Paraná Pequisas: Ratinho Júnior venceria Beto Richa em Curitiba e região

por Chico Marés, via Gazeta do Povo

Ratinho Júnior (PSC), secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, segundo levantamento da Paraná Pesquisa, divulgado pelo jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo, já "engole" o governador Beto Richa (PSDB) e a ministra Gleisi Hoffmann (PT) em Curitiba e na região metropolitana.
Ratinho Júnior (PSC), secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, segundo levantamento da Paraná Pesquisa, divulgado pelo jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo, já “engole” o governador Beto Richa (PSDB) e a ministra Gleisi Hoffmann (PT) em Curitiba e na região metropolitana.
Após ser o outsider! (candidato de fora dos grandes partidos) que chegou ao segundo turno da eleição de 2012 para a prefeitura de Curitiba, Ratinho Jr. (PSC) pode repetir a façanha em 2014 caso se candidate ao governo. Atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, ele aparece tão forte nas pesquisas quanto os opositores mais tradicionais do governador Beto Richa (PSDB). E chega a superar o governador nas intenções de voto na região de Curitiba em todos os cenários em que aparece.

Na sexta-feira, em entrevista à  Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, Ratinho Jr. disse ter interesse em ser candidato a vice na chapa de reeleição de Richa. Nos próximos dias, peemedebistas do Paraná pretendem inclusive convidá-lo a se filiar ao PMDB para que seja o candidato a vice. Com Ratinho na chapa e filiado ao PMDB, Richa se fortalece e tira dois possíveis adversários da disputa de 2014: o próprio secretário e o senador Roberto Requião (PMDB).

O cientista político do grupo Uninter Luiz Domingos Costa avalia, porém, que Ratinho é uma incógnita na eleição. Apesar de hoje estar no governo Richa, já foi aliado do PT e tem um projeto político próprio, descolado de qualquer outro grupo político do estado. Portanto, não seria impensável um cenário no qual ele saia candidato !“ o que pode ser positivo para a oposição ao governador.

Costa avalia ainda que uma possível candidatura a vice de Ratinho pode ser prejudicial a ele em duas situações: no caso de derrota eleitoral e de um governo que chegue ao fim do mandato mal-avaliado. Para ele, caso Ratinho decida ficar no grupo de Richa, a aposta mais segura seria uma candidatura a deputado estadual ou federal !“ especula-se que ele pode voltar à  Assembleia.

Recall

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que Ratinho tem um bom potencial eleitoral. Para ele, os números mostram que o secretário tem uma avaliação boa em Curitiba e teve um bom recall! (lembrança) dos seus eleitores na região da capital !“ ou seja, já tem votos mais fidelizados. O que pode minar sua competitividade é a rejeição, que está em 20% do eleitorado paranaense !“ menor apenas que a do senador Roberto Requião (PMDB), que é de 34%. Hidalgo avalia, entretanto, que uma rejeição nesse patamar não chega a ser um impeditivo a uma eventual candidatura.

Economia

Deixe um comentário