Coluna do Requião Filho: à‰ possível um governo forte com mais segurança e menos marketing

Requião Filho, em sua coluna desta quinta, mergulha na filosofia de Confúcio, de 500 a.C., para salientar a importância do passado  na construção do futuro; ao fazer uma verdadeira autópsia na segurança pública do Paraná, que sofreu com falta de equipamentos e gasolina, o colunista especialista em políticas públicas afirma: "Vejo a manipulação do marketing que mente, maquia, ilude"; Requião Filho defende modelo de polícia cidadã com autoestima, democrática, equipada e inserida no contexto social;  leia o texto e compartilhe.

Requião Filho, em sua coluna desta quinta, mergulha na filosofia de Confúcio, de 500 a.C., para salientar a importância do passado na construção do futuro; ao fazer uma verdadeira autópsia na segurança pública do Paraná, que sofreu com falta de equipamentos e gasolina, o colunista especialista em políticas públicas afirma: “Vejo a manipulação do marketing que mente, maquia, ilude”; Requião Filho defende modelo de polícia cidadã com autoestima, democrática, equipada e inserida no contexto social; leia o texto e compartilhe.

Requião Filho*

“Conta-me o teu passado e saberei teu futuro”, cravou o sábio chinês Confúcio, vinte e cinco séculos atrás.

Há milênios o pensador nos impulsiona num revoar de reflexões, nunca velhas, nunca ultrapassadas. E ainda há aqueles que não aprenderam.

Apreciadores de mordomias vivem muito bem o presente, mas desprezam o passado e as histórias de bons exemplos.

Quando olho a situação da segurança pública do Paraná, me assusto, cada dia mais, com o que infelizmente vejo, ouço e sinto.

Vejo a manipulação do marketing que mente, maquia, ilude.

Vejo a polícia imobilizada seguindo modelos ultrapassados, que acaba por não conseguir prestar seu serviço de forma democrática e eficaz.

Vejo que a segurança pública precisa ser discutida por quem a entende e por pessoas abertas ao diálogo com a população, que compreendam a exclusão social e os fatores que geram a violência. à‰ necessário aproximar o policial do cidadão.

Não se pode perder de vista que a questão da segurança encontra-se diretamente relacionada à  oferta e qualidade de emprego, moradia, saneamento, asfalto, saúde, educação e, especialmente, à  valorização e reconhecimento da corporação que defende a população. Por esta razão, é necessário garantir-lhes condições dignas de trabalho.

Almejo como todos a viabilização de uma polícia cidadã e efetivamente parte e perto do povo. Uma polícia de todos, do Abranches ao Tatuquara, de Paranaguá à  Foz do Iguaçu, de General Carneiro à  Jardim Olinda. A polícia da mobilidade e do movimento, cotidianamente ao lado da população, trazendo o Estado para os caminhos do equilíbrio e do pacto pela paz.

Idealizo, ainda, uma segurança pública de diálogo franco, sincero e objetivo, envolvendo todos os setores da sociedade na busca por soluções que diminuam o conflito de classes, a miséria e a falta de perspectiva que geram a violência e abrem as porteiras para a criminalidade.

Gostaria de ver em franco funcionamento uma polícia da democracia e da eficiência, de porta em porta, do atendimento imediato por celular na mão do policial militar. à‰ necessário que o policial seja valorizado e humanizado, devidamente armado, orgulhoso por pertencer a corporação, sustentado moralmente por um governo forte e corajoso que lhe ampara na luta contra o crime, com salários em dia, embarcado em viaturas abastecidas e bem mantidas, alimentado e, podendo contar com os animais da corporação, pronto para o combate.

A polícia pode, conforme já ocorreu no passado, estar de fato perto do povo e por ele trabalhar, a exemplo do que outrora ocorreu no bairro Zumbi dos Palmares, em Colombo, onde havia patrulhamento ostensivo, asfalto novo, moradia digna, mercearia abastecida, cidadão feliz vez que longe da enchente e do barraco de lata, o qual podia sorrir com dignidade. Antes um bairro violento e abandonado, ganhou nova vida. Este é um exemplo de uma mudança para a construção de um Estado melhor e é a prova de que, quando existe vontade política, vidas podem ser transformadas.

O exemplo acima mencionado é a prova de que é possível se levar urbanização, saúde e estímulo a todos os cantos, fazendo renascer a honra de ser paranaense e pertencer a uma comunidade cheia de dignidade e com espaço para o crescimento e o desenvolvimento sustentável.

