Richa dá calote no Fundo Rotativo das escolas; merenda em risco no PR

merenda_richa.jpgDiretores e vice-diretores informam ao Blog do Esmael que o governo Beto Richa (PSDB) deu calote nas últimas parcelas do Fundo Rotativo. O valor do repasse varia de escola para escola de acordo com o tamanho (porte) das mesmas.

O último repasse do governo do estado ocorreu em 13 de outubro e as duas parcelas da Cota de Consumo e uma de Serviços ainda estão em aberto. O dinheiro é utilizado pelas escolas para comprar gás de cozinha para fazer a merenda dos alunos, dentre outros insumos de expediente e limpeza.

O governo Richa havia se comprometido a repassar das 10 (dez) cotas de materiais de consumo, mas liberou apenas 8 (oito) e das 4(quatro) cotas de serviços pagou somente 3 (três).

As aulas nas 2,1 mil escolas da rede pública se encerrarão oficialmente no próximo dia 17 de dezembro. Portanto, o ano letivo ainda tem 13 dias pela frente.

Pais e alunos denunciam que muitas escolas públicas recorrem à  cobrança de mensalidades!, o que é proibido por lei, para garanti-las de portas abertas. As APMFs (Associações de Pais, Mestre e Professores) estariam sendo utilizadas para cobrar por serviços de fotocópias, impressões, etc.

As APMFs sérias! também seriam responsáveis pela compra de materiais de higiene, esportivos e de expediente. Ou seja, um ente privado assumindo o papel do Estado.

Para que o leitor tenha uma ideia, uma escola de aproximadamente 1.800 alunos, 110 professores e 60 funcionários, tem uma cota de consumo de R$ 5.290,00, com os quais precisa comprar tinta para impressora, papel A4, fotocópias para os trabalhos e avaliações, material de limpeza, material de higiene, gás de cozinha para a merenda e diversos materiais de expediente.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para mim,eleitora do Beto Richa isso é guerra política e das piores que tem ,o PT ferra com o Brasil e sempre nega verba para o Paraná e para o estado dela libera o triplo,ou seja,RS.E quanto aos professores deveriam ser exonerados e dar lugar para outros que querem realmente lecionar.

  2. Outrora o Palácio Iguaçu foi ocupado por honrados e distintos cidadãos que só enobreceram e engrandeceram o Estado do Paraná. Hoje, revela a baixeza de seus ignominiosos ocupantes, uma sombra indigna e desprezível dos antecessores! Em 2013 a arrecadação tributária cresceu 13,79% nos quatro primeiros meses sobre o mesmo período de 2012. De lá pra cá, não houve mais divulgação desses dados! Por quê? No entanto, as páginas policiais estampam escândalos de corrupção no Executivo, Legislativo e Judiciário, envolvendo parentes e amigos pessoais do governador. Isso dá muito que pensar! Suspeito que o Palácio Iguaçu abriga uma verdadeira quadrilha que está saqueando os paranaenses! Pergunto: Para qual esgoto está escorrendo o nosso dinheiro?

  3. Escola que tiveram seu FR retido DESDE JUNHO/2014 mesmo fazendo tada regularização pedida. JURIDICAMENTE O QUE PODEREMOS FAZER CONTRA O ESTADO. TIVEMOS QUE MANTER DESPESAS BÁSICAS COM NOSSO RECURSO NÃO É JUSTO. EXISTE LEI NESTE PAÍS. EXISTE MINISTÉRIO PÚBLICO NO PARANÁ QUE AJUDE OS DIRETORES NESTA QUESTÃO FOMOS OBRIGADOS A PAGAR AS CONTAS DO ESTADO TIRANDO DO NOSSO PRÓPRIO BOLSO

  4. Ora, mas os diretores denunciando isso???
    Não foram mantidos nos cargos alegando que as escolas deveriam ser administradas por quem sabe. Tá aí uma boa oportunidade de mostrar serviço e fazer por merecer a recompensa de mais um ano na direção.
    Tem diretores que estão massacrando os colegas nas escolas e nem estão se preocupando para o problema que terão que enfrentar. Mostrem o peso da experiência de 8, 9, 10… anos na direção.

