainda muitas vezes se dizem deputados da educação(vergonha)! Lembrando que são 3 deputados de Guarapuava!

  4. PARABÉNS PELA COBERTURA DESSE ATO HISTÓRICO!!!!

  5. O estado de indignação é geral no Paraná.

  6. Torço pelos companheiros da educação, não estou aí na luta por motivo de doença, mas o caminho a trilhar não existe outro, com governador incompetente, temos que agir de forma rígida, só assim ele vai ceder a pressão( ele e sua corja)e entender que não estamos no regime de ditadura. Ainda bem que podemos contar com um sindicato que luta pelos direitos do trabalhador. As demais categorias devem pegar carona nesse movimento para que toda a corja se sinta enfraquecida e não venha a retirar nossos direitos adquiridos com muita luta. É de dar nojo ouvir que eles estão preparando uma aposentadoria para sí , sem nada fazer para resgatar o Paraná, agora quem tem um sério compromisso com o futuro da nação, estão com essas palhaçadas. Pau neles e vamos a luta. GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, VAMOS VENCER , QUE SEJA SOBRE PRESSÃO.

  7. Nosso protesto é válido. Mas, sendo realista, o governador tem maioria na Assembléia… Sinto muito, mas o projeto VAI para votação e VAI passar.

  8. Beto Richa-Aécio Neves-Alkimin-FHC…..O que eles tem em comum? eu digo que é o sucateamento da rede pública de ensino em prol das escolas privadas. VOLTA REQUIÃO!!!!

  9. PARABÉNS pela mobilização e com certeza estamos indignados com as ações do Governo do Estado do Paraná. Em 25 anos de trabalho nunca tinha visto tanta desordem e injustiça contra a classe de PROFESSORES DO PARANÁ….Isso não pode ocorrer. A greve é inevitável e necessária, pois chega de terrorismo. GREVE GERAL JÁ!!!

  10. Os nossos direitos trabalhistas estão sendo manipulados pelo GOVERNO, nós temos que unir as forças para derrubar esta proposta, não temos culpa do Paraná estar quebrado.

  11. É desumano e contra os direitos da criança e do adolescente, empilhá-los em salas superlotadas e impor a eles disciplina de estudos sob a batuta de um profissional sem o mínimo de suporte pedagógico e psicopedagógico para efetivar a aprendizagem, somados ainda à alimentação de baixa qualidade e estruturas precárias das escolas!
    Os filhos da Escola Pública merecem condições de estudo em igualdade àquelas oferecidas pelas Escolas Particulares! Pedimos investimento na Educação Pública como investimento e não despesa!

  12. Caiu a transmissao… nos dois sites

  13. Lembro a população do Paraná que este governo está fechando escolas, acabando com toda estrutura do Estado (equipamentos e veículos estragados por falta de manutenção), devendo para os fornecedores, falta de professores, falta de servidores em todos os órgãos, falta de policiais, não tem dinheiro nem para comida dos cachorros da polícia, o Estado está falido, mas não é pelos servidores concursados e sim pelos milhares de comissionados que tem salários acima de R$ 10.000,00. Muitas pessoas culpam os servidores públicos pelos problemas do Estado, mas o grande problema vem da péssima adm. deste governo.

  14. UM DESABAFO AO BETO RICHA

    Me sinto demasiadamente triste e angustiado, assim como muitos de minha categoria de educadores. Acreditávamos talvez por inocência ou por imaginar que existam políticos com caráter digno de governar um estado rico como o Paraná, com honestidade e cumpridor de promessas de campanha. Porém essa melancolia extravasa nossos corações decepcionados por um governo egoísta. Eleito por uma maioria pobre, mas infelizmente o dito cujo, enche de regalias uma pequena elite que nos tira o essencial para o mínimo de dignidade humana.
    Senhor Beto Richa sua consciência, se é que tem não lhe incomoda com suas atitudes antidemocráticas? Que majora ainda mais os números de necessitados pelo mínimo do bem estar. Sua política é perversa ao povo que o elegeu, sua gestão está transformando um estado rico em uma província paupérrima e sem esperança de um amanhã mais digno de ser humano.

