Espionagem norte-americana faz Câmara votar Marco Civil da Internet nesta terça

A revelação do ex-agente da CIA Edward Snowden, de que brasileiros são monitorados pelo governo dos EUA, apressou a votação do Marco Civil da Internet; amanhã, terça 9, a Câmara Federal vota relatório sobre o tema; segundo João Arruda, presidente da Comissão Especial que analisa a nova lei, o objetivo é proteger os usuários e sua privacidade; todas as legislações anteriores tinham o sentido de criminalizar e punir os internautas.

A revelação do ex-agente da CIA Edward Snowden, de que brasileiros são monitorados pelo governo dos EUA, apressou a votação do Marco Civil da Internet; amanhã, terça 9, a Câmara Federal vota relatório sobre o tema; segundo João Arruda, presidente da Comissão Especial que analisa a nova lei, o objetivo é proteger os usuários e sua privacidade; todas as legislações anteriores tinham o sentido de criminalizar e punir os internautas.

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial do Marco Civil, afirmou ao blog que a Câmara deverá votar amanhã, em regime de urgência, o relatório que protege os usuários de internet no país.

A votação saiu da gaveta como uma das respostas do governo Dilma Rousseff à  espionagem que o governo dos Estados Unidos mantinha no Brasil nos últimos dez anos, conforme denúncia publicada no jornal O Globo.

De acordo com documentos vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, equipes da CIA e da NSA (Agência de Segurança Nacional) trabalharam em conjunto na capital federal para o monitoramento de milhões de brasileiros via comunicações eletrônicas e telefônicas.

Para o deputado peemedebista, o projeto que irá a votação amanhã, conforme relatório da Comissão, por ele presidida, representa um grande avanço na regulamentação internet ao priorizar o usuário. Será a melhor legislação do mundo voltada à  internet, garantia da privacidade e liberdade de expressão!.

Dentre os temas polêmicos que vão à  votação estão:

1- Guarda de logs – guarda dos registros de conexão;
2- Neutralidade da rede – obriga os provedores a tratar de maneira igual todos os usuários; e
3- Definição do órgão que vai regulamentar a lei (Anatel/Ministério da Justiça).

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Perigo à vista gente, no afã de se vestir um santo está se desvestindo outro. Vamos sair da vigilância do Tio Sam para cairmos na vigilância do Governo. E através da Anatel ou do MJ, aí não sei o que é pior, ser vigiado pelo Tio Sam ou pelo pestismo.

    • Ser livre, não ser espionado por ninguém…Escolher o MELHOR e não o MENOS PIOR… Não podemos aceitar o errado como certo…

  2. Assang e senwoden são os caras do ano.eu acho que o senwoden tem origem sueca ,então não e bom ele ficar na europa.a internet deve ser um mundo onde a lei não se metesse.esceto, nos casos de pedofelia que sou contra essa pratica.mas falar mal dos politicos faz bem para o ego……

  3. Quem lê alguns comentários pró-espionagem norte-americana contra países e pessoas, feitos por possíveis agentes da CIA, travestidos de “brasileiros”, pode até pensar que o gov. norte-americano tem alguma autoridade moral para espionar países e pessoas,como se os modellos delles, de república e de política-partidária-eleitoral,não fossem os mais malandros e mais podres do mundo, muitíssimo piores do que os nossos, excetuando as ditaduras.Todavia, os “segredos” revelados pelo moço que faz jus à proteção mundial, porque, corajosamente,pois na berlinda mundial quem deveria ter sido colocado há muito tempo,trata-se, na verdade,de segredos de polichinelo. Ingênuo, quem duvida que os norte-americanos façam esse tipo de crocodilagem com o mundo há muito tempo. Espionagem, aliás, é como o ácaro, que a gente não vê mas senti que ella está ali, aqui e acolá, máxime no Brasil onde estão pulando novas idéias que podem sacudir o mundo e até destronar o EUA como vanguarda da humanidade. E num país,onde mercenários e corruptos surgem iguais pragas e comem soltos, fomentados principalmente a dólares norte-americanos, é muito facíl estabelecer aliados e até confrarias de trairas. Mas vocês não perdem por esperar, seus gollpistas-ditatoriais canalhas, pois A RPL veMM aí, comandada pelo HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, se Deus quiser, e Deus quer, com certeza, para fazer o nosso Brasilzão dar O Pulo de Leão adiante do EUA, e mostrar ao mundo que é possível siMM o Novo Caminho de Verdade para o Novo Mundo de Verdade, porque chega de mentiras, chega de golpes, chega de estelionatos eleitorais, e, sobretudo, porque evoluir é preciso. Todos os gollpistas serão desmascarados pela RPL em 2014. Basta de continuismo da mesmice. Chega dos mesmos. O Bicho tem que pegar geral em 2014. senão nada irá mudar de verdade no Brasil e no mundo.

  4. No papel tudo é bacana, quero ver fiscalizar e fazer funcionar…

    Como é que os Americanos se instalaram aqui e espionaram todo mundo? Não tem polícia nessa terra?

  5. Só basta agora a Presidenta dar uma sacudida na ABIN e colocar a agência a serviço do Estado e não contra, como ocorre até agora. Antro de saudosista da ditadura militar, de compadres do golpismo de direita e da oposição entreguista, a ABIN é um zero total. Da mesma forma a Polícia Federal que “come na mão” da canalha tucana. Para isto, fora com ministro da Justiça, o tucano Zé Cardozo.
    O que adianta um marco regulatório da internet se o aparelho de segurança do Estado está contra o projeto de governo do próprio governo?? A maioria das críticas a Dilma são lorotas do PIG, mas a cota de responsabilidade dela nesta questão é evidente.
    Golpismo é crime e deve ser tratado como tal pelos órgãos de informação e segurança.

    • APOIADO!

      • É bem por aí, o gollpismo e o reacionarismo está dentro da própria máquina estatal quinta coluna, jurássica, com prazo de validade vencido há muito tempo, que conspira e trava tudo para que continue tudo como dantes no velho quartel de abrantes. É a ditadura da máquina corrompida, viciada, viciante e invencível. Os governos passam, a máquina podre permanece. O nome do veneno para acabar com essa praga é Revolução.