Lula no NYT desperta onda de inveja e preconceito; pode isso?

do Brasil 247

Rancor, ressentimento e o velho ódio de classes contra o retirante que se tornou operário, líder sindical, presidente e um dos estadistas mais reconhecidos no mundo voltaram a aflorar desde que Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado a publicar uma coluna mensal no The New York Times; Augusto Nunes, em Veja, já havia dito que Lula não sabe redigir um "tanquiú"; Guilherme Fiúza, em à‰poca, agora afirma que os Estados Unidos decidiram "levar a sério o projeto de decadência do império"; reconhecido pelo mundo inteiro e candidato seríssimo ao Nobel da Paz, Lula deveria dizer apenas "sorry, periferia".

Rancor, ressentimento e o velho ódio de classes contra o retirante que se tornou operário, líder sindical, presidente e um dos estadistas mais reconhecidos no mundo voltaram a aflorar desde que Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado a publicar uma coluna mensal no The New York Times; Augusto Nunes, em Veja, já havia dito que Lula não sabe redigir um “tanquiú”; Guilherme Fiúza, em à‰poca, agora afirma que os Estados Unidos decidiram “levar a sério o projeto de decadência do império”; reconhecido pelo mundo inteiro e candidato seríssimo ao Nobel da Paz, Lula deveria dizer apenas “sorry, periferia”.

A trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva é conhecida. Ex-retirante, tornou-se operário, líder sindical, presidente e, depois disso, aprovado pela grande maioria do seu povo, passou a ser também reconhecido internacionalmente. à€ esquerda, pelo historiador Eric Hobsbawn, que afirmou que Lula “ajudou a mudar o equilíbrio do mundo, ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas”. No mercado financeiro, por Jim O’Neill, da Goldman Sachs, que criou a palavra BRICs (Brasil, Rússia, àndia e China) e o definiu como o maior estadista do mundo nas últimas décadas.

Lula, portanto, é um ativo valioso, que interessa a qualquer publicação no mundo. Além disso, com sua agenda internacional focada, sobretudo, na àfrica, ele é hoje seríssimo candidato ao Prêmio Nobel da Paz. Por isso mesmo, recebeu um convite para publicar uma coluna mensal no The New York Times, maior jornal do mundo, onde poderá defender suas causas e bandeiras. A história de superação de Lula, desprezada por analistas rancorosos e invejosos no Brasil, mas reconhecida até por seus adversários políticos, hoje inspira líderes do mundo inteiro.

Isso não significa, no entanto, que Lula está obrigado a redigir de próprio punho seus artigos. Como colunista, Lula, naturalmente, delegará a tarefa de produzir textos a algum escriba. à‰ assim, sempre foi e sempre será no mundo inteiro. Políticos são homens de ação. Quando transplantam suas ideias para o papel, em geral, contam com auxílio profissional. Afinal, é para isso que existem jornalistas e ghost-writers. Tancredo Neves, por exemplo, que pronunciou alguns dos mais memoráveis discursos da história brasileira, delegava a tarefa ao jornalista Mauro Santayana. Bill Clinton e Barack Obama também têm ghost-writers.

No entanto, de Lula, cobra-se o que jamais foi cobrado de qualquer outro político brasileiro. Em Veja.com, Augusto Nunes classifica o ex-presidente como uma espécie de analfabeto, incapaz de pronunciar um “tanquiú” (leia mais aqui). Escriba de luxo de seus patrões, Nunes já se prestou a todo tipo de tarefa !“ entre elas, a de exaltar o “caçador de marajás” Fernando Collor, como está bem detalhado no livro “Notícias do Planalto”, de Mario Sergio Conti, ex-diretor de Veja.

