“Torcida organizada” de Richa põe manifestantes para correr no Paraná

Cerca de 20 manifestantes "petistas" foram surpreendidos por 100 "tucaninhos" contratados para defender o prédio de Richa. Foto: André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo.

Cerca de 20 manifestantes “petistas” foram surpreendidos por 100 “tucaninhos” contratados para defender o prédio de Richa. Foto: André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo.

Deu água o protesto em frente à  casa do governador Beto Richa (PSDB), no começo desta noite, no luxo bairro Ecoville, em Curitiba. A pequena burguesia curitibana que marcou manifestação pelo Facebook se intimidou com uma torcida organizada que fez a defesa do entorno do prédio em que mora tucano.

Cerca 100 “tucaninhos” contratados nas vilas esperavam no local cerca de 20 “petistas” que moram entre os bairros nobres do Batel e Champagnat.

A “torcida organizada” pró-Richa, segundo um dos manifestantes que recuou, foi arregimentada na periferia pelo ex-suplente de vereador Edson do Parolin (PSDB), afilhado político da primeira-dama e secretária de Estado da Família, Fernanda Richa. Entre os “tucaninhos”, segundo o advogado Tarso Cabral Violin, também tinha alguns policiais da “P2” — o serviço reservado da Polícia Militar.

A manifestação em frente à  casa do governador foi organizada em protesto contra a contratação de Ezequias Moreira, o homem da sogra, como secretário Especial do Cerimonial. A manobra garantiu ao ex-chefe de gabinete de Beto Richa foro privilegiado no julgamento do caso da contratação de sua sogra para como funcionária fantasma da Assembleia.

Moreira é da cozinha particular do governador tucano. Era chefe de gabinete do então prefeito Beto Richa na prefeitura de Curitiba, até 2007, quando veio à  tona que sua sogra, Verônica Durau, era funcionária fantasma no gabinete do tucano na Assembleia Legislativa do Paraná !” entre 1996 e 2001. Depois dessa, ganhou a alcunha de Homem da Sogra Fantasma!.

40 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Boa noite, Esmael,

    revendo seu texto e os comentários. Percebi que alguns leitores não perceberam os “aspas”. E isso não é só coisa de quem não pode ir pra escola. Que pena.
    Abraços,

  2. Vergonha…vergonha….desgovernador em açao….colocando politicos muito serios, em sua administraçao, so que , com nosso suado dinheiro..Acordem eleitores paranaenses.. desgoverno numca mais… fora ja no primeiro turno..Detalhe….Taniguchi e Ezequias Moreira.. é mole? ou querem mais…kkkkkkkkkk

  3. O Zé Zureia, você quer defender o Zé Dirceu, Genuino, João Paulo, Marco Valério, Valdemar da Costa Neto, Silvinho do JEEPÃO, Delúbio, Roberto Jeferson (entregou a todos) , já condenados na instância final que é STF, e ainda não foram presos, porque a Dilma e o Lula estão segurando através dos ministros do STF indicados por eles. Esse é o maior motivo do povo estar na rua. Se informa melhor você.

  4. uma convocatória, em tempo das ruas pedir o fim da corrupção, vamos começar a limpar o lixo que temos em nossa casa, não podemos aceitar corrupção seletiva, esta pode, aquela não.

  5. Vamos combinar de não aceitar corrupção de ninguém?
    Nem de mensaleiros nem de gafanhotos, não podemos fazer da corrupção algo seletivo para ser condenado, falar contra a copa, mais não toque na Baixada do Atlético, ser contra os mensaleiros do PT e a favor do mensalão mineiro e do esquema de fantasmas na Alep.
    Não podemos falar de educação e saúde sem cobrar que os prefeitos e o governador façam sua parte.
    Não podemos ter um nível bom de políticos se temos esse nível de cidadãos que vejo comentando aqui

  6. Comissionados do Beto Richa que recebem salário do estado são convocados para atacar manifestantes de bem, isso sim, mas vai ter outra!

  7. contratar jagunço não vale betinho.

  8. GilmaraFrança, mas isso que você disse só será comprovado nas urnas ano que vem. De repente o PSDB tem a surpresa da sua 4ª derrota, tetra derrota, vão devagar tucanada, vocês já estão se achando eleitos em 2014 é? kkkkkkkkkkkk, esperem pra ver.