  5. O Governador está cortando as mamatas, tem muito diretorzinho chorando agora, estão acostumados a fazerem o que bem querem nas escolas, muitos as tratam como se fosse de sua propriedade, espero mais ação do Governo tem muita coisa errada ainda!!!

    • Rosangela, quanto recalque chamar profissionais da educação de diretorzinho, isso me cheira é muita inveja, procure crescer, evolua e vê se abra seus olhos.

      • Você confunde indignação com inveja, quando digo tem muito, não falei todos, mas que há vários diretores incompetentes não resta a menor dúvida, digo isso como servidor público trabalhando em escola, agora se a carapuça serviu não posso fazer nada, cada absurdo que não vem ao caso comentar, alguns tratam a escola pública como de sua propriedade!!!

  6. poxa , ele já havia quebrado o Paraná no primeiro mandato , estava só se aguentando até se reeleger para soltar a bomba, imagina 4 anos aguentando esse péssimo gestor do dinheiro público, votaram nele é jovem , bonitinho, sarrado e agora nós educadores temos que fazer rifas jogo de cintura para mantermos as escolas abertas e ainda vermos nosso salário de aposentados se saqueado, pois muitos professores aposentam-se em um padrão e continuam dando aula em outro e tem filhos estudando fora precisam manter filhos estudando e qual surpresa como pagar a faculdade remédios e agora …

  7. Asilo pra outro estado ou país…

  8. A maioria dos paranaenses comprovou que não apoia a educação pública quando reelegeu Richa e Álvaro Dias. Nós, professores já tínhamos alertado, mas não foi o suficiente. Tenho vergonha todas as vezes que leio algo sobre o atual governo do PR, vergonha dos políticos e desse povo que deu seu voto para isso.

    • Tenha vergonha de você pelo IDEB vergonhoso dos alunos Paranaenses, faz paralisação por motivos banais, alunos renegados a segundo plano, gastam dinheiro que é direcionados aos alunos com cafezinhos nas escolas.

      • Cara Lucia, não me parece que vc é professora, pois fala sem conhecimento de causa, e se for só tenho a lamentar suas opiniões ridículas, lamento ter que conviver com pessoas como vc.

  9. …,QUEM TEM JUIZO SABE,O ESTADO DO PARANÁ TEM DOIS GOVERNADORES…,LERNER E TANIGUCHI…,BETO, É UMA BOSTA,SÓ SERVE PRÁ FAZER Á PUTARIA QUE OS VERDADEIROS BANDIDOS DO ESTADO MANDAM…,POLÍCIA FEDERAL(?) E/OU JUDICIÁRIO(?),NÃO SABEM DE NADA…

  10. Isto aí é só o começo. Depois da posse tem mais!

  11. Discordo da reportagem quando diz que as escolas estão recorrendo a cobrança de mensalidade, porque o Governo só não depositou a última parcela e essas escolas já estavam cobrando antes, e o dinheiro do PDDE não serve para nada???

  12. Fundo rotativo precisa de uma fiscalização mais eficiente, gente usando o dinheiro para fins particulares, superfaturando produtos e serviços, é tanta bandalheira e tudo combinado com os fornecedores e prestadores de serviço.

  13. SE A IMPRENSA DO PARANÁ NÃO ESTIVER ERRADA, SALVO MELHORES JUIZOS TÉCNICOS E POLÍTICOS, BETO RICHA FALIU, ESTÁ FALINDO E VAI FALIR MAIS O ESTADO DO PARANÁ! E O “CHOQUE DE (INDI) GESTÃO” CONTINUA! FAZER O QUE? SE NÃO HOUVE FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS O POVO O ESCOLHEU! AGORA ELE QUER AUMENTAR IMPOSTOS!

