Veja como foi a marcha da RPC contra políticos no TC

A RPC TV tentou pegar uma carona hoje na despolitização ao estimular marcha contra os políticos no Tribunal de Contas do Estado (TC). Talvez o mais desavisado não saiba ainda que todos nós somos políticos do primeiro ao último suspiro.

Pode-se questionar a idoneidade deste ou daquele político, mas a generalização é ruim para todos — para gregos e baianos — e um péssimo para a democracia. O senso comum deseduca politicamente.

A campanha contra os políticos de forma geral é um desserviço à  sociedade, antidemocrático, ação que privilegia a burrice.

Se o grupo RPC é contra a indicação dos deputados Fábio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM), não tem problemas, que o faça explicitamente. Também não tem problema algum assumir preferência pelo advogado e professor Tarso Cabral Violin.

Agora, não concordo com a despolitização das massas em hipótese alguma. Afinal, eu também sou um animal político.

53 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just newbie to blogs and truly liked this web blog. Most likely I’m likely to bookmark your site . You certainly come with fantastic posts. Thanks for revealing your website.

  2. deixar bem claro nao morro de amor por nenhum desses deputados…agora tambem nao sou afavor desse grupo de manipulacao chamado RPC…que vive exclusivamente de extorsao do dinheiro publico mordendo governo,prefeituras,camaras, e outros orgaos…

  3. É, não adianta, o caminho mesmo é a revolução e prender TODOS os envolvidos em qualquer maracutaia na vida.

    É sujo falando de mau lavado, e grupos brigando pra ver quem rouba mais.

    Paraná, o Nordeste dentro do Sul.

  4. Correto o Gente Contratada. Tava pronto prá fazer o mesmo comentário. Agora só me resta assinar em baixo.
    E dos que se colocam contra a Globo, a RPC, 99 por cento o fazem, assistindo-a.

  5. Estive na marcha, muito cuidado, pois dentre os candidatos havia um senhor ligado ao partido dos trabalhadores(o que é justo e legal), que julgava-se já eleito e comentava com uma correligionária que agora seria sua vez, Prof Tarso, ou seja a Ministra já fundamenta sua base no TCE para o futuro como vimos no caso federal , o PT sempre planta suas raízes a longo prazo.Mas concordo vivemos numa democracia partidos políticos são fundamentais, o importante colocado na marcha era com relação a qualificação dos futuros conselheiros e sem sombra de duvida a inscrição destes 45 corajosos é um avanço na participação direta da população.

  6. Já perceberam que o pessoal que faz comentários em favor do Dep. Fábio Camargo, em sua esmagadora maioria, só faz sua postagem após as 23 horas ou de madrugada? Por que será? Vários nomes com o mesmo texto, sem sobrenome, passando a idéia realmente que se trata de gente paga para isso ou daqueles pessoal que é pago pelo deputado para trabalhar na CNT. Dá para imaginar um conselheiro investigando uma situação dessas, sendo que ele mesmo praticava o ilícito? Sandor Mendes

  7. O Esmael. Acho que a marcha foi contra os políticos despreparados para o cargo. Aliás o terceiro candidato que “atualmente” não é político também o é.
    Mas falando sério. Sabemos qual será o escolhido. Dizem que é melhor assim pois ele prejudicará menos o Estado do Paraná, já que é melhor ficar na sinecura inoperante do que na Assembléia. Não concordo com essa opinião, na Assembléia ele precisa se manter dentro de certos limites já que precisaria se reeleger. Já na TCE ele não faria nada e todos nós pagaríamos pela sua aposentadoria prematura.

  8. Se for pra tirar todos do TC eu vou!

  9. RPC é cria das politicagens mais encardidas desse nosso Paraná,poder conseguido puxando o saco do poder imposto dos coronéis de todos bastante conhecidos,cresceu muito durante o governo militar,quem é daqui sabe.Muitos os cadáveres em seus armários

  10. Quanto comissionado aqui, dando pitaco bando de PUXA SACO alguns advogados falidos querendo fazer media com o pai do HOMI, vão trabalhar seus fracassados, quem sabe amanhã depois não precise mais puxar o saco de ninguém.