Estávamos, no 247, decididos a não comentar o texto de Nunes, uma das peças mais insignificantes já publicadas por algum de veículo de comunicação no Brasil. Mas não se trata, infelizmente, de um movimento isolado. Neste domingo, em à‰poca, Guilherme Fiúza, que se notabilizou por biografias de personagens como Bussunda e Reynaldo Giannechini, além do livro “Meu nome não é Johnny”, consegue descer ainda mais baixo do que seu concorrente em Veja.

Segundo ele, a coluna concedida a Lula é a prova de que “os americanos estão levando a sério o projeto de decadência do império americano”. Diz ele ainda que Lula se tornou para o New York Times “um suvenir da pobreza, desses que a esquerda americana ama”. Fiúza sugere que Lula escreva “Rose’s story” e diz que ele poderá “narrar as peripécias de Waldomiro, Valdebran, Gedimar, Vedoin, Bargas, Valério, Delúbio, Silvinho, Erenice, Rosemary e grande elenco”. Por último, pede a Dilma que proíba a Polícia Federal de ler a sua coluna.

O que dizer de personagens como Augusto Nunes e Guilherme Fiúza? Nada, a não ser “sorry, periferia”.

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quem apóia a corrupção nao deixa de ser tal qual igual aos mesmo,este pais jamais viu tamanha corrupção como neste governo do PT infelizmente precisa-se de coerência e inteligência para saber interpletar tudo isso coisas que a ignorância nao os deixam ver.

  2. Porque vocês atribuem qualquer critica a essa quadrilha chamada PT a argumentos da oposição ? logo passam a associar com PSDB, FHC e o cacete. Sao todos farinha do mesmo saco, a diferença é que a máfia hoje reinante é constituída pelos criminosos ligados ao PT. As coisas vão mudar, Lula vai sim sentar no banco dos réus, podem ter certeza disso companheirada.

  3. E agora Esmael Morais e o resto da PTzada, o jornal Ianque passou a ser bonzão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nada como um dia depois do outro, logo, logo O Globo chama Lula para fazer uma coluna também e quebra de vez a cara de vocês. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. NÃO TENHO SIMPATIA POR NENHUM PARTIDO…MAS NO BRASIL AS COISAS SÃO MESMO DIFERENTES, NOSSO PAÍS É O UNÍCO QUE IDOLATRA UM PRESIDENTE QUE CHEFIOU A MAIOR QUADRILHA DE ROUBO DOS COFRES PÚBLICOS DO MUNDO. CONCORDO EM PARTES QUE LULA FOI UM PRESIDENTE BOM, MAS CHEGAR A ESSE PONTO DE SANTOOOO, AHH É DEMAIS!!!!VOCÊ SER POLITICO NO BRASIL É FACÍL, VC PODE ENGANAR O POVO FACÍL TAMBÉM!! SABE PORQUE? O BRASILEIRO NÃO LÊ A MÍDIA IMPRESSA, OU ESCRITA, SÓ FICA NA MÍDIA DE TV COM CANAIS AMARRADOS POR FAVORES IDÊM TV GLOBO..QUE ESTAVA FALÍDA ANTES.KKKKK MAS ISSO DE NÃO LER OU SABER JÁ É DA CULTURA DE NOSSO POVO FAZER O QUE????