    Segundo a lógica capitalista neoliberal anti povo de direita sucateadora de administrações públicas, que é bandeira política do PSDB e quem lhes apoia, quanto maior é o Estado, maior é a necessidade de se arrecadar recursos junto à sociedade. Segundo os direitistas neoliberais, quanto mais ineficiente for o setor público, tanto mais custoso será ao trabalhador manter a estrutura estatal que nas suas argumentações seria “gordurosa, inchada e pesada”. Dessa maneira, um Estado pequeno e extremamente eficiente é algo desejável aos trabalhadores, segundo políticos e governantes apoiados pelos empresários neoliberais “mercadistas”. Afinal, dentro desta visão o Estado se limitaria a um conjunto específico de funções essenciais e, vejam só, as exerceria com maestria, provendo à população um bem público de qualidade, e a um custo justo. Do ponto de vista econômico o crescimento do Estado gera a necessidade do aumento da carga tributária (total de contribuições obrigatórias e impostos arrecadados divididos pelo seu Produto Interno Bruto o PIB que é a riqueza total produzida). Mas há detalhe corrosivo neste “paraíso de sonhos econômicos” que é o aumento (de impostos) da carga tributária torna o recebimento dos bens e serviços públicos mais caros para o trabalhadores comuns e humildes. Isto é, são obrigados a trabalharem mais horas para pagarem seus impostos. De maneira semelhante, o crescimento desordenado do Estado também é caro aos empresários, fazendo com que estes invistam menos. Sendo assim, um aumento (de impostos) da carga tributária acima de determinado nível afeta negativamente o padrão de vida de longo prazo de uma sociedade nas camadas mais baixas, diga-se de passagem. A implicação de política econômica desse fato é óbvia: a carga tributária brasileira já é está por demais elevada, e uma redução da mesma levaria a uma dinamização do crescimento de longo prazo da economia brasileira. Mas no Paraná o governo de Beto Richa vai aumentar impostos!
    SÓ PARA EXEMPLIFICAR E ENTENDERMOS MELHOR, OU SEJA: De maneira geral, os impactos negativos dos impostos aumentados sobre o crescimento econômico de um estado vêm de algo que os economistas chamam de “peso morto dos impostos”. O “peso morto” é a perda de eficiência associada a um imposto específico. Toda vez que o governo aumenta ou cria impostos, uma quantidade de trocas que antes era realizada na economia deixa de ser realizada. Essa redução nas trocas econômicas é justamente o peso morto do imposto. Por exemplo, suponha que você aceite pagar 10 reais para que lavem seu carro. Suponha também que exista alguém disposto a lavar seu carro por 7 reais. Sendo assim, você terá seu carro lavado por um preço entre 7 e 10 reais. No caso do preço acordado ser de 8 reais, você teve um acréscimo de 2 reais em seu bem-estar (toparia pagar 10 reais e pagou apenas 8 reais). E o lavador de carro teria um acréscimo de 1 real em seu bem estar (toparia lavar o carro por 7 reais e recebeu 8 reais). Isto é, o bem estar da sociedade aumentou em 3 reais. Suponha agora que o governo crie um imposto de 4 reais sobre cada carro lavado. Neste caso, a troca anterior passa a ser impossível. Consequentemente, o bem estar da sociedade é reduzido em 3 reais. Esta redução no bem estar da sociedade decorrente do imposto é o que chamamos de peso morto dos impostos.

    A ECONOMIA DO ESTADO DO PARANÁ ESTÁ ASSIM COM E DEVIDO O GOVERNO DE BETO RICHA! SENÃO VEJAMOS:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1517642&tit=Richa-vai-propor-aumento-de-impostos-a-Assembleia

  14. BETO RICHA CONVERSA COM SEUS BOTÕES:
    Esse povo panaca me reelegeu, agora eu faço o que bem entender, não posso ser governador de volta mesmo. Eles vão reclamar, me xingar, mas vão pagar e pronto e não vai acontecer nada, porque essa gente é tudo um bando de frouxo e bunda mole. Iinauguro umas obrinhas aqui, outra obrinhas ali, Daqui a 4 anos acabo ainda me elegendo senador. BANDO DE IDIOTA”¦

  15. votaram no beto ,agora as pobres criancinhas vão ficar bóia.

