Gleisi compara: “Desemprego no Brasil 5,5%; na Espanha 27%”

A ministra Gleisi Hoffmann comemora situação de pleno emprego no país, o que poderá alavancar sua candidatura ao governo do Paraná; a título de comparação, na Espanha o índice de desemprego chega a 27%, o que motivou ontem protestos e confrontos com a polícia daquela nação; à  oposição e à  velha mídia brasileiras, que fazem campanha aberta pela volta do PSDB à  Presidência da República, resta apenas pedir alta dos juros para conter a inflação! !“ e encher as burras da especulação !“ e rezar para que o desemprego volte a atormentar os trabalhadores; por que a burguesia é contra a felicidade da maioria que produz a riqueza deste país?

A ministra Gleisi Hoffmann comemora situação de pleno emprego no país, o que poderá alavancar sua candidatura ao governo do Paraná; a título de comparação, na Espanha o índice de desemprego chega a 27%, o que motivou ontem protestos e confrontos com a polícia daquela nação; à  oposição e à  velha mídia brasileiras, que fazem campanha aberta pela volta do PSDB à  Presidência da República, resta apenas pedir alta dos juros para conter a inflação! !“ e encher as burras da especulação !“ e rezar para que o desemprego volte a atormentar os trabalhadores; por que a burguesia é contra a felicidade da maioria que produz a riqueza deste país?

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao governo do Paraná pelo PT, comemora a continuada queda do desemprego no país. Segundo ela, o índice caiu de 7,9% em 2008 para 5,5% em 2012, queda de 30 pontos percentuais na taxa.

Se realmente for disputar o Palácio Iguaçu em 2014, Gleisi poderá ser beneficiária direta do bom momento do pleno emprego vivido pelo país. O Brasil é o país que mais reduziu desemprego no mundo desde 2008. A constatação vem de dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O levantamento toma como base os 42 países que já divulgaram os números do último ano sobre o mercado de trabalho e tem como marco inicial o período de estouro da crise econômica mundial.

Com queda de 7,6% para 5,5%, a Alemanha figura na segunda posição do ranking. Segundo o FMI, em apenas 15 dos 42 países a taxa caiu. Em Portugal e Bulgária, o índice mais do que dobrou no período. Na Espanha chega a 27%.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m beginner to blogging and site-building and seriously liked you’re blog site. Probably I’m want to bookmark your site . You actually come with really good article content. Appreciate it for revealing your webpage.

  2. A comparação foi com a Espanha em crise total, a maior da história.
    Assim tem maniepulação na informação, como faço com esta comparação abaixo, com a Suiça que é de 3, 1 % :

    “Forexpros – O valor da taxa de desemprego da Suiça permaneceu inalterados no mês passado de acordo com dados oficiais mostrados na Terça.

    Em um relatório, a Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos SECO informou que o valor da taxa de desemprego da Suiça permaneceu inalterados em um ajuste sazonal de 3.1% partindo de 3.1% no mês anterior. ”

    Nesta a Gleisi do PT perdeu.

    • só uma perguntinha! qual é a população da Suiça?

    • Tamanho de população e taxa de desemprego não tem nada haver.
      “¢ Na Suíça eles tem 7.907.000 de habitantes e 3,1% de desemprego;
      “¢ Na Tailândia eles tem 69.520.000 pessoas e taxa de desemprego de 1%;
      “¢ No Senegal eles tem 12.770.000 pessoas e taxa de desemprego de 48%;
      “¢ No Nauru eles tem 10.200 pessoas e 90% de taxa de desemprego.
      Portanto o argumento da Bruna está muito bem colocado e o comentário da Ministra foi oportunista mesmo.

  3. Mas o 27% e menor que 5,5% na otica da imprensa brasileira. hoje a imprensa dos jornalões perderam a vergonha e compostura moral. é lamentavel isso. agora pegaram o madura tambem. mas não e o que e dito no brasil. la na venezuela o capriles não respeita a lei ,ele é do psdb venezuelano,embora tenha outro nome o partido,mas a ideologia de tacher ,ele segue.