Assim, seguindo os bons trilhos já percorridos no passado, espero que o futuro, nos reserve o desenvolvimento e o dinamismo honesto e sincero que nos estimula e faz crescer.

Deste modo, eu, assim como todo o povo, sonho com um governo humilde, verdadeiro, democrático, reto, dinâmico e comprometido com a realidade da população e que por ela trabalhe, trazendo segurança plena e promovendo a verdadeira justiça social.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Requião filho quem é voê para falar sobre segurança se seu pai no mês de fevereiro NÃO votou a favor da maioridade penal para 16 anos de idade juntamente com a corja do PT e Psol cobre do seu pai mudar de lado para não fazer propaganda enganosa novamente.

  2. No final o menino requião fala de governo humilde. Humildade é a característica número 01 dele, do pai e do primo.
    Será que algum dia, eles foram considerados arrogantes, grosseiros, e truculentos?

  3. Esqueceram do NEPOTISMO, das falcatruas do porto de paranagua, da super gestao Delazari, Requiao teve sua chance, esta a anos mamando em cargos publicos, achou uma brecha para se promover nos pontos fracos do governo atual. Faça propostas, dobre o salario dos praças da PM, plano de carreira, assim conseguirá se reeleger…. fora isso vem a guarda municipal, equipada, desmilitarizada,organizada, pequena, enxuta, pm esta com seus dias contados vão voltar a cuidar do Banestado, ops, Banestado não existe mais ,ahhh bota eles pra cuidar do pedágio ou dos cavalos da granja. kkkkkk

  4. Por este motivo não da para votar no Requião e Tambem no atual governo. Vamos arriscar mudar com a Gleisse

  5. Cara: É duro mas tenho que concordar com esse requiazinho. O tal Requião pai é grosso feito pinheiro mas não há comparação com o playboy de prédio almofadinha. O atual governo é um fracasso. Parabéns pelo belo artigo e pela comparações. O que fazer? Volta Requião…não há outra opção…

  6. Requiao teve sua sanche de mostrar serviço emoito anos de mandato e nada fez, a nao ser criar cavalos de raça com o dinheiro publico, agora vem com este papo de que vai fazer isto e aquilo, a unica coisa que o mamona sabe fazer e muito bem , sao promessas e deixa-las decumprir.

  7. Vejo vários cargos em comissão e outros tantos que devem receber a FPP… Compreensível… não querem perder a teta… Enquanto isso, a tropa que trabalha na rua passa fome e frio….

  8. REQUIAO FILHO DIZ QUE TEMOS QUE VER O PASSADO DE CADA CANDIDATO,,E BEM POR ISSO QUE O POVO ESTA PROCURANDO DEIXAR COMO ESTA. POIS SE FOR VER O QUE REQIAO FEZ EM OITO ANOS, E O QUE BETO FEZ EM QUATRO ANOS , BETO DA DE DEZ A ZERO EM REQUIAO. POR ISSO SOMOS SEMPRE BETO

  9. Vixi… ainda com essa falação sobre segurança? ninguém aguenta mais essa conversa. A família tem a fórmula para salvar o Estado do Paraná? só descobriram agora? O pai exerce mandatos eletivos (desde a vida inteira)… e não resolveu a parada??? aaara! pare com isso…! deixem-nos em paz!!!

  10. babaca igual o pai, farinha do mesmo saco.

  11. governo forte é o Estado pagar as constas dos cavalos do governador,governo forte é mandar invadir pedagios,
    mandar invadir centros d epesquisas, governo forte é mandar prender agricultores qeu plantaram soja transgenica, governo forte é nao receber ninguem no palacio,governo forte é um governo que larga o Estado quebrado, destruído,
    vai comer mamona.

  12. Política é assim: Vai pra lá e vem pra cá, e cada resvalada nos neoliberais, uma privatizadinha ao capital externo; “Precisamos amadurecer muito na política para não continuarmos sendo “roubados” por essa corja de representantes internacionais!; “Privatização é solução para situações fabricadas em prol do golpe contra o povo e em favor das multinacionais”;
    “Globalização”, é a mescla de sociedades internacionais entre as multis, para promoverem remessas de dólres que figuram como ativos no FED sustentando o Império da Morte,,, e, para imporem seus caprichos aos governetes que os servem; “Aliás, burros governetes, mentecaptos governetes a serviço da corrupção “vantajosa”;

  13. SEGUNDO PESQUISAS DE ÓRGÃOS, ENTIDADES E NÚCLEOS QUE ELABORAM ESTUDOS SOBRE A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE O PARANÁ É CONSIDERADO O ESTADO MAIS VIOLENTO DO SUL DO BRASIL E CURITIBA COM SUA REGIÃO METROPOLITANA ESTÁ ENTRE ÁS 3 MAIS VIOLENTAS SÓ PERDENDO PARA SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO!

