Richa recua e adere ao plano de Dilma para reduzir a tarifa de energia

Beto Richa (PSDB).

Beto Richa (PSDB).

O governador Beto Richa (PSDB), em seu perfil do Facebook, disse que nesta quarta-feira (23), três horas antes do pronunciamento que a presidenta Dilma Rousseff (PT) fará em cadeia de rádio e tevê, que o Paraná assinou pacto de renovação da concessão de transmissão e que a Copel também reduzirá as tarifas de energia a partir de fevereiro.

“As tarifas da Copel serão reduzidas. O Paraná contribuiu para esta redução quando a Copel renovou sua concessão de transmissão”, informou o tucano, que vinha, ao lado dos governadores de São Paulo (Geraldo Alckmin) e de Minas Gerais (Antônio Anastásia) oferecendo resistência à  redução das tarifas em todo o país.

Dilma anunciará daqui a pouco, à s 20h30, em cadeia nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias.

O governo federal estabeleceu novas regras para os contratos que venceriam até 2015, que foram renovados em 2013, mas com menor remuneração para as empresas porque suas usinas já foram amortizadas (pagas). A transmissão é o setor da Copel que faz o transporte da energia elétrica, ainda em alta tensão, das usinas para as subestações que alimentam as cidades.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Aqui em São Paulo (Baixada Santista) pagamos muito caro pela água não muito potável que consumimos da SABESP, órgão do governo do estado, o nosso IPVA é o mais caro do país, os pedágios tucanos são abusivos. Quero ver até quando isso vai durar. Em 2014 é a chance de mudar . ESPERO.

  2. Parabéns governador, chega de politicagem não vá no embalo deste ALKIMISTA e este ANASTESIADO…esses são adeptos da politicagem e o eleitor não aceita mais isso a prova esta nas urnas…o eleitor quer POLITICAS SÉRIAS e políticos sérios que venham de encontro com o interesse do POVO. E se afasta do AÉCIO NEVES QUE NEM OS BUTÉQUERO ACREDITAM NELE MAIS.

  3. Abrsurdo. Abrsurdo. Abrsurdo. Abrsurdo. Abrsurdo. Abrsurdo. Abrsurdo.

    A presidenta anuncia o corte mas quem vai pagar a conta?
    Os governos estaduais? Foi isso que eu entendi?
    E ainda por conta de abuso de cobranças que foram feitas anteriormente?
    E vai aumentar o combustível para compensar esse corte na energia?

    BANDIDAGEM esse PT no poder, ja deveriam estar na cadeia, mensaleiros, corruPTos, CADEEEEEIA PTzadaaaa!

    • eu quero q o BETO se exploda!!!O importante é a minha conta de luz baixar!!
      O cumulo do absurdo…É o cara apanhar mais doq mulher de malandro e ainda gostar!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ENQUANTO ATUCANADAS DO DEMO Ñ FOR PRO PRESIDIO DE PIRAQUARA, Ñ TEM PORQ PRENDER A PTZADA MANÉ!!

  4. Ainda bem que a informação começa a acordar as pessoas, que antigamente não percebiam os golpes que eram aplicados…
    Está sim, fazendo cortesia com o chapéu dos outros o Beto limpinho!!!
    Venta, venta e o penteado dele não desmancha!!!
    Disse SIM que não daria o desconto e jogou a culpa no governo federal.
    Conseguiu apoio do PSC e do PMDB (os peemedebistas que não querem largar a teta!!!), e já correu pro outro lado, mudando de ideia…
    Cuidado, Betinho!!! Tentando a reeleição, o tombo pode ser maior ainda…
    A Gleicy vem aí…

  5. O Governo do Paraná, por não concordar em baixar as tarifas entregou 4 Usinas hidrelétricas para o Governo Federal leiloar, dentre elas a Usina de Gov. Parigot de Souza em Antonina, que não sabemos o que acontecerá com os empregados antoninenses, as outras são: Usina Mourão no municipio de Mourão, Chopim em Itapejara e Rio dos Patos em Prudentopolis, quem virá operar estas Usinas?.

  6. A Dilma até que tentou enganar o povo com essa lenga lenga de desconto na fatura de energia elétrica, mas veio a tona a razão de tais descontos, eles cobravam valores indevidos dos usuários e agora estão sendo obrigados por lei a devolver.

    Devolve Dilma que o dinheiro não é teu, não faça como a maioria da PTzada, se apropria do que não é dele e depois fica com aquela carinha de não sei de nada, não vi nada.

  7. Sim, isso mesmo amiguinhos, o TCU detectou o erro de cálculo de reajuste entre 2002 e 2009. O MP determinou a devolução, Lula mandou ela falar besteira em setembro de 2012… mas confesso que o discurso de Dilma foi bem convincente e “coerente”. As mulheres passam mais confiança em seus discursos. Aspones do Beto, escrevam as linhas do futuro, a Loira vai incomodar muito!