    Elizeu Vieira de Jesus

  15. Socorro! Pergunto e respondo:
    “Onde estão os deputados de Cascavel?”
    Resposta: No bolso.

  16. Antes de a greve afetar os 950 mil alunos matriculados na rede, o governo afetou a qualidade do Ensino quando propôs à Assembleia Legislativa o desmonte da Escola Pública ao pretender a retirada do Porte das Escolas, cuja consequência é exigir leviandade do educador ao entrar em sala de aula na segunda-feira sem condições de oferecer a crianças e adolescentes aprendizagem de qualidade por ausência de suporte ao trabalho do educador! É hora dos educadores exigirem do Estado e da sociedade o respeito e a dignidade que o profissional merece!

  17. Durante 21 anos de trabalho nunca passei por uma situação igual mais temos apoio do senador Requião ,Requião ilho, joão arruda lemos e todos os deputados consciente do ,e educação, obrigado

  18. Salário inicial do professor aprovado e nomeado no concurso e posse agendada para a próxima semana: R$1.236,62 por 20 horas! Os direitos desse profissional avançar na carreira e obter dignidade através de estudos continuados serão destituídos pelo “tratoraço” a ser votado na Assembleia Legislativa segunda-feira!

  19. A greve exige que o investimento na educação pública seja prioridade e seja vista como investimento e não despesa!

  20. Pelo respeito a todos os egressos dos cursos de Licenciatura e aos profissionais do magistério, eclode a Guerra de Canudos! Na próxima semana, a aula será nas ruas, ensinar a todos o respeito e exigir que o investimento na educação seja prioridade e ocupe o lugar de destaque que ela merece!

  21. A luta é também pelo respeito a crianças e adolescentes para que possam ter o alcance de uma de educação de qualidade que os coloque em condição de igualdade às Escolas Particulares!

  22. Parabéns pela transmissão! Foi possível acompanhar tudo, obrigada!
    Guerreiros, me senti muito bem representada!

  23. sou pss, estou com todos os professores,pedagogos funcionarios, sou a faVOR da greve,como professora e mae de aluno, da rede estadual, não posso deixar que isso acOnteça com nós professores,pois o governo prejudica a todos alunos,pais, . temos contas pra pagar,temos filhos, temos honra e queremos respeito,vamos mostrar pra ela nossa força GREVE JÁ.

  24. Por favor, melhorar o áudio do vídeo…muito baixo…obrigada.

  25. Assim como os professores, pais e mães, alunos, servidores das demais categorias, inclusive da Polícia Militar, através de suas associações d oficiais e praças façam parte ativa da greve. A movimentação está sendo causada pelas medidas do moleque irresponsável Beto Richa e deste secretário da fazenda alienígena que já causou estragos nos locais por onde passou. No Paraná vamos acabar com a molecagem. Sugiro que as associações de oficiais e praças, AMAI, APRA e outras peçam audiência com o Cmte da 5a Região Militar para esclarecer todas as maldades, descalabros e molecagens de beto richa, por sugestão deste sec da fazenda safado. Por coincidência, enquanto o funcionalismo público esta sendo roubado, os conselheiros, procuradores e auditores do TCE pedem auxílio moradia, a exemplo dos magistrados e juízes. Ora, chega de molecagem Sr beto richa, manda este secretário fazer maldades no inferno.

  26. …Á MAIORIA DOS PROFESSORES, ELEGERAM ESTE GÂNGSTER E,PIOR,MUITOS REELEGERAM,PORTANTO,QUEM DEVE TIRAR,´SÃO VOCÊS.EU E MINHA FAMILIA, NÃO CARREGAMOS ESTE PESO NA CONSIÊNCIA,POIS,JAMAIS FOMOS ENGANADOS POR UM ANTRO DE FACÍNORAS DO PSDB/DEM/PPS E,PARTE DO PMDB,NA VERDADE.O QUE NOS INCOMODA É QUE TEREMOS QUE PAGAR Á CONTA JUNTO COM ESSES BABÁCAS E,
    IRRESPONSÁVEIS…

    • Esse canalha não foi eleito pelos professores. ele foi eleito pelo anti-petismo, pela aversão que os parananenses têm ao PT.Qqer um que fale mal do PT nesse Estado é bem vindo.