  5. Afinal, quem são Augusto Nunes / G. Fiúza ??. Observe-se a que ponto “determinadas” pessoas se sujeitam para manter o vínculo empregatício; há de se reconhecer que em certas situações a pessoa até se sujeita à truculência dos seus chefes para levar o pão de cada dia às crianças. Mas, pelo amor de Deus, Jornalistas ( que são consideradas pessoas esclarecidas ) se sujeitarem a, LITERALMENTE, PREGAR MENTIRAS TODA A SEMANA na Veja, diariamente em JORNALECOS e TELAS DE TV e, assim, sucessivamente ?!?. Não nos esqueçamos de que o Fernando Henrique já provou – esporadicamente, sem convite oficial e evidentemente sem sucesso – o gosto de DATILOGRAFAR alguma coisa para o NYT; pesquise-se na VEJA da ÉPOCA (daquela época) se o Império estava DECADENTE…!!. Vai, finalmente, trecho extraído de respeitável Blog : ” Logo que saiu do sombrio Governo, o Farol de Alexandria (FHC) também escreveu artigos distribuídos pela agência do New York Times. Não durou muito. O número de assinantes dos serviços do NYT que comprava o FHC era muito baixo ” !!. Ah !. Esses Jornalistas das Famílias Donas da Velha Mídia; Ah!. Esse DESESPERO que toma conta dos ELITIZADOS VENDILHÕES DA PÁTRIA !!!. A minha satisfação é saber que Blogs deste perfil estão ENGOLINDO “nervosamente” AS REVISTAS, OS JORNAIS e a audiência dos TELEVISIVOS da Velha e Inconsequente Mídia Pig …!!!.

  6. Os jornalóes brasileiros , acharam que o lula era mais um ex presidente .mas quebraram a cara.

  7. Bom, este blog é financiado pela Itaipu Binacional, empresa comandada há 10 anos por um petista. Nada mais natural do que este blog defender Lula e o PT. Afinal, quando se compra uma mercadoria, ela deve mesmo ser entregue.

    • Cara então vai ler outro blog, tipo fabio campana. Ai você não terá quer ver as realizações dos Governos Lula e Dilma. (PT).

    • Décio Pinto aqui o seu pinto vai ficar descido sempre para baixo, procure outro lugar para erguer ele, se e que você ainda consegue!

  8. Outro assunto que esqueci de abordar é sobre o numero de matrículas no ensino profissional:
    Número de matrículas no ensino profissional
    2002 ““ 565 mil
    2012 ““ 924 mil
    Lembrando que FHC mandou fechar as escolas tecnicas no tempo que governou, isso já é um lema desse partidinho mequetrefe chamado PSDB, onde eles fazem questão de sucatear a educação, olhem como está a educação do governo do PSDB no Paraná atualmente.

  9. Peguei alguns números postados pelo Paulo com relação a Bolsas de Mestrado e Doutorado e Títulos de doutorado:
    Bolsas de Mestrado e Doutorado no Capes e CNPq
    2002 ““ 35 mil
    2010 ““ 74 mil
    2013 ““ 105 mil

    Títulos em doutorado
    2002 ““ 6.894
    2012 ““ 13.304

    Embora grande parte da elite preconceituosa chamar o Lula de analfabeto, ele mostra por A mais B que ele foi infinitamente melhor que o FHC também na educação. Em 2014, Eduardo Campos, Aécio Neves, não terão vez, as estatísticas não deixam mentir, por isso que a Dilma tem 80% de aprovação, o resto é chororô e desespero. Por isso que condenaram o PT no STF, é só no tapetão pra esses canalhas conseguirem derrubar o PT, porque dificilmente vão conseguir no voto.

  10. É como se diz por aí;

    “A inveja é uma m….!”

  11. Analista de Bagé: volta prá tua terra, maninha, que eu prefiro ser buc..tista.

  12. Esmael não deixe de postar essas colunas do LULA no blog!

    Sobre o resto nem vale a pena dar bola tem muita gente que não aceita ver que um cara do povo fez mais do que um da elite isso doe e muito na elite e eles nunca vão aceitar isso… E muito interessante os dados que o amigo postou ai em cima vou até deixar salvo no meu Note quando alguém perguntar os números!