  9. Não sei se eu tenho mais vergonha desses governos ou desses idiotas que defendem eles, pior que pra falar de um, defendem o outro. Todos são uma MERDA só. Querem dar razão pro Beto colocar ficha suja no governo, usar nosso dinheiro usando avião /helicóptero pra consulta em SP, pra jogo e outras coisinhas? Trouxas merecem essa vizinha idiota.

  10. Presidenta Vilma??? O QUERIDINHA? faça o meu favor né!!O PREONCEITO É MUITO FEIO GATA!!Vamos combinar q o PARANÁ, nunca teve um governo tao LADRAO COMO O BETO RIXA!

  11. Esse Tarso perdeu a razão, está em todos os “protestos”.
    Seja “Positivos” você também, demita essa Tarso,que logo aparece como candidato a deputado, vereador.
    PTarso.

  12. LUIZAO.. F D P. É voce, seu recalcado mal educado, voce é um perfeito IDIOTA , tudo que sai nessa revistinha de merda, do merda do NINO CARTA, cuja tiragem de ve ser de umas 5.ooo revistas, que e só para comprovar os achaques dessa figura doente da cabeça é a pura verdades pra você, o que sai na Veja, folha, Globo etc é tudo mentira!!! Vá se catar BOBÃO!!! Comece a raciocinar pela sua própria cabeça DEBILÓIDE ,

    • A minha cabeça tambem é debilóide precisando dar umas alisadas.
      Silvania ,mãos a obra!!!!!!!!!

  13. Fico indignada em saber que o PT tem coragem de protestar, depois da roubalheira que fizeram ,que nunca tinha acontecido na HISTÓRIA DE PAIS !! Será que não perceberam que a população não quer mais o PT. A presidenta Vilma já percebeu !!

    • Que bom que o PSDB é um partido de honestos, fico feliz…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Indignação é um governador arrumar um cargo de secretário a alguém condenado por ato de improbidade administrativa, respondendo na Justiça pelo crime de desvio de dinheiro público, apenas para lhe conferir foro privilegiado. Era esse o foco da manifestação.

      Indignação é um governador ter como seu secretário Cássio Taniguchi, também condenado por crime de responsabilidade fiscal, e só não foi pro xilindró pois o julgamento já havia prescrevido.

      O que a senhora sente não é indignação, mas sim ignorância, que pode ser curada com uma boa dose de informação.

  14. Bem companheiros primeiro temos que resolver nossos problemas como :O mensalão, a quebra da petrobrás, o aumento dos impostos e a compra de votos legalizada através do bolsa família .

    • Por favor discorra sobre estes temíveis problemas. Gostaria em especial de saber sobre este tal “mensalão”, acredito se tratar daquele praticado pelo PSDB/DEM uma vez que este tem provas e até hoje não foi julgado, enquanto o outro do PT nem provas tem. É algo a se indignar mesmo.

      Seria interessante desenvolver mais também sobre a 4ª maior empresa petrolífero do mundo, a qual reformulou todas suas refinarias recentemente, esta explorando o pré-sal, construindo, investindo, gerando empregos no Brasil e cujos lucros serão revertidos para a educação. É de fato o perfil de uma empresa quebrada =)

      Quanto aos impostos, um desafio, por favor liste os impostos que aumentaram no Brasil nos últimos anos. Não confunda, é óbvio, eficiência de arrecadação com aumento do valor de impostos.

      Em relação ao Bolsa Família, por favor consulte as estatísticas da diminuição da miséria no Brasil, da melhora dos índices de saúde, dos melhores indicativos de escolaridade e dos elogios da ONU. E isso tudo com apenas 1% do PIB aplicado.

      Observando como “nossos problemas” não são exatamente nossos problemas, que tal nos concentrarmos nos nossos reais problemas como a contratação de um individuo condenado pela justiça como secretário de nosso governador?

      • Zé Oreia quer dizer que no seu PT não tem ladrão, me poupa. Que nunca colocaram um fixa suja, um condenado em cargos altos. Me poupa cara, vá olhar no seu governo PT pra depois falar dos outros. Não concordo com a contratação do homem da sogra, mas isso não desfaz das coisas boas que o Beto já fez e da sua postura.

  15. Qual o motivo que a PTzada tem para cobrar algo de alguém. Ir na casa do governador em Curitiba é fácil. Dificil é ir na casa da vice prefeita de Curitiba, porque ela mora em (Nova Yorque (tem Apt. lá). Vi na relalão dos bens da campanha.