  11. Que vergonha da RPC. Um tiro no pé!!!

    • Vergonha é apoiar a CORRUPÇÃO!!!!
      Afinal, político investigando político acaba sempre em corrupção!

  12. A RPC levou uma invertida ao tentar pegar carona na eleição ao TC e organizar o tal protesto pífio.

  13. A RPC quer se aparecer a todo custo promovendo campanhas demagógicas.

    • Demagogia é acreditar que os políticos vão investigar as contas do governo corretamente de forma imparcial. NÃO SOU SIMPATIZANTE DA RPC, entretanto, apoio totalmente a manifestação.

  14. Fizeram tanta onda, tanto movimento nas redes sociais e campanha ferrenha da RPC e o resultado foi o número “expressivo” de 300 pessoas ( é que cada uma das trinta que compareceram valiam por 10).

  15. Esse grupo RPC se julgam mais importantes do que a notícia.

  16. O processo da eleição é claro e democrático; qualquer pessoa pode se candidatar ao TC desde que atenda aos pré-requisitos necessários. E todos os 45 candidatos são capazes, mas eu acredito que o mais preparado de todos é o Fabio Camargo.

  17. Todos nós somos animais políticos! Segundo a Wikipédia “Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.” Logo, uma manifestação pública, como as que vem acontecendo pelo país pelos nossos direitos, também é uma manifestação política mesmo que sem a bandeira de partidos. Mas, deixando de lado discussões filosóficas, estamos contra a “politicagem” que tomou conta do país juntamente com seu clientelismo, nepotismo e favorecimentos. E, se as eleições para conselheiro do TC fossem democráticas, não teria deputados sendo eleitos por votos de deputados e sim, seria a população ou os próprios funcionários do TC que votariam em seu conselheiro. Acho válido o manifestos destas pessoas para chamar atenção para esta pseudo democracia que acontece para eleger conselheiros para o TC. E eles vão ter um emprego vitalício ganhando a mesma coisa ou mais que um deputado e sem o voto popular!!!

  18. gente abram os olhos tem muita podridao por traz desse grupo rpc por isso esse medo que o dep.fabio camargo ganhe para o tribunal de contas chegaram ao ponto de lancar um candidado que coisa mais feia…

    • O Fabio Camargo sabe que o grupo RPC tem muito para explicar aos paranaenses, por isso essa perseguição sem tamanho contra ele.

      • Realmente no caso dos fantasmas muito gente tem que explicar,

      • Não importa quem levanta a bandeira, quando a causa é justa devemos apoiar! É inconcebível o povo aceitar os deputados fingindo que investigam as contas do aliados no Tribunal de Conta (Faz de Conta). O povo acordou e não aceita mais esta BARBARIDADE.

  19. ola esmael,l parabens pelo que voce colocou aqui verdadeira persequicao deste grupo de comunicacao qu tenta fazer as pessoas de Otario…usando as e fazendo de massa de manobra…tamanho disispero que medo e esse do fabio camargo que jogo sujo dessa impensa marrom.

    • Não confunda prevenção com medo!

    • Joice,
      jogo sujo acontece, quando os deputados fazem de conta que investigam as contas dos aliados. Político investigando políticos, só tem um resultado: CORRUPÇÃO!!!!!!!

  20. Mentira tem perna curta. Isso bom pra aquele professor quase desempregado aprender, as portas se fecham para os canalhas.
    Vai perder e, ficar no olho da rua.
    Qual cliente que vai desejar um defensor assim?
    O jeito é pedir emprego na assessoria jurídica da RPC.