  16. Votaram, agora aguentem povo paranaense hipócritas e analfabetos políticos, agora são também seus filhos(as) que vão sentir na pele a cagada que vocês fizeram ao não enxergar que o Paraná já esta a 4 anos em mãos erradas e deram a oportunidade de um piá de bosta governar por mais 4 anos, bando de otários, babacas… affffff

  17. Escolas vendendo rifas, pizzas, fazendo bailes,bingos, etc.MAQUIANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS……..DÁ-LHE BETO! OS PAIS TERIAM QUE AJUDAR E PAGAR MENSALIDADES MESMO, ELEGERAM O BETINHO NO 1º TURNO…..BEM FEITO!

  18. Vi hoje uns trinta comentários em 32 que o Beto Richa não presta,incompetente etc.
    Mas vendo ali pseudônimos e nomes pude constatar que antes das eleições eram parte da Clac que batia palmas para o governador e com certeza votou nele pela sua beleza física e por sua cara propaganda.
    Caberia a esse povo voltar para seu pasto e remoer seu capim e lamber seu sal,votou numa merda de governo sabendo em quatro anos que o homem e um bosta.
    Agora Ines tá morta e tem que aguentar esse escoquer mais 4 anos.

  19. A responsabilidade por esta notícia é do eleitor do PSDB, ou seja é aquele que ingenuamente ou ideologicamente vota mesmo sabendo que isto poderia ocorrer, mas preferiu assumir o risco……a fatura chegou…..E agora?

  20. Aqui no Coplégio Rondon estamos fazendo rifas de uma cesta de Natal para poder comprar papel higiênico, desinfetantes e materiais de limpeza. Se continuar assim vamos ter que pedir uma “colaboração” dos pais de alunos para poder manter a cantina no ano que vem.
    Um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2015 para os eleitores do Beto.

  21. Esmael, tem uma epidemia de cursos sendo fechados para o Ano que vem, turmas e mais turmas estão sendo reduzidas…

  22. Mas, analisem bem R$ 5.290,00 para 1800 alunos, chegamos a um valor R$ 2,93 por aluno gente, isto é Beto Richa… o Cara, bem pelo menos deve ser eleito no 1º turno, agora mais com este secretariado…. bem duvido, que ele termine este mandato, porque se ele terminar… estaremos mortos…….

  23. Intervenção psiquiátrica!! Pelo amor de Deus façam alguma coisa, esse governador é sem noção!!

  24. Há, Há…. Adoro as maldades do governador. Tenho farta munição para atiçar a decepção dos meus vizinhos que, ingenuamente ou ideologicamente, acreditaram no blá bla´blá do piá. Bem feito, paranaenses!

  25. Eu só tenho que rir,como o eleitor paranaense é bom,apanha e gosta e vai continuar apanhando até acordar.E alguem duvida que o Richa vai fazer o sucessor,esperem e verão.

    • Gostei do BELO CALOTEIRO RICHA, mas é gostoso apesar de não ser bão, ver aonde os eleitores do Sr. Beto Richa vão enfiar as suas caras tendo em vista que nada mudou, só falta agora termos que começar a fazer vaquinha para pagar a luz do Palacio do Governo tendo a Copel como uma Estatal/Privada, é realmente este governador e seus eleitores merecem estar todos juntos no livro dos records, por conseguirem quebrar um Estado Pujante, Rico em menos de um mandato. parabens aos eleitores do Belo Caloteiro Richa.

  26. Pois bem isso foi mas um golpe baixo , alem de td isso , a banco do Brasil acabou de avisar algumas escola que o dinheiro PDDE não foi depositado e quem tinha foi recolhido p cofre do gov. caos geral escolas sem governo. Tamos sem pai e mãe. Aí não da. O pior q os núcleos ficam cobrando maior empenhos dos profissionais e intimidando diariamente as direções.

  27. Cadê a oposição? Cadê o Requião Jr., apoiando o Traiano?