  8. Cesar:
    Como eu disse Beto não faz nada então ele espera os outros fazer algo para depois dizer que foi ele que fez.
    Neste caso agora ele não têm o que fazer mesmo,se não der o desconto fica pior do que já está para ele.

  9. SIMPLES: caroneiro!
    Desce da garupa e governa, piá!

  10. governinho bem fraco esse não começo e nem vai começa gleise neles e osmar dias de vice

  11. É 2014, é 2014. Agora é tarde, belezinha, agora é tarde belezinha!

  12. Não Esmael, Beto Richa não recuou. Ele soube que no discurso da Presidenta Dilma mesmo nos Estados (governados pelo PSDB) que não aderiram ao Projeto do Governo Federal, sua população, comercio e indústria seriam beneficiados.
    Chamo isso de oportunismo. Traiu seus companheiros do PDSB de outros Estados e no maior caradurismo. Não tem princípios éticos, nem ideológicos. Faz tudo para não perder o poder..

  13. Já que o nosso governador aderiu à redução das tarifas na energia elétrica, bem que ele poderia baixar a alíquota do ICMS que é de 29%. Engraçado é que todo mundo cobra o governo federal para baixar a carga tributária, mas se esquece que o imposto que tem o maior peso sobre os produtos é o ICMS, que é cobrado pelos estados e incide sobre o preço de venda estabelecido pelo comércio. E o Gov. Richa ainda teve a “gentileza” de instituir a Substituição Tributária sobre a maioria dos produtos industrializados que consumimos. E isso elevou a carga tributária cobrada pelo estado em pelo menos mais 10%.

  14. O Governo Beto Richa na verdade está completamente perdido, não tem planejamento, é tudo no improviso de forma eleitoreira se mantendo através de altos investimentos em propaganda – “Paraná um estado de respeito” – é o dinheiro público sendo usado para promover o governador.

    • Falou tudo Gabrielli!
      Este governo está sendo 4 anos de atraso para o Estado do Paraná!
      Pois ainda não fez nada e nem disse para que veio!
      É o que dá votar em candidatos sem projetos de governo!!!
      Por isso o psdb hoje minusculo mesmo não emplaca mais ninguém no governo Federal!

  15. Se o governo deixa como está recebe crítica, se acompanha o governo federal, recebe crítica.
    Afinal o que realmente querem?
    Eu vejo da seguinte forma, qualquer um de nós que estivesse no lugar do Beto Richa estaria sendo, questionado por algo.
    Não adianta, não se pode agradar a todos.
    Acredito que foi uma vitória nossa e uma derrota porque o combustível irá superar a barreira dos R$ 3,00 reais.
    E depois o governo federal diz que somos auto suficiente no petróleo.
    É só aguardar!

    • Os abutres, os pessimistas, felizmente estão quebrando a cara, estao sedando mal!!!
      Agora; a distribuição de energia elétrica, me parece diferente da distribuição de combustível no País… eu por exemplo conheço vários tucanos do DEMO, donos de postos de combustiveis. É só verificar na RECITA FEDERAL…Verificar nas prestaçoes de contas junto ao TRE,de certos politicos??!

      HO TAVARES?? Pergunte ao Joel Malucelli, das 70 empresas q ele administrou… quantas eram de COMBUSTIVEIS??? QUANTO DINDIN ELE DOOU PRA CAMPANHAS ELEITORAIS??Camboja de larapios!!! Tucanos, abutres!!! aumentam os preços dos combusteis, e colocam na culpa do GOVERNO FEDERALl!!!ABUTRES!! AINDA BEM Q Ñ CONSEGUIRAM PRIVATIZAR A COPEL!!!

    • SO VOCE QUE NAO ENXERGA O QUE ESSE PATETA FAZ . MaS TUDO BEM, VOCE DEVE SER CEGO.

    • Quem aplaudiu a quebra do monopólio da Petrobrás, agora chora reclamando do preço, tem que gerar lucro para os acionistas, agora continuem aplaudindo !

  16. Povo
    Vai ocorrer exatamente como vc disse, Richa e sua turma farão cortesia com chapeu alheio, isso não é novidade, esse governinho tucano está com os dias contados pra terminar, é sem dúvida o pior governador que o Paraná ja teve, está superando o guru dele Jaime Lerner.

  17. 171 nervoso encima dos Paranaenses…O curioso, é q tem vários paranaenses, q acredita nesse TUCANO DO DEMO, demagogo!!

  18. O governo petista persiste na mesopotâmica missão de enganar a ninguenzada.

    Esquecem o Paulo, o povo ai em riba e outros que os sucederão neste comentário, que ano passado o Ministério Público determinou a devolução de importâncias que nos foram cobradas a mais em nossas tarifas – coisa de 20 por cento durante uns bons anos.

    Dona Dilma tá sim, transformando em benesse o que é determinado por Lei.

    Aproveito o embalo prá perguntar: Dona Rose Noronha vai acompanhar Lula na Caravana da Cidadania? Vai lhe segurar o microfone?

    • Rapaiz, e nesse novo contrato de renovação das concessões