  4. Por favor. Olhe a qualidade dos empregos que existem. De 300 oportunidades 150 é pra repositor de mercadorias, 100 para Operador de telemarketing, 40 para operador de caixa, 8 vendedor em loja de shopping, e 2 vagas boas. Há falta de bons empregos no país. PT é ilusão. Socialismo Já!

    • João Arruda,
      vc está completamente enganado, existe demanda de emprego de todo tipo de qualificação. No Brasil hoje, falta médico, engenheiro, enfermeiro, professor, mestre de obras, técnicos em várias áreas, encanador, eletricista, repositor de mercadorias, carpinteiro, marceneiro, operador de telemarketing, operador de caixa, vendedor, etc.
      A deficiência está na falta de mão-de-obra qualificada e não na qualidade dos empregos disponíveis.

      • Pronatec está aí disponível.

        • Que bom que existem cursos disponíveis, porém, não se forma do dia para noite os profissionais qualificados que o Brasil demanda na atualidade. Acredito que o atual governo está no caminho certo, tentando paulatinamente resolver os problemas existentes.

      • Marques, você está completamente certo, só faltou uma coisa, a carência de gente honesta e seria, em todos os poderes, estou escandalizado com as últimas ocorrência envolvendo a nossa imaculada PM E o TJ PR, ISSO É UM
        verdadeiro fim do mundo, de envergonhar até os marginais que foram batizados como membro do crime organizado.

      • Marques, o que aocntece é que estes que estão em falta por ex médicos , advogados, enegenhiros, etc são os profissinoais do futuro que hoje lotam os barzinhos antes e depois das aulas, se entopem com drogas e baladas , as fasculdades recebem as mensalidades ficam ricas e esta ai : o mercado de trabalho exigente não contrata estes e dai o desemprego e reclamação da PIG. Alias fica aqui como um grande elogio ao Condor que tirou do trafico, da pobreza e da prostituição centenas de pessoas do litoral – antonina, morretes e traz diariamente em seus onibus para curitiba trabalharem em seus mercados, isto é cidadania pura e responsabilidade social que deveria ser exigida e condicionado aos grandes empreendimentos do Paraná, dar primeiro as vagas para o povo paranaense e não “importar mão de obra”. Mas com o cassio / richa eles so se interessam por “outras condições” infelizmente.

    • Eu vejo tanta gente de fora trabalhando (profissionais qualificados) aqui nas empresas paranaenses, temos paulistas, mineiros, cariocas, argentinos, etc. Se tivesse gente capacitada suficiente por aqui, com certeza não trariam de fora. Tem um amigo meu da rede hoteleira com dificuldade de contratar funcionário que seja fluente em inglês; ele às vezes precisa ir no aeroporto buscar clientes porque não encontra motorista de Van que domine outro idioma e possa ir lá buscar clientes que vem do exterior. Tem uma empresa de SJP que anuncia uma vaga com determinada qualificação a 4 meses e não consegue fechar. Então tem emprego, precisa realmente se qualificar, temos aí o SENAC, o ITEF, a UTFPR, os cursos ofertados pela SEED, CEP, etc…Então precisa correr atrás, não precisa ser só faculdade, tem técnico de 2º grau, de algumas áreas ganhando mais que bacharéis. Tem curso técnico no particular que até a família adiando a troca do carro, consegue pagar. O fato é que nas famílias brasileiras a educação necessita ser colocada em primeiro lugar… Tem gente pagando 500 ou 600 de prestação de carro e reclamando que não tem oportunidade de estudar, é preciso eleger prioridades na vida, não se pode esperar que o estado dê tudo, porque ele não vai dar (não por enquanto).
      O Joaquim Barbosa, que ninguém gosta dele no blog, é filho pedreiro (que virou caminhoneiro) e , trabalhou, estudou, não perdeu tempo e chegou onde chegou, com muito esforço, virou mão de obra qualificada…Então podemos mudar nossos horizontes, dá trabalho, mas não é impossível..