  21. Ate no supremo tribunal existe corrupção. joaquim Barbosa viajou para assistir o jogo do brasil,nas custa dos cofres publicos.ele gasta o meu e o teu imposto. e voce morre por ele.segundo o stf ,joaquim barbosa não tinha no riode janeiro ,nem uma agenda oficial.se ele pode os deputados tambem pode….

  22. Legal o Reiner nossa cria do PV mobilizou bastante gente, bancou as faixas, até a bicecletinha estilo Galdino ele tem .. é ….

  23. Esmael, não entendi.

  24. O Esmael BABANDO OVO pra RPC ( A tal velha Midia )

  25. Acompanhei de perto o pequeno grupo que se manifestava. Terei que fazer uma reportagem pro canal 12 e não tem imagem nem depoimento. Tinha um chato de terno com megafone que gritava palavras de ordem meio sem nexo. To preocupada em pegar uma gripe. Fui pra casa tomar um chá e colocar meu cachecol!!!

  26. Agora, Esmael, você foi extremamente lúcido. Faltou dizer o seguinte, a eleição para a vaga ao TC da ALEP é a mais democrática que existe! Qualquer louco que preencha os requisitos pode se inscrever tranquilamente! E os deputados votam mais tranquilamente ainda, de forma secreta, sem pressões de quem quer que seja. Essa manifestação da RPC realmente foi a coisa mais estúpida do mundo…

  27. Foi um traque apenas. Nem barulho fizeram. Pura perseguição.,São 45 candidatos. nada mais democrático!!!!

    • Nada mais democrático?!
      Só se for na cabeça dos menos avisados!
      Seria democrático se a escolha fosse baseada em critérios técnicos, não em politicagem. A escolha não passa de uma eleição de cartas marcadas onde TODO MUNDO já conhece o vencedor, as inscrições foram abertas para cumprir o protocolo e enganar os menos avisados. O deputado Fábio Camargo já se considera o novo integrante do TCE, pois o governador Beto Richa já fez a sua escolha e mobilizou a bancada governista. A grande maioria dos deputados paranaenses estão muito mais preocupados em concretizar o desejo do governador e representar os financiadores de suas campanhas eleitorais como as concessionárias de pedágio por exemplo do que a vontade do povo paranaense. “Os representantes do povo” não se preocupam com a vontade popular, não estão preocupados se a população não quer um deputado como conselheiro do TCE, não estão preocupados se a população que é roubada nas cancelas de pedágio deseja uma CPI, não estão preocupados com os projetos 171 do governo ( C.U. e Tudo Aqui Paraná), ou seja, não estão nem aí com a população e o interesse público!

    • Dos mais de 40 candidatos os primeiros a serem descartados da possibilidade de integrar o TCE, deveria ser os 2 deputados: Fábio Camargo e Plauto Miró, pois além de estarem respondendo processo por improbidade administrativa, como julgariam com a isenção os seus colegas?
      Políticos investigando políticos, termina sempre em corrupção.

  28. Pelo que entendi, eles pedem para que POLÍTICO não julguem POLÍTICO … TA ERRADO???

  29. Tá perdidão??? A atitude de protestar é política, não sei do que você reclama. E reclamar dos picaretas, também é política. O que não se enquadra como política é roubar o povo, o eleitor, etc…

  30. Eu não enxergo essas massas politizadas que o Esmael fala… Vejo um monte de gente “na sala de jantar, que estão ocupadas em nascer e morrer”….
    É só ver os números dos blogs que falam de novela e vida de artista, os números de acesso são muito maiores que os de política…

  31. tirei o carro da rua. Levei as crianças pra casa da sogra. Preocupado com a grande manifestação. Deu 80 pessoas. Agora terei que enfrentar a sogra mais tarde. Que coisa!!!

    • Enquanto voce está com a sogra ,ela cuida prá voce não levar chifres.

    • Que pena que o movimento não foi maior, pois a causa é justa!
      Porém, sabemos que a maioria ABSOLUTA da população paranaense não quer um deputado fazendo de conta que investiga as contas dos políticos corruptos!