  27. Não estou conseguindo assistir …

  28. Lindo ver a mobilização da categoria , eu apoio a greve dos Servidores Estaduais

  29. Parabénssssss professores, essa é a única resposta que poderíamos ter dado ao governador. GREVE GERAL.

  30. O Colégio Independência de Sarandi também está na luta. Força Educadores!!!!!!!!!!!!!!!

  31. #FORA GOVERNADOR CORRUPTO,#EDUCAÇÃO ABAIXO SÓ DE DEUS..

  32. Temos que informar a todos, os nomes dos deputados votantes do pacotaço das maldades!!! Dessa maneira, podemos marcá-los para nunca mais votarmos neles!!!

  33. FORA BETO RICHAAAAAAAAAAA…. RICHA CALOTEIRO CADÊ O MEU DINHEIRO…..VAMOS PARA A RUA SEGUNDA-FEIRA

  34. DIANTE DE TUDO SOMENTE GREVE É O CAMINHO!!!

  35. O medo é de que a DIRETORIA da greve seja CORROMPIDA, quando houver as NEGOCIAÇÕES…

  36. Parabéns ao Blog pela transmissão ao vivo da Assembleia dos Professores. Aqueles que não puderam comparecer podem acompanhar ao vivo.

    Abrços Sonia

  37. Mil pedagogos foram cortados mesmo. Minha irmã que já havia organizado sua vida contando com sua nomeação, também ficou de fora. Descaso e desrespeito!!!

  38. Porque não votamos no candidato ROBERTO REQUIÃO ? fomos enganados com tanta mídia paga criando uma falsa realidade sobre o Estado ,infelizmente votei mas podem saber estamos superarrependidos

    • Com todo o respeito professor, como se deixou enganar pela mídia? Na verdade, foi o anti-petismo que elegeu aquilo. EU VOTEI NO REQUIÃO E MINHA FAMÍLIA, A MEU PEDIDO, VOTOU TBM.

  39. Parabéns !!!! APP por colocar em 1º lugar falar DO NOSSO PLANO DE CARREIRA !!!!

  40. Impeachment de Beto Caloteiro JÁ!!!!

  41. Não pude ir mas eu apoio GREVE GERAL JÁ!!!

  42. Sou agente Educacional da Escola Estadual Prof. Willian Madi estamos indignados não estou ai torço pela greve vamos parar todos.

  43. Que de tudo certo pois foi anos de batalha para chegar onde estamos, o governo fala que caio o porte das escolas , mais se esquece que não diminui o tamanho do prédio e temos que manter sempre em ordem. Somos todos trabalhadores de muitos anos de lutas.

    • É claro que caiu o porte das escolas, turmas com menos de 33 alunos não abre segundo a recomendação do senhor desgovernador, isso quer dizer que teremos um monte de alunos amontoados em sala de aula! imagine um único professor para conter e ensinar 40 a 50 alunos do ensino médio.
      será o caos nunca antes visto nas escolas!o que eles iram realmente aprender! se com 25 30 alunos a educação já é deficitária, do jeito que vai ficar, simplesmente os alunos vão entrar e sair do mesmo jeito.

      escolas do campo por exemplo fecharam turmas inteiras, alguns alunos vão ter de andar Km e Km até outra escola por causa desta palhaçada.

  44. Toma MAURO RICARDO… Volte de onde veio.

  45. Gostaria de registrar que quem votou no DEP. MARCIO NUNES espera que ele reveja a posição de vassalagem ao BETO RICHA, e em caso contrário será que ele terá coragem de comparecer em alguma escola pública do Paraná?

  46. É uma vergonha um governador demonostrar tanto descaso com a Educação, com os educadores.Ele está tentando acabar com o SAREH (serviço de atendimento de escolarização hospitalar),somos uma equipe responsável em dar continuidade a escolarização a crianças e adolescentes enquanto esses estão em tratamento de saúde. É uma vergonha cancelar um atendimento q resgata esses alunos em momento único e doloroso.