    Esmael e demais se alguém duvida sobre a má administração, o fracasso, a decadência e a crise na área de segurança pública no Paraná na era desastrosa do desgoverno da extrema direita capitalista neoliberal de Beto Richa (PSDB), analisem o que a imprensa nos informou nestes anos do seu atrapalhado mandato, ou seja:

    “Paraná tem duas entre as cinco cidades mais violentas do país!”
    http://www.gazetadopovo.com.br/pazsemvozemedo/conteudo.phtml?id=1203377

    “Curitiba é a sexta capital mais violenta do país
    São 56 assassinatos por mês para cada 100 mil habitantes. O lugar mais perigoso da capital paranaense é o bairro Cidade Industrial.”
    http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/07/curitiba-e-sexta-capital-mais-violenta-de-pais.html

    “Curitiba manchada de sangue, devido a guerra entre traficantes de drogas pelo controle e domínio do tráfico na cidade e arredores! Já há troca de tiros e execuções entre bandidos com uso de fuzis e metralhadoras!”
    http://revistaideias.com.br/ideias/materia/curitiba-manchada-de-sangue

    • ESMAEL E DEMAIS A REALIDADE E ÁS RUAS DIZEM OUTRAS COISAS MAIS PREOCUPANTES!

      Requião Filho, disse:
      “Vejo a polícia imobilizada seguindo modelos ultrapassados, que acaba por não conseguir prestar seu serviço de forma democrática e eficaz.”™
      Realidade:
      a)A PM do Paraná foi muito desvalorizada e humilhada pelo PSDB e no governo da extrema direita de Beto Richa causando grandes indignações, revoltas com quase greves e desestímulos na base trabalhadora que são os Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados pelos seguintes motivos:

      “Governador Beto Richa não quer PMs com estudo porque eles “se insubordinariam” contra os seus comandantes e o governo devido o alto grau de informação intelectual!”
      http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/richa-nao-quer-pms-com-estudo-porque-eles-se-insubordinariam/

      “Falta de investimento no Hospital da PM por parte do governo de Beto Richa esquenta o tempo na Polícia Militar!”
      http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?id=1187957

      “Viatura da polícia sem combustível é puxada por bois no interior do Paranᔝ
      https://www.esmaelmorais.com.br/2014/02/viatura-da-policia-sem-combustivel-e-puxada-por-bois-no-interior-do-parana/

      Requião Filho, disse:
      “Vejo que a segurança pública precisa ser discutida por quem a entende e por pessoas abertas ao diálogo com a população, que compreendam a exclusão social e os fatores que geram a violência. É necessário aproximar o policial do cidadão. Não se pode perder de vista que a questão da segurança encontra-se diretamente relacionada à oferta e qualidade de emprego, moradia, saneamento, asfalto, saúde, educação e, especialmente, à valorização e reconhecimento da corporação que defende a população. Por esta razão, é necessário garantir-lhes condições dignas de trabalho. Almejo como todos a viabilização de uma polícia cidadã e efetivamente parte e perto do povo.”
      Realidade:
      Na maioria das vezes a população protege o traficante e o bandido na favelas e nas periferias das grande cidades, pois os mesmos financiam serviços sociais que o estado não faz! Ninguém se iluda com vagabundo, pois elegem presidentes de associação de moradores e vereadores! E policial sério e bem informado não vai perder tempo com conversa que será jogada fora! Vai participar sim de operações e progressões policiais par prende bandidos nestas aéreas!
      https://averdadenosfatos.wordpress.com/category/codigo-penal-bandido/

  14. 99,9999% DA POPULAÇÃO NÃO POSSUI CAVALOS E O RESTANTE QUE POSSUI OS ALIMENTAM COM RECURSOS PRÓPRIOS E NÃO DO POVO. ONDE ESTÃO OS CAVALOS DE VOSSO PAI? PODE RESPONDER PRA GENTE TENTAAR GOSTAR DE VOCÊ UM POUQUINHO?

  15. Enquanto vcs discutem… a criminalidade vai aumentando… e todos nós sabemos o porque disto.

  16. O Requião foi sem dúvida o melhor Governador do Paraná.

  17. “…sonho com um governo humilde, verdadeiro, democrático, reto, dinâmico e comprometido com a realidade da população e que por ela trabalhe, trazendo segurança plena e promovendo a verdadeira justiça social…”””????