  16. Bem feito para PT, começam a sentir o drama. Recentemente faziam protesto e cobravam de todo mundo, agora que foram descorbertos como os maiores ladrōes do Brasi,l estão apanhando nas manifestações e sendo expulsos. O Lula sumiu do mapa. Cadê o Zé Dirceu, Genuino, João Paulo, Esmael Morais e demais mensaleiros que deveriam estar na cadeia.

  17. O Richa contratou os maloqueiros pra defender ele? Contratou os maus elementos como jagunço? Credo o cara foi buscar bandido pra defender a casa dele? Aonde o Richa conheceu essa gente? O governador então nada envolvido com gente ruim…
    Mais um motivo pro povo voltar lá e mostrar o seu poder…

  18. Os prefeitos onde o pmdb e prefeito, não tem remedio na farmacia do governo.todos que chegam so encontram não.tem.sem previsão de compras.O richa não deixou faltar remedio quando o prefeito era da chapa.mas araucaria está na chapa quente por ser oposição. alo giba.o galo não vai falar ,o patrão e governo..vamos ver se a ric vai dizer alguma coisa .

  19. É pois é, Só uma perguntinha. Quem foram os vândalos q depredaram a prefeitura de CURITIBA?? Quem foram os vândalos q depredaram os tubos de ônibus de Curitiba??Com a palavra o ministério publico!!
    AlÔ FRUET!!! Mande investigar os favelados do parolim!!!

  20. Tarso, cadê os R$ 4 milhões da Celepar..era uma das faixas no protesto..Ilibado candidato.

  21. Oportuno mencionar que o Edson do Parolin é assessor DAS-2 da SEDS e estava lá na manisfestação.. Comandando de longe, a tropa de choque do Beto aka Gang do Parolin

  22. Brincadeira de criança. Tinha uma mulher de pantufa no protesto. Pegaram na região pra completar 20. Não dá pra fazer um jogo de futebol de campo.

  23. ta certo tem que botar pra correr esses corruptos do pt .

    • ta certo tem que botar pra correr esses corruptos do psdb .

    • Perfeito comentário, esses burguesinhos que se dizem petistas, mas na verdade querem ser eleitos para mamata no TC tem que aprender a nao serem tao coxinhas, fazer as coisas porcamente, em bairro residencial, tem mais é que tomar uns coice pra ver se tomam jeito….
      Quando apanham é violencia/vandalismo, quando eles batem é revolucao…

      • A história do bairro residencial do ECOVILE tem haver com o rol de investimentos do sr. Jaimer lerner e seus amigos. Lá era um fim de mundo e depois de despejarem um dinheirão público, virou um céu… Bom pra quem comprou os terrenos na época a preço de banana..
        Jaime Lerner é o pai político do Beto Richa…
        Agora não querem mais o povo por lá, porque eles não são o povo, são outra coisa.

      • Diomar é um nome androgeno,sem sexo definido.

        • Idiotice independe do sexo. Diomar é um destes casos.

          • PQ ESTAO TAO PREOCUPADOS COM O MEU NOME?
            SOU HOMEM E NAO TENHO NENHUMA DUVIDA DISSO, QUEM MUITO SE PREOCUPA É PQ TEM DESCONFIANCAS E INSEGURANCA…
            VOCE NEM CORAGEM TEM PARA ESCREVER O SEU NOME, PORTANTO E UM COVARDE..

    • FABIO DO DEMO! CAMBADA DE F D P!

      Documentos revelam participação de FHC e Gilmar Mendes no “˜valerioduto tucano”™
      27/7/2012 13:21
      Por Redação – de São Paulo e Brasília