    • Caro senhor Joao Arruda abril 27, 2013 às 01:18. O senhor já pensou se existissem empregos somente para médicos, advogados e engenheiros? Como que os comerciantes iriam fazer para repor suas mercadorias sem os REPOSITORES e como o senhor, que deve ser uma pessoa muito importante, iria pagar suas contas se não existissem os CAIXAS?
      EMPREGO é EMPREGO e independente da “qualidade” é EMPREGO e sempre será EMPREGO. Esses Tucanos estão cada vez mais reacionários. Haja Lexotan e Gadenal para essa turma do “quanto melhor, pior.”

  5. Caramba Esmael, os caras do Fruet e do PT te odeiam e o senhor ainda dá moral para eles?

  6. podem ter certeza que a gleise sera nossa governadora pois o playboi não fez nada so prometeu e mentiu a e arrumo a vida dos cabo eleitoral dele dando grandes salarios aos comissionados esse playbeto e uma vergonha so passeia e gasta o dinhero do povo

  7. !hola? qué tal? a gleisi hein! futura governadora do paranazão

  8. Ao invés de caminhar somente no espaço (tomando como exemplo o desemprego nos demais países na atualidade), Gleisi deveria caminhar também no tempo, e relembrar aos paranaenses que desconhecem ou não se lembram da História recente do Brasil: o desemprego existente em nosso país no final do século XlX, início do século XX, pois nesse período em que os tucanos governavam o Brasil, o desemprego batia recordes consecutivos
    FHC em seu primeiro mandato, só conseguiu controlar a inflação seguindo a cartilha do FMI com medidas recessivas, destruindo a classe média, entregando o patrimônio público aos interesses privados e desempregando a população. Já o seu segundo mandato (1999-2003) foi um desastre maior ainda, não trouxe crescimento econômico e o país mergulhou profundamente na recessão. A desvalorização da moeda que estava atrelada ao Dólar ocorrida no início de 1999 disparou a inflação, trazendo o aumento generalizado dos preços. No segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica, levando o governo a impor à população e as empresas um plano de racionamento de energia que ficou conhecido como “apagão”, como resultado da incompetência da administração tucana houve uma queda da produção industrial, aumento da inflação e do desemprego, quebrado o governo tucano pediu socorro ao FMI e obteve, em agosto de 2001 13,8 Bilhões. Para quem critica o governo petista preste atenção nesta informação: a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00 (2002). Em outubro de 2002, diante da grave crise que o país enfrentava as aplicações financeiras foram suspensas e o preço do Dólar disparou chegando a R$4,00, a inflação atingiu 12,5%, desorientado e desesperado (devido a ingerência tucana o Brasil estava literalmente quebrado), o governo FHC novamente pediu SOCORRO para o FMI e obteve mais 30 Bilhões de Dólares sob a condição de se enquadrar as malditas e recessivas regras dessa instituição financeira, a qual colaborava de forma significativa para o gigantismo do DESEMPREGO brasileiro, seguindo a cartilha do diabo.
    Tenho mais de 40 anos e me lembro muito bem dos escândalos do governo FHC, na aprovação da Reeleição pelo Congresso Nacional favorecendo o ex-presidente, na época alguns deputados afirmaram terem recebido $ para votar à favor, nesse período não se investigava nada, todas as denúncias eram ignoradas pelo “engavetador oficial da República” o procurador-geral Gerado Brindeiro , o escândalo do caso de Furnas, as privatizações, ou seja, a entrega vergonhosa do patrimônio público aos interesses privados, as desastrosas concessões de pedágios que prejudicam a economia brasileira até hoje, o nascimento do valerioduto no governo tucano de Eduardo Azeredo (mensalão tucano que deu origem ao mensalão petista), entre outros graves problemas e escândalos.

