Sergio Souza condena ‘xenofobia’ contra médicos estrangeiros

Agência Senado

Senador do PMDB-PR também classificou como corajoso e ousado o lançamento do programa Mais Médicos, que considera uma resposta expressiva do governo à s demandas do povo expressas em protestos de rua.
Senador do PMDB-PR também classificou como corajoso e ousado o lançamento do programa Mais Médicos, que considera uma resposta expressiva do governo à s demandas do povo expressas em protestos de rua.
Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), o senador Sergio Souza (PMDB-PR) classificou como corajoso e ousado o lançamento do programa Mais Médicos, que considera uma resposta expressiva do governo à s demandas do povo expressas em protestos de rua. O parlamentar condenou manifestações de “xenofobia” contra a vinda de médicos estrangeiros, ressaltando que o programa reduz a carência de profissionais verificada longe dos centros urbanos.

– Mais de 10% dos municípios brasileiros não tem um médico sequer para atender a seus habitantes – salientou.

Para Sergio Souza, em geral os médicos não querem ir para o interior por uma “questão lógica”, e lembrou que no Paraná – tido como “estado rico” – muitos prefeitos se inscreveram no programa pedindo médicos para seus municípios.

Ele disse ser natural da democracia a oposição ao Mais Médicos, mas considerou xenofóbica a rejeição à  vinda de profissionais do exterior para o preenchimento de vagas não ocupadas por brasileiros. O senador ainda declarou serem improcedentes as acusações de “trabalho escravo”, especialmente com relação aos médicos cubanos, ao assegurar que os estrangeiros gozarão de todos os direitos para o exercício da profissão no país.

Sergio Souza manifestou apoio à  proposta de incluir na PEC do orçamento impositivo a obrigatoriedade de destinação de pelo menos 40% das emendas parlamentares ao setor de saúde. Ele disse esperar que o governo e o Congresso continuem enfrentando os desafios necessários para que o Brasil tenha um serviço de saúde que atenda à s demandas com qualidade e agilidade.

Deixe um comentário