      Tanto FHC quanto o ministro Gilmar Mendes constam de documentação anexada a processo contra Marcos Valério
      Documentos reveladores e inéditos sobre a contabilidade do chamado “˜valerioduto tucano”˜, que ocorreu durante a campanha de reeleição do então governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, constam de matéria assinada pelo jornalista Leandro Fortes, na edição dessa semana da revista Carta Capital. A reportagem mostra que receberam volumosas quantias do esquema, supostamente ilegal, personalidades do mundo político e do judiciário, além de empresas de comunicação, como a Editora Abril, que edita a revista Veja.
      Estão na lista o ministro Gilmar Mendes, do STF, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os ex-senadores Artur Virgílio (PSDB-AM), Jorge Bornhausen (DEM-SC), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT), os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e José Agripino Maia (DEM-RN), o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) e os ex-governadores Joaquim Roriz (PMDB) e José Roberto Arruda (ex-DEM), ambos do Distrito Federal, entre outros. Também aparecem figuras de ponta do processo de privatização dos anos FHC, como Elena Landau, Luiz Carlos Mendonça de Barros e José Pimenta da Veiga.
      Os documentos, com declarações, planilhas de pagamento e recibos comprobatórios, foram entregues na véspera à Superintendência da Polícia Federal, em Minas Gerais. Estão todos com assinatura reconhecida em cartório do empresário Marcos Valério de Souza ““ que anos mais tarde apareceria como operador de esquema parecido envolvendo o PT, o suposto “mensalão”, que começa a ser julgado pelo STF no próximo dia 2. A papelada chegou às mãos da PF através do criminalista Dino Miraglia Filho ““ advogado da família da modelo Cristiana Aparecida Ferreira, que seria ligada ao esquema e foi assassinada em um flat de Belo Horizonte em agosto de 2000.
      Segundo a revista, Fernando Henrique Cardoso, em parceria com o filho Paulo Henrique Cardoso, teria recebido R$ 573 mil do esquema. A editora Abril, quase R$ 50 mil e Gilmar Mendes, R$ 185 mil.