  47. Greve geral, sem prazo para terminar enquanto os direitos de todos os funcionários não sejam atendidos (1/3 férias, promoções e progressões, licença especial, gratificações, SAS, etc.). O funcionalismo não deve pagar pela situação financeira do estado e sim ser estimulados para que o serviço contribua para a recuperação da atual crise.

  48. Em vez de avançarmos nas conquistas estamos retrocedendo na educação do Paraná. Essa é a forma de governo do PSDB, estado mínimo e como diz o próprio governo: O melhor está por vir (para ele, é claro). Precisamos nos unir mais do que nunca caso contrário todas as conquistas obtidas serão perdidas de uma hora para outra.

  49. Toma Fernando Xavier…

  50. Gostaria de saber qual é o posicionamento dos deputados estaduais eleitos por Cascavel?
    Márcio Pacheco, André Bueno, Paranhos e Adelino Ribeiro, pois o único que se manifestou foi o professor Lemos.

  51. Vamos la professores, nã podemos aceitar o que esse governador esta fazendo principalmente com a nossa educação!Quero deixar o meu apoio, pois vcs são guerreiro, e guerreiro não desiste nunca!

  52. Não vamos esquecer do desrespeito para com os Pedagogos aprovados no concurso.

  53. Sou professor pss e nao pude ir a Guarapuava pois estou trabalhando, tenho quatro filhos e não posso esperar que o governador, faça o pagamento das recisoes quando bem entender, quero deixar meu apoio a todos os professores e professoras que estao presentes. E deixo aqui minha indignação, pois a partir deste ano decidi não mais entrar em sala de aula, pois quem tem familia sabe o quanto custa para um pai uma mãe alimentar e educar seus filhos, não podemos ficar nas mãos de um governador que trata toda uma categoria como se fosse um bando de moleques sem ocupação e sem responsabilidade, temos contas a pagar, temos filhos para sustentar, e por isso decidi buscar outra forma de ganhar a vida, honestamente estou muito triste mais não vejo outra maneira. Ser professor no Parana se tornou uma missao muito sofrida. Abraços a todos.

    • Faço de minha as suas palavras, e digo mais essa cara pirou de vez, acho que ele deveria procurar um bom psicólogo, esta precisando de ajuda. Hoje tenho vergonha em dizer que sou professor pss do estado do Paraná. Vamos lá gente lutar contra essa tirania APOIO A TODA A NOSSA CLASSE, professores unidos ja mais serão vencido…..

  54. Hoje deveríamos estar discutindo a reposição salarial o PNSP, e estamos lutando para manter direitos já históricos. Conquistados na Luta.

  55. Saiu nomeação em Diario Oficial, porém nem todos os aprovados dentro do limite de vagas foram nomeados. Queremos saber porque dessa situação Sr. Gobernador?

    • Estou indignada com tudo o que está acontecendo. Nunca, em 23 anos de carreira imaginei que iria passar por essa situação constrangedora.

      • Quando eu era criança…vi minha mãe muitas fazer greve…a situação era difícil….vi minha mãe e seus companheiros lutarem sempre…hoje estou lutando pois aprendi que é com união e luta que conseguiremos alguma coisa a nosso favor…

    • temos que lutar, as pessoas mereceram essas vagas, foram aprovadas no concurso e ja escolheram as aulas, como não nomeram elas tbem?

