Artigo de Gleisi Hoffmann: “De conquistas e lutas”

Se muito vale o já feito, mais vale o que será!

por Gleisi Hoffmann*

Gleisi Hoffmann.

Gleisi Hoffmann.

Mais que homenagens, o Dia Internacional da Mulher traz para o centro do debate a figura feminina e a reflexão sobre o que já se conquistou e o que ainda há por fazer. Símbolo de ternura e fragilidade, a mulher tem a dedicação e a luta como características quase natas da sua personalidade. Equilibra-se entre a vida profissional, os anseios pessoais, o desafio da maternidade, o cuidado com a família. à‰ chefe de 37,3% dos lares brasileiros, de acordo com o último Censo do IBGE, de 2010.

Essa mulher, que em pouco mais de cem anos começou a receber os primeiros olhares à  sua causa, foi pouco a pouco enfrentando batalhas e colhendo pequenas vitórias, como o direito ao voto, há 81 anos, ou uma Lei que lhe garantisse proteção contra a fúria e agressividade de quem ainda hoje acredita que podemos ser tratadas como posse. Sim, após a conquista do voto, a Lei Maria da Penha foi uma importante vitória para as brasileiras num contexto ainda machista.

Para essa mulher, terna e firme, que compõe metade do eleitorado brasileiro e ajudou a eleger sua primeira chefe de Estado – a presidenta Dilma Rousseff -, que o governo federal tem trabalhado com afinco na criação e aprimoramento de políticas públicas. Da atenção integral à  mãe e ao bebê, com o Rede Cegonha, à  ampliação vigorosa do número de creches. Dos investimentos para prevenir e enfrentar o câncer de mama e o de colo de útero ao programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, passando pelo Brasil Carinhoso, nosso país vai caminhando em busca da igualdade e do reparo à s injustiças com essa mulher que já esteve à  margem da sociedade.

Tenho orgulho em poder contribuir com a história do nosso país, estando à  frente da Casa Civil. Muito me honra poder participar do desenvolvimento e acompanhamento de programas e ações tão relevantes para as mulheres. Se o Dia Internacional da Mulher nos permite celebrar as pequenas vitórias e os êxitos conquistados em diversas áreas, como a política ou empresarial. A data também lança luz ao muito que ainda podemos conquistar. Porque as reivindicações das trabalhadoras da fábrica de Nova York que, no dia 8 março de 1857, protestaram por melhores condições de trabalho, devem continuar latentes. Foram essas mulheres que, ao perderem suas vidas naquela ocasião, motivaram mulheres do mundo todo a lutar por maior representação política, mais direitos na sociedade, equiparação de salários com os homens, luta contra a violência doméstica e, ainda, maior reconhecimento do trabalho das donas de casa. Sim, porque as transformações devem seguir também dentro de casa.

Se muito vale o já feito, mais vale o que será!, diz o verso de Milton Nascimento, imortalizado na voz de Elis Regina. E é isso. Se muito já conquistamos e temos a celebrar, ainda temos mais a conseguir, sempre com novas bandeiras a caminho de uma sociedade mais igual e justa, onde o gênero seja apenas uma diferença física.

*Gleisi Hoffmann é Chefe da Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Atenção Mulheres Professoras (Grande Acordo)
    Alguém quer apostar que não haverá greve? Que a APP se rendeu ao governador? Que está tudo certo? Os diretores não foram contemplados, os professores não tiveram os 33% de hora atividade, calaram a boca dos funcionários com um plano mequetrefe que pode não resultar em nada, enfim, estamos prontos para um acordo histórico que suponho ser liberação para diretores do sindicato, etc… ou alguém duvida disso???

  2. Parabéns a todas Mulheres pelo seu dia, Parabéns especial a nossa futura governadora, as mulheres sabe fazer bem melhor do que nos homens, começando pela nossa própria vida!!!

  3. Somente a mulher sabe como é importante se comemorar mais este dia!
    Hoje somos a maioria e cada vez mais estamos nos estabilizando nos cargos de liderança…Gleisi parabéns por nos representarmos muito bem!!!

  4. Tadeu Rocha, apenas 21 meses pra terminar o fracassado mandato do Beto Richa, povo do Paraná ja conta os meses.

  5. POVO VOCE JA VIU ELA DE PERTO…..VOCE NAO TEM GOSTO POVO…. MAIS É PT É ASSIM MESMO…. VOCE ESTA FELIZ ESMAEL, VOCE ESTA MOSTRANDO PEQUENAS COISA QUE ELA FAS, MAIS O GROSSO QUE ELA FES PARA PARANÁ AINDA VOCE NAO MOSTROU.

  6. Esta Gleisi é uma gata!!
    Com todo respeito ao véio do marido dela,rsrsrsrs

    Vejam esta da Gazeta do hoje:

    Criminalística diz que vai parar de imprimir laudos por falta de tinta

    Cadê o dinheiro do Tarifaço ?????????????????????

  7. E aí demagogo e gaga Traiano, leia esse artigo e veja como escreve bem a futura governadora do Paraná a partir de 2015.