  13. Acho bobagem se preocupar com as críticas desse Guilherme Fiúza, pois o que parece é que ele busca atenção à qualquer preço, deve estar com a sua coluna em risco devido à falta de talento, sempre escreveu bobagens e lançou livros burramente escritos.
    A Editora Abril e a rede Globo(mãe da revista época) não são assim instituições sérias o suficiente para criticarem nosso ex-presidente Luis Inácio. Infelizmente representam uma elite burra, que tenta manipular a opinião pública. Não mercecem crédito.
    O New York Times tenta melhorar sua performance fora dos EUA e com certeza o LULA pode ajudá-los muito com o seu prestígio, o mais importante é que tem algo a ser dito. Não que ele seja um DEUS, como alguns tentam fazer parecer, mas conhece bem a realidade do povo deste país, por isso mudanças significativas foram feitas nestes últimos anos…

  14. Isto é “TRABALHADOR” de verdade! Não uns velhotes reacionários que ficam destilando o surrado discurso pseudo moralista da UDN. Usam aqueles ternos ensebados e ficam na rua XV discutindo como era bom na época da ditadura militar.

  15. Puro preconceito.

    LuLLa é versado no vernáculo saxônico e certamente suas notas ou matérias irão rebuscar os melhores ensinamentos gramaticais da língua inglesa.

    Quem acreditou no que digitei, por favor, bata palma com as orelhas de abano.

  16. ISSO DOÍ GENTE, AI COMO DOÍ.

  17. E o que falar do Tupan outro que quer aparecer pra ficar falado. Use um colar de melancias que você aparece mais.

    http://www.bemparana.com.br/tupan/o-primeiro-colunista-da-historia-da-imprensa-incapaz-de-escrever-em-qualquer-idioma/

  18. Temos que refrescar a memória esquecida dos tucanalhas:
    PIB
    2002 ““ US$ 500 bilhões
    2012 ““ US$ 2,6 trilhões, o que faz do Brasil a SEXTA economia do Mundo

    PIB per capita
    2002 ““ US$ 2,8 mi
    2012 ““ US$ 13,3 mi
    Ou seja, os dois casos, o Brasil se multiplicou por CINCO.

    Produção de automóveis
    2002 ““ 1,8 milhão de unidades
    20111- 3,4 milhões de unidades, o que faz do Brasil o SEXTO maior produtor mundial

    Safra de grãos
    2002 ““ 96,8 milhões de toneladas
    2011 ““ 163 milhões (campeão mundial na produção de cana e vie campeão mundial na produção de soja)

    Taxa de investimento sobre o PIB
    2002 ““ 16, 4%
    2012 ““ 20,8%

    Investimento Estrangeiro Direto
    2002 ““ US$ 16,5 milhões
    2011 ““ US$ 66,6 bilhões ““ 4o. Lugar emingressos de IED

    Inflação ““ IPCA
    2002 ““ 12,5%
    2012 ““ 4,7%

    Desemprego
    2002 ““ 12,9%
    2011 ““ 4,7 ““ entre 2002 e 2001 o Nunca Dantes criou 18 milhões de postos de trabalho

    Formalização do trabalho
    2002 ““ 45,5%
    2011 ““ 53,2%

    Salário Mínimo nominal
    2002 ““ R$ 200
    2012 ““ R$ 622 ““ ganho real : 66%

    Coeficiente de Gini, que mede a desigualdade de renda (quanto mais perto de 1, pior)
    2002 ““ 0,589
    2011 ““ 0,541 ““ queda de 8,9%

    Taxa de pobreza (Classe “E” no total da população)
    2002 ““ 26,7%
    2012 ““ 12,8%

    Classe C sobre total da população
    2002 ““ 37%
    2012 ““ 50%

    Número de matrículas no ensino profissional
    2002 ““ 565 mil
    2012 ““ 924 mil

    Percentual da força de trabalho com 11 anos ou mais de estudo
    2002 ““ 44,7%
    2012 ““ 60,5%

    Bolsas de Mestrado e Doutorado no Capes e CNPq
    2002 ““ 35 mil
    2010 ““ 74 mil
    2013 ““ 105 mil