  56. Obrigada pelo apoio prof Lemos, obrigada pelas palavras, juntos em defesa da escola pública.

    • Abaixo os deputados que já votaram contra os professores…saiba os nomes dos deputados que aprovaram a suspensão das eleições e daqueles que foram contrários ao golpe do governo estadual:
      Aqueles que votaram SIM são maioria da base do governo….
      DEPUTADO(A) PARTIDO VOTO
      Adelino Ribeiro PSL Não
      Ademar Traiano PSDB Sim
      Ademir Bier PMDB Sim
      Alexandre Curi PMDB Sim
      Andre Bueno PDT Sim
      Anibelli Neto PMDB Não
      Artagão Junior PMDB Sim
      Bernardo Ribas Carli PSDB Sim
      Caíto Quintana PMDB Sim
      Cantora Mara Lima PSDB Sim
      Cleiton Kielse PMDB Não votou
      Douglas Fabricio PPS Sim
      Dr. Batista PMN Sim
      Duilio Genari PP Sim
      Elio Rush DEM Sim
      Elton Welter PT Não
      Enio Veri PT Não
      Evandro Junior PSDB Sim
      Felipe Lucas PPS Sim
      Fernando Scanavaca PDT Sim
      Francisco Buhrer PSDB Sim
      Gilberto Ribeiro PSB Não
      Gilson de Souza PSC Não
      Hermas Brandão Jr. PSB Sim
      Jonas Guimarães PMDB Sim
      Luciana Rafagnin PT Não
      Luiz Accorsi PSDB Sim
      Luiz Claudio Romanelli PMDB Sim
      Luiz Eduardo Cheida PMDB Sim
      Marla Turecl PSD Não votou
      Mauro Moraes PSDB Sim
      Nelson Garcia PSDB Sim
      Nelson Justus DEM Sim
      Nelson Luersen PDT Não
      Nereu Moura PMDB Não
      Ney Leprevost PSD Sim
      Osmar Berltodi DEM Sim
      Paranhos PSC Não votou
      Pastor Edson Praczyk PRB Não
      Pedro Lupion DEM Sim
      Péricles de Mello PT Não
      Plauto Miró DEM Sim
      Professor Lemos PT Não
      Rasca Rodrigues PV Não votou
      Roberto Aciolli PV Não votou
      Rose Litro PSDB Sim
      Stephanes Junior PMDB Sim
      Tadeu Veneri PT Não
      Tercilio Turini PPS Sim
      Teruo Kato PMDB Não Votou
      Toninho Wandscheer PT Não Votou
      Valdir Rossoni PSDB Não votou
      Waldyr Pugliesi PMDB Sim
      Wilson Quintero PSB Sim
      TOTAL 33 SIM 13 NÃO

  57. Ele acabou de cancelar o serviço SAREH, serviço de atendimento à criança hospitalizada. Acrescentando que há crianças que NÃO PODEM estar em sala de aula. Isso vai contra aos direitos humanos. Cade o à educação das crianças hospitalizadas GOVERNADOR.

  58. O Paixão ainda é da direção estadual da APP?

  59. Hoje é o único caminho GREVE GERAL…,a crueldade e a tirania deve ser devolvida para eles, a crise geral gerada pelo governo, não deve recair nos ombros da educação….abaixo o governo fantoche e ditatorial…

  60. Bom dia pessoal!

    Excelente mobilização. Todos os professores estão dignamente representados por vcs. Quero deixar um salve respeitoso ao prof. Molina de Maringá. Valeu guerreiro confiamos e apoiamos demais VC.

    Abraço e prosperidade.

  61. Pior ainda, Richa quer acabar com a carreira do professor, cortando o PDE para que não possa subir de nível e melhorar seu salário, cria uma previdência que ele mesmo poderá retirar dinheiro para pagar as contas deixando em risco o salário dos aposentados. Entre outras coisas como pagar promoções e progressões como bem entender. O pacote é uma aberração.

  62. Vai abrir o som também, pois não estamos ouvindo nada?

      • Presidente do tribunal, Ivan Bonilha, ex-advogado de Beto Richa, deu início à tramitação do processo que propõe a criação de auxílio-moradia para todos os conselheiros, auditores e procuradores da instituição. Conselheiros que têm salários de R$ 26,5 mil deverão receber R$ 4 mil por mês e demais procuradores e para os auditores, que têm salários de R$ 25,2 mil, o benefício será de R$ 3,7 mil. Esta é a turma de Beto Richa. Todos com altos salários e pedindo mais. Professores e demais profissionais públicos que ganham bem menos que isso têm que se mobilizar e dar um basta em toda esta palhaçada!

      • Fica como uma ideia. Acho que deveríamos levar algo que faça barulho como por exemplo panelas ou algo de metal com um batuque, para que quando estivermos próximos do palácio, os educadores formassem colunas e em forma de marcha e batidas ritmadas fizessem barulho como se fosse uma tropa de choque da Educação ou gladiadores da educação. Assim acho que chegaríamos de forma mais impactante.