Brasil está entre países que alcançaram metas internacionais contra a fome

da Agência Lusa

Programas como o Bolsa Família, dentre outras políticas públicas, iniciadas com Lula e continuadas com Dilma, fizeram o Brasil se destacar mundialmente na luta contra a fome.

Programas como o Bolsa Família, dentre outras políticas públicas, iniciadas com Lula e continuadas com Dilma, fizeram o Brasil se destacar mundialmente na luta contra a fome.

Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe estão entre os trinta e oito países que cumpriram os objetivos estabelecidos internacionalmente na luta contra a fome, antecipando o prazo fixado para 2015, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

De acordo com a FAO, vinte países já cumpriram o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número 1 (ODM-1), reduzindo pela metade a proporção de pessoas que sofrem de fome, segundo critério estabelecido pela comunidade internacional na Assembleia Geral da ONU em 2000.

Os países que já alcançaram o ODM-1 foram o Brasil, Angola, Argélia, Bangladesh, Benim, Camboja, Camarões, Chile, República Dominicana, Ilhas Fiji, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malaui, Maldivas, Níger, Nigéria, Panamá, Togo e Uruguai.

Mais 18 países foram felicitados por alcançarem o ODM-1 e também a meta mais exigente da Cimeira Mundial sobre a Alimentação (CMA) de reduzir pela metade o número total de pessoas desnutridas.

O objetivo da CMA foi estabelecido em 1996, quando 180 nações se reuniram na sede da FAO, em Roma, para debater as formas de acabar com a fome.

Os países que alcançaram tanto o ODM-1 como as metas da CMA são Armênia, Azerbaijão, Cuba, Djibuti, Geórgia, Gana, Guiana, Kuwait, Quirguistão, Nicarágua, Peru, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Tailândia, Turcomenistão, Venezuela e Vietnã.

Estes países estão abrindo caminho para um futuro melhor. São a prova de que com uma forte vontade política, coordenação e cooperação, é possível conseguir reduções rápidas e duradouras para a fome!, disse o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.

Graziano da Silva apelou a todos os países para manter a dinâmica e, assim, alcançar a erradicação da fome, de acordo com o Desafio Fome Zero, lançado em 2012, pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Globalmente, a fome diminuiu na última década, mas 870 milhões de pessoas estão desnutridas e outros milhões de seres humanos sofrem com as consequências das deficiências de vitaminas e sais minerais, incluindo a falta de crescimento entre as crianças!, disse o responsável da FAO.

Temos de manter nossos esforços!, disse, reforçando que isso deve ocorrer até que o mundo possa viver uma vida saudável e produtiva!.

Segundo um estudo da FAO, O estado da insegurança alimentar no mundo !“ 2012!, a grande maioria das vítimas de fome, 852 milhões, vivem em países em desenvolvimento !“ cerca de 15% da sua população !“ e 16 milhões de pessoas estão desnutridas nos países desenvolvidos.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Então, agora é hora de começar a cumprir as metas da área de educação e assim permitir que o povo escolha o seu próprio cardápio… Melhor de tudo é comer o prato que mais se gosta…A liberdade plena…

  2. Não sei se rio ou se choro.
    O Flávio Luiz rosnou que o povo já pagou 700 bi de impostos.
    Óitmo isto quer dizer que a economia do Brasil já gerou 1,45 tri de produção.
    Quanto mais alto for o valor da arrecadação significa o maior nível de negócios no país.
    A taxa do imposto |(que dizem que é de 48% é estática), o que aumenta ou diminiu a arrecadação é o volume de negócios.
    Se tivesse sido arrecadado 200 bi, teria o pais negociado apenas 416 bi.
    Gostaria de chegar ao final do ano com 1,8 tri de impostos o que significaria que o pais movimentaria 3,75 tri o que daria em torno de R$ 19.750,00 por brasileiro.
    Podem rosnar a vontade pois enquanto eles rosnam o governo atua.

  3. E tambem campeao na corrupcao e bandalheira,

  4. Estamos ainda na metade do ano, e já o Brasil arecadou de impostos mais de 700. bilhões de reais, é um assalto a mão armada , coitado do trabalhador. E aí vem estes palhaços se vangloriando, e muitos outros defendendo, se enlataram merda com simbolo de estrela vão gostar.

  5. Esmael e demais e assim continua “a agonia de cada dia do PSDB, Partido Sem Discurso no Brasil!”