2014 vem aí: Requião diz que Richa faz um governo de “plágios” mal feitos

Roberto Requião, pré-candidato ao Palácio Iguaçu em 2014, afirma que sucessor Beto Richa, na falta do que mostrar,
Roberto Requião, pré-candidato ao Palácio Iguaçu em 2014, afirma que sucessor Beto Richa, na falta do que mostrar, “capitaliza” programas de seu governo terminado em 2010; senador peemedebista diz que tucano faz um governo de plágios! mal feitos, citando folheto divulgado esta semana como encarte na revista Veja; dentre os programa requianistas citados por Richa estão salário mínimo regional, trator solidário, merenda escolar, luz fraterna e tarifa social da água, etc. Se é copia, perguntam os correligionários do senador do PMDB, por que não voltar com o original?
Junto com a revista Veja desta semana foi entregue aos assinantes um panfleto intitulado O Paraná que nos orgulha!, feito pelo governo Beto Richa (PSDB) e impresso pela Imprensa Oficial. O material traz números de programas e ações do governo com um detalhe: grande parte do que é citado ainda é herança da gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB-PR) ou programas do Governo Federal.

Ao comparar números da economia, o panfleto usa como base o ano de 2012, segundo ano da gestão Richa. Até porque, na comparação com 2010, último ano da gestão Requião, os índices são inferiores. Em oito anos, a gestão Requião viu o Paraná abrir mais de 800 mil vagas de emprego com carteira assinada.

O material exalta o salário mínimo regional, sugerido por Requião em 2006 e aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. Mesmo o menos salário pago no Paraná !“ que é de R$ 882,59 !“ ainda é R$ 204,59 maior que o salário mínimo no Brasil!, diz o texto.

Uma das tristes marcas da atual gestão é a volta da fila de caminhões com destino ao Porto de Paranaguá. Problema comum na gestão Lerner, foi resolvido por Requião com uma nova logística, reconhecida e premiada pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), edição 2006. No entanto, o panfleto comemora o fim das filas.

Cidadania – O Luz Fraterna foi instituído pela Lei Estadual 491, de 11/09/2003 para beneficiar as famílias de baixa renda residentes no Paraná com a quitação de sua conta de luz. No Governo Requião, cerca de um milhão de pessoas foram atendidas. A Tarifa Social da Sanepar foi reativada e chegou em 2010 com 210 mil famílias beneficiadas.

Outro projeto de sucesso do Governo Requião, o Paraná em Ação, também é usado pela atual gestão. Com início em 2004, a feira oferece vários serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde, serviços judiciários e extrajudiciários. De 2004 a 2010, foram realizadas 89 edições. Mais de 230 mil documentos foram confeccionados; 1,5 milhão de atendimentos na área de saúde; 1,2 milhão de atendimentos na área jurídica; e cerca de 10 mil casamentos.

Economia

Até mesmo o ITCG – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente criada pela Lei 14.889/05 com objetivo de promover a inclusão social de proprietários rurais por meio da demarcação de terras !“ é citado.

Agricultura – O programa Trator Solidário, criado pela Lei 15.605/2007 e regulamentado pelo Decreto 1.444/2007 também é “capitalizado”. O programa viabiliza a compra de tratores a preços em média 35% abaixo aos de mercado e a compra do trator é convertida em equivalência- produto. Até 2010, quase cinco mil tratores foram entregues.

O Fundo de Aval também aparece no material publicitário. Pioneiro no Brasil, foi criado na gestão Requião especialmente para atender os micro e pequenos agricultores rurais que necessitam de financiamento bancário para produzir, mas não dispõem de garantias para oferecer.

Agricultura familiar na merenda escolar também não é novidade. Desde 2010, 30% dos alimentos para a merenda escolar passaram a vir da agricultura familiar, conforme determinação da Lei Federal 11.947.

Deixe um comentário