      Tags: FHC, Gilmar Mendes, Política

      Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

      14 Comentários para
      “Documentos revelam participação de FHC e Gilmar Mendes no “˜valerioduto tucano”™”
      edvaldo alves
      julho 27, 2012 – 3:30 pm
      PAU NELES !!!!!!!!!
      Leocádio Carvalho
      julho 27, 2012 – 8:09 pm
      Senhores e Senhoras !!! por debaixo dessa ponte escorre o lôdo da imoralidade e da safadeza desses canalhas que posam de moralistas”¦Isto é Brasil !!!
      José Reis
      julho 27, 2012 – 11:07 pm
      Se for verdade, tem que meter eles na cadeia junto com os mensaleiros do PT.
      Santos
      julho 28, 2012 – 11:02 am
      Tá todo mundo torcendo pra que o ministro processe a Carta Capital.
      É assim q a revista vai ter acesso pleno às informações q ainda não foram divulgadas. E a gente vai ficar sabendo ainda mais.
      Será q o ministro vai mesmo querer isso?
      No máxmo, vai ficar resmungando no blog da revista vexame.
      Ricardo Luis Carmona
      julho 28, 2012 – 11:21 am
      Por que não se consegue punir esses corruptos? Porque são tantos que ocupam cargos de julgamento! Precisamos de punição e se o sistema não funciona,será que não deve ser derrubado para, entã,o poder ser refeito? Com sacrifícios e mortes, até! Um povo pacato não conseguiu fazer funcionar esse sistema até hoje. Talvez seja preciso algo mais forte, um conflito civil da base da sociedade como aconteceu com tantos governos e acontece ainda hoje. É um risco, certamente, mas o que resta ser feito? O que se vê são acordos de bastidores do tip “não me expõe senão eu te exponho” , e aí, a coragem cessa, porque o “rabo está preso”. “Nossos heróis morreram de overdose” de corrupção”¦
      DENISAR EXELEITOR
      julho 28, 2012 – 12:23 pm
      Alguém, um dia disse: “Em Brasília não existem culpados nem inocentes. Todos são cúmplices.”
      DENISAR EXELEITOR
      julho 28, 2012 – 1:24 pm
      Respeitável público!!!!!
      Vocês estão vendo na foto o maior vendilhão do templo que o Brasil já teve!!!!!
      Benjamin Eurico Malucelli
      julho 28, 2012 – 1:54 pm
      A imprensa da direita, Folha de S.Paulo, Estadão e o Globo, e a ultradireita, Veja, irão ignorar essa denúncia!
      Carlo Lorenzo
      julho 28, 2012 – 8:52 pm
      O momento desta revelação às vesperas do Julgamento do Mensalão seria ou não um fogo de barragem para desviar a atenção>
      Tentativa de atenuar o efeito da condenação que afetará proceres importantes do PT às vésperas de eleição.
      A acusação ao Eduardo Azeredo já tem 6 anos e somente agora surge uma listagem abrangente dos “financiados pelo esquema mineiro”??
      Ricardo J Fontes Almeida
      julho 29, 2012 – 4:16 pm
      Apesar, das tentativas de certos meios jornalísticos e de alguns porta-vozes da direita raivosa, em transformar o julgamento em evento político, afim de desconstruir, junto a opinião pública, os avanços construídos durante a era LULA, alguns fatos começaram a surgir para restaurar verdades. Durante os 8 anos do governo LULA, este foi obrigado a andar no fio da navalha dos VÁRIOS GOLPES FABRICADOS pelo Partido da Imprensa Golpista, juntamente com partidos que sempre atuaram em atender aos seus interesses destes pequenos, mas poderosos grupos. E o faziam em detrimento dos reais interesses e valores da maioria dos cidadãos brasileiros. Sempre soubemos que, infelizmente na política, havia barganhas financeiras nas decisões que são tomadas em qualquer instância do poder público. De Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas Câmara dos Deputados e Senado, passando até pela venda de sentenças no Judiciário. Este é um legado nefasto que convivíamos desde o período do Império. Somente passamos a sentir mudanças durante o governo LULA, onde a Polícia Federal passou a ter autonomia e poder para tentar estancar esta sangria dos recursos públicos. Jamais em tempo algum tínhamos acesso a informações e notícias de prisões de vários grupos, quadrilhas e até de figuras públicas que se envolviam com estas práticas. A democratização das verbas de publicidade em publicidade, instituída durante o governo LULA, feriu e atraiu para si o ódio PIG que achavam ser monopólio, exclusivos, deles. Este fato os fez se associarem com safados e criminosos, a fim de operacionalizar crises fictícias capazes de desestabilizar a DEMOCRACIA BRASILEIRA. A CPI do Cachoeira está desvendando estas manobras e, a cada dia, mais informações chegam ao conhecimento da sociedade brasileira. Para desviar a atenção passaram a dar ênfase ao julgamento do que eles chamavam de Mensalão. Hoje com os documentos e das publicações destes pela Carta Capital, alem dos personagens ali envolvidos, já há por parte destes um recuo. Hoje 29/07/2012 em editorial a FOLHA DE SÃO PAULO, em editorial afirma, após análise da documentação lá contida, não haver provas de que os recursos usados pelo PT saíram dos cofres públicos, fato até então alardeado por eles como sendo a fonte do referido caso. Derruba-se desta forma o fator com o qual esperavam obter a condenações dos réus, e com isto alcançar mais um passo na descontrução da imagem do mais popular presidente que este país já teve.
      Paulo Monteiro
      julho 30, 2012 – 8:08 am
      Eh preciso que o mundo saiba que quem inventou o mensalao foi o PSDB e
      Gisele
      julho 30, 2012 – 3:26 pm
      Um covil de bandidos no governo enquanto o povo passa por dificuldades no transporte, na saude e na educação, esse é o país da impunidade de da vergonha, terra sem Lei isso é o Brasil
      Jorge Mendes
      agosto 2, 2012 – 1:11 am
      Demorou , mas finalmente alguem ligou o nome desse farsante Fernando Henrique Cardoso à sujeira que certamente existia em seu governo.
      Pensei que morreria antes de ver algo sobre isso na imprensa. Estou até surpreso, porque nunca vi um corrupto tão bem protegido pelas globos, vejas e folhas da mídia como esse cara .
      francisco Josimar Faustino
      agosto 10, 2012 – 11:17 am
      Enquanto esse covarde do FHC e seus comparsas são protegidos pela globo,isto é, veja etc e tal. Os outros estão ai respondendo no tribunal,alguem tem que dedurar este sujeito.Este país enquanto um funcionario de empresa estatal responde processo administrativo por uma falha qualquer, fica um elemento deste(fhc) solto,se usufruindo do dinheiro do mensalão além de gozar de regalias paga pela nação.A sociedade tem que rever seus conceitos e partir para os protestos e pedir justiça pra que possamos ver esses sujeitos na cadeia.

      ads not by this site

      Snowden acusa Barack Obama de cometer “violência política”
      Ministros renunciam no Egito após nova onda de protestos nas ruas
      Globo diz que pagou impostos mas conta segue em aberto, segundo a Receita
      Putin garante permanência de Snowden se ele suspender vazamento de dados secretos
      Petroleira de Eike Batista anuncia recuo nos investimentos e ações beiram os R$ 0,50
      OGX quer suspender trabalhos na Bacia de Campos
      “Universidade Monstros” lidera bilheteria dos EUA
      Nasce segundo filho de Jessica Simpson
      Manifestantes convocam protesto em frente à Globo contra cartelização da mídia
      Pesquisadores criam guia para tratamento de transplante de fígado