    Títulos em doutorado
    2002 ““ 6.894
    2012 ““ 13.304

    Dívida externa
    2002 ““ US$ 165 bilhões
    2011 ““ US$ ““ 79,1 bilhões

    Reservas Internacionais
    2oo2 ““ US$ 36 bilhões
    2012 ““ US$ 353 bilhões

    Exportações
    2002 ““ US$ 60 bilhões
    2011 ““ US$ 256 bilhões

    Juros ““ taxa Selic
    2002 ““ 25% aa
    2012 (31 janeiro) ““ 10,50% (9,75% em março)

    Taxa que o Brasil paga em título vendido no exterior
    2002 ““ 12,6% aa
    Janeiro de 2012 ““ 3,5% aa

    Dívida do setor público sobre o PIB
    2002 ““ 60,4%
    2012 ““ 36,9%

    % da dívida indexada à taxa de cambio
    2002 ““ 45,83%
    dez 2011 ““ 21,89

    Despesas de pessoal
    2002 ““ 4,8% do PIB
    2012 ““ 4,4% do PIB

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/09/lula-x-fhc-a-tabelinha-por-que-a-dilma-se-reelegera/

    Sinceramente tucanalhas, com essas comparações entre Lula x FHC, o PT ainda vai ficar muitos anos no poder, os números mostram que o governo do PT da de 10 x 0 nos entreguistas do PSDB.

    • so faltou o resto ne petralhilha, bolsa mensalao, bolsa fabinho, bolsa dirceue., e outras falcatruas que voces sempre esquecem de mencionar.A batata de voces ja esta comecando assar, espera para ver.

    • Por causa de brasileiros como vc que esse nosso pais é essa m.. pois os governos fazem apenas essas políticas de curto prazo… Vc se ilude com números fora do contexto. Vamos aos fatos:O governo FHC, além de ter que liquidar com a inflação (e o fez como ninguém nunca havia feito), teve sim que tomar uma serie de atitudes impopulares (retrair consumo, aumentar juros, privatizar) para que se conseguisse a tão sonhada estabilidade. Além de ter enfrentado crise da Rússia, Tigres Asiáticos, Argentina… Já no governo lula, além de já ter pego a casa arrumada, governou em um momento de recuperação econômica mundial, com alta demanda por commodities, o que impulsionou nosso crescimento (embora sempre menor que os outros Brics). Impossível negar os avanços que o governo lula teve, principalmente no social, mas é de muita ignorância desconsiderar o fato que encontrou tudo pronto para fazê-lo. Vc terá uma bela carreira na política…já sabe distorcer os fatos e me parece ter visão de curto prazo…boa sorte! Fui…

  19. A tempos não vemos na tv aqueles meninos nordestinos comendo palma cozida e brincando com ossinhos,pois nunca tiveram um brinquedo.
    Era porque os partidos mesmo de centro esquerda eram aristocraticos,gente que desembarcou aqui depois do exilio,mas que eram filhos de pais ricos e já chegaram aqui ganhando altos salarios.
    Fhc,Serra,etc nunca souberam o que era miséria,fugiram do Brasil mas tinham gordas mesadas ,bebiam vinhos chilenos e comiam salmão.
    Enquanto isso ,Lula lutava pelos metalurgicos do ABC,era preso e ameaçado.
    Quando FHC foi presidente,governou para os ricos,elevou os juros e retraiu o consumo.
    Puxa,se vivemos num eldorado,se podemos ter carro casa e conforto,não nos deixavam pelos achatamentos dos salarios e pelos juros altos.
    Lula é o grande estadista que passou pelo pais e o colocou nos trilhos.
    Muitos bocas de porco ,tem preconceito do nordestino que deu certo para o pais,mas é uma minoria que sai do bunker metidos a caçar comunistas.
    Catracam suas cadeiras de rodas,carregam as espingardas e ficam nas janelas espreitando se os comunistas vem vindo.
    Muitos viram esqueletos de tanto esperar,morrem sozinhos de tanto remoer o odio que tem pelo pobre.