  9. Quando um casal se mete na politica como a Senhora Gleisi e o Senhor Paulo Bernardo, comportamentos e atitudes torna-se únicos, uma mulher boazinha do lado de um homem mal não existe, Gleisi Governadora e um projeto que obriga indiscutivelmente o seu Marido e Ministro Paulo Bernardo a uma mudança de comportamento e postura, esse Senhor e um Veiculo estragado no Ministério das Comunicações, funciona muito pouco, e quando funciona e para defender os grupos e oligopólios que detêm a mídia na mão, mídia essa que ao longo de anos tem representado atraso para a cultura do nosso pais, e hoje a unica voz popular do povo que e a internet esta ameaçada por esses mesmos barões da mídias, e falta atitude desse Ministro que tem demonstrado constantemente nenhum interesse pelo assunto, Tvs, Jornais e Rádios já e um caso perdido no Brasil, agora perder a Liberdade na Internet já e demais, o que e mais engraçado e que quando falamos em regulamentar o Serviço de Comunicação no Pais os Barões da Midia pulam, apela para liberdade de imprensa, agora quando o assunto e regular a internet eles todos estão de acordo.

    QUERO MUITO VOTAR PARA GLEISI GOVERNADORA EM 2014, MAIS E PRECISO QUE O PAULO BERNARDO MUDE SUAS POSTURAS. MOSTRAR POR QUE VEIO.
    CASO CONTRARIO VÃO TROLAR EM OUTRA FREGUESIA.

  10. O problema na Espanha foram os trilhões de euros que os bancos alemães colocaram no País na especulação imobiliária e no fomento ao crédito com o objetivo da impulsionar as exportações alemãs. Quer dizer, Brasil cuide-se, porque temos coisas estranhas acontecendo em nosso país, por exemplo, a hiper valorização imobiliária que ocorreu. O governo diz que foi porque o preço dos imóveis no país eram muito baixos, mas não sei não…E se o povão tiver problemas pra pagar as casinhas de pombo que a Dilma financiou para eles?

    • Pelo amor de deus, só fala asneiras. Não entende nada de nada de economia. “Trabalhador”, claro que não, é “CLASSE MÉRDIA”, repete como papagaio as bobagens que vê no jornal porcacional e na Veja.
      Ah cara, vá estudar Economia antes de falar tanta merda. Não vou nem rebater teus argumentos sobre um problema da Espanha que não tem nenhuma relação como o Brasil.
      E ainda se intitula “Trabalhador”!! Pare de achincalhar os verdadeiros trabalhadores seu classe média. Subaterninho, capataz, feitorzinho, aposentado de cabide de emprego.
      Se assuma: CLASSE MÉRDIA CURITIBOCA! Conservador, pseudoletrado e se acha europeu e culto! O retrato do curitibaninho provinciano.

      • pois amigão não escrevo para você burguesinho metido a besta que ainda vive as custas do Pai. Sai das fraldas, bebezão, primeiro termine seu processo de alfabetização.

      • Vai dizer que o Roberto N é um pobre coitado, que sai no frio de sua casa com uns trocadinhos no bolso e vai até a LAN HOUSE da esquina ler o BLOG DO ESMAEL e postar os seus comentários? Saí daí hipócrita, quem não é classe média (ou mais) e posta seus comentários aqui que atire a 1ª pedra…

  11. Gleisi ou Requiao tanto faz só não podemos deixar esse mauricinho, nepostista, tucaninho ficar no poder.

  12. Está correta a afirmação da futura governadora desse estado. Tempos do ladrão letrado FHC a taxa de desemprego era de 12,5%, ele ficou conhecido como o presidente “pai do desemprego”. Só citando o exemplo de que ele mandou contratar gente de fora do país na época pra que fosse construído os navios aqui, aí da pra ver que o homem realmente não gostava em nenhum pouco do povo brasileiro, sucateou a indústria naval, teve que o Lula ganhar a eleição em 2002 pra que ele desse valor ao nosso povo, contratando gente daqui mesmo do Brasil pra trabalhar nessas indústrias navais.

  13. apesar dos pesares, se ela sair candidata com toda certeza tera o meu voto, caso contrário se consturarem alguma aliança sem ela na cabeça, vai ser muito dificil alguém ter o meu voto.