    O nobre rábula poderia me indicar algum nome de candidato a governador que se encaixa neste perfil?
    1) Humildade certamente não é o exemplo que ele tem em casa;
    2) Reto: vide porto de Paranagua administrado pelo titio cabeça branca dos dólares do guarda roupa;
    3) Dinâmico: vide portos de SC e Santos que agradecem até hoje o ex governador fanfarrão
    4) Preucupado com a população: Ahhhh pára né…vai matar de rir o pessoal que lê sua coluna;
    5) Segurança Plena: ingual aquela segurança que seu pai fomentou quando assumiu como secretário de segurança, sendo governador, ou vice versa, enfim, não deu nada certo: nem um nem outro;
    6) Justiça Social: Faz assim Mamona Junior, volta pras aulas de OSPB dos padres franciscanos e aprenda a ser homem de verdade.

  18. Almofadada, vc parece q tem memória curta. Vc se esqueça do quão foi maravilhoso o diálogo que seu pai e o secretário de segurança dele, o delazari, travou com a sociedade e a polícia. Cara de pau, vcs promoveram a truculência, o desrespeito e a humilhação sobre todos os integrantes das policiais. Não temos memória curta seu moleque. Pia de prédio.

    Seu pai e o secretário dele respeitaram tanto os policiais que lhes davam uns cacos de parati, sem conforto nenhum, para o trabalho policial. Quando se pedia para comprar viaturas com ar condicionado, já que pm patrulham regiões que no verão a temperatura beira os 35 graus, diziam que isso era viadagem. Olhe para o padrão de viaturas adquiridas pelo governo Beto Richa e vê se aprende um pouco sobre respeito aos policiais.

    Seu pai em oito anos de governo (2003-2010) teve a pachorra de contratar só cerca de 5900 pm, ao passo que Beto Richa em quatro anos (2011-2014) já contratou mais de 6 mil pm e cerca de 2 mil policiais civis, sem contar que até o final do ano ainda serão incorporados mais 2,5 mil novos pm.

    Isso é respeito.

    Respeitar a população e dar condições dignas para polícia trabalhar, para redução da violência como estamos vendo.

    Respeitar a população e não desviar recursos oficiais para tratar e alimentar cavalos particulares.

    Respeitar a polícia e pagar salário decente. Quando seu pai deixou o governo um soldado g as recebia salário bruto de R$ 1800,00 e hoje esse mesmo pm tem salário de R$ 3600,00.

    Quer discutir respeito, então faça primeiro a lição de casa.

    • Esse governo atual em questão de salário só favoreceu os oficias e os praças ficaram a ver navio. Aliás só a ajuda moradia do judiciário(R$4000,00) é maior que o salário do soldado.

    • Perfeito Paulo! E ele não desrespeitou apenas os policiais, mas sim todo o povo Paranaense… De Prefeitos a cidadãos comuns… Quem foi contra suas idéias ou lhe fazia críticas era agredido verbalmente e até fisicamente por e agora vem com papo de democracia e humildade ? Hipocresia pura… Sem contar as promessas não cumpridas a começar pelo Pedágio que foi símbolo da campanha deste incompetente e ao assumir o gover o Pedágio aumentou… Ele teve 8 anos de mandato e conseguiu ter números bem inferiores ao Beto Richa em 4 anos… Da segurança pública ao pagamento dos Precatórios… Esse cidadão conseguiu ser o único Governador no PAÍS A SOFRER INTERVENÇÃO FEDERAL em seu Governo…. Ninguém lembra disso ? Espero que o povo se baseie nos números e não em discursos falsos de um hipócrita que teve um péssimo governo frente ao nosso Estado!

    • Paulo Nascimento pergunte para os soldados qual governo eles preferem o que mente que está tudo maravilha e deixa a Policia sem combustível, sem jaqueta ou o governo Requião que valoriza os funcionários públicos? Volta Requião o Paraná precisa de você!

    • Ao ler respostas como essa do Paulo Nascimento acho que ele estava em outro Estado.Não há duvidas que o governo que mais investiu em segurança foi o governo Requião.Quem não enxerga isso são os míopes de plantão que não tiveram moleza ou que viram suas rapinagens serão eliminadas da policia.Austeridade e firmeza foram as marcas do Governo Requião.Quanto ao Requião Filho, quero dizer que o menino tem a capacidade de ser uma nova alternativa para acabar com os vendilhões que ocupam as cadeiras da assembléia para se lambuzarem das benesses do poder.Requião filho tem o DNA do Pai,DNA de quem tem a politica nas veias e será um ótimo deputado.