    • Fhc,Serra,etc nunca souberam o que era miséria,fugiram do Brasil mas tinham gordas mesadas ,bebiam vinhos chilenos e comiam salmão.
      Enquanto isso ,Lula lutava pelos metalurgicos do ABC,era preso e ameaçado.

      ( LULA FOI UM DOS MELHORES PRESIDENTE SEM DUVIDA, MAS PARE COM ESSAS BOBAGEM, PORQUE EU SEI O QUE ELE COMIA E BEBIA, e não era pão amanhecido não .) Quando a esquerda começa contar dinheiro, converte-se em direita rapidinho…..

  20. lula lá nos stats. o sapo barbudo tá com tudo

  21. Realmente este povo tem inveja do talento do Lula. O cara é melhor que o Collor. Enquanto o Collor fez umas falcatruas com meia duzia de pessoas envolvidas o Lula fez um esquema tão grande que nínguem consegue rastrear. Mensalão, esquemas em São Paulo, empresa de filho, desvios e mais desvios. Ele ajudou pobres e ricos. Só o Eike Batista foram bilhões do BNDES. Logo, se o Eike for para Cancun aproveitar as férias sinta-se junto dele porque você não está lá mas, o seu dinheiro está. O Lula fez com que o nosso dinheiro pudesse aproveitar a vida já que nós não podemos fazer isso. E os aposentados então.O Lula instituiu cartão de banco para eles cheio de taxas bancárias. Além disso quando eles vão no banco alguém “bem bonzinho” quer dar dinheiro para estes aposentados a juros de 10% ao mês e prestação a perder de vista. São um amores! Sem falar nos sem terras que com apoio do governo invadiram areas improdutivas e produtivas. Mero detalhe. O país hoje é um corpo fraco com milhares de sanguessugas encima. Vamos ver até onde aguenta. Viva ao Lula já que o cara não morre porque nem o dito cujo o quer no inferno.

  22. São os mesmos abutres de sempre, carregam uma mágoa e uma baita inveja do melhor presidente que esse país ja teve. Acabou de passar na Sportv o jogo dos amigos do Ronaldo contra os do Bebeto e pra tristeza dos tucanalhas do demo, como diz o nosso amigão Luisão, o Maracanã ficou um “brinco”, p/ todos àqueles que torcem contra o Brasil e que a Copa possa ser um fracasso é bom colocarem as barbas de molho, hahaha. Se o Jose Serra tivesse sido eleito em 2010, hoje o Brasil estaria recorrendo ao FMI, jamais teríamos Copa do Mundo, o país estaria com uma taxa de desemprego superior a 15%. Mas o povo sabe o que é melhor, e o melhor será a 4ª derrota dos demotucanos em 2014, hahaha.

    • Huuum sabe tudo heim!!!! Que tal me passar os próximos números da SENA !!!

      • Silvania, apenas leia os números abaixo que postei comparando os governos Lula x FHC, aposto que o Tralha da Assembleia, Rossoni e os comissionados do Palácio Iguaçu estão se mordendo de raiva por dentro.

      • O BETO MENTIROSODEMAGOGORIXA, caiu 18% no eleitorado de Curitiba… O governinho de merda, ladeira abaixo!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk, vcs lembram do SERRABAIXO???É pois é, O betinholadeiraabaixo!!!Quaquaquaquaquaqua!!!
        Isso ñ é pentalegal??!Os Curitibanos ñ veem a hora de chegar 2014, para meterem os dois pés no traseiro da figura ai, dos pes vermelho!!!!

    • Sai dai baba ovo,.tua turma esta e a mesma do mensalao ne….

    • Só queria ver se o lulinha teria conseguido governar se o FHC nao tivesse conseguido trazer para esse país uma coisa chamada estabilidade econômica, através de um tal plano real, que o lula dizia ser “eleitoreiro”

    • Paulo…A INVEJA É UMA MERDA!!!!!!!!