Curitiba é a catacumba do samba e o túmulo do ‘Black Bloc’?

Fracassou a manifestação do
Fracassou a manifestação do “Black Bloc” hoje em Curitiba; movimento ganhou projeção em todo o país, mas aqui, no mausoléu ou túmulo do samba, não prosperou o protesto anarquista; a justificativa da organização foi que a grande quantidade de policiais intimidou as pessoas!.
“Se São Paulo é, como atiçou Vinicius de Moraes, o túmulo do samba, o que é então Curitiba? O mausoléu do samba? A catacumba do partido-alto? “, perguntou certa feita o jornalista e escritor Nirlando Beirão, lembrando que a capital paranaense não costuma fazer carnaval de rua.

Hoje essa questão de Nirlando voltou à  baila diante do fracasso do 1!º protesto Black Block de Curitiba. Não é que bateu na trave?

“Poucas pessoas compareceram no ato pela Desmilitarizaçao hoje, não sabemos se a grande quantidade de policiais intimidou as pessoas ou se não querem uma melhor reestruturaçao da policia militar. Entretanto, não desistiremos, estaremos sempre dando apoio as manifestações e aos outros estados em luta”, lamentaram os organizadores em sua página oficial no Facebook, referindo-se ao protesto que foi convocado para esta noite.

Acho precipitado dizer que Curitiba é o mausoléu do samba. Os neoliberais vieram com esse papo no início dos anos 90 dizendo que, na capital do Paraná, além de não existir samba, também não existia esse negócio de greve. Pronto. Recentemente, houve mais greves e mais conquistas aqui nas montadoras de carro que no ABC paulista. Só para ficar em um exemplo.

Não vou entrar no mérito da manifestação ‘Black Bloc’ que fracassou hoje. Mas achar que tudo termina em pizza é reduzir a complexidade dos problemas da sociedade. à‰ precipitado achar que os anarquistas não vingam aqui, da mesma forma é um erro não considerar a existência dos nazifascitas.

Esses movimentos !“ sejam eles do bem! ou do mal! !“ funcionam à  margem da sociedade capitalista de consumo e à  margem da institucionalidade. Talvez poucos compreendam isso.

Economia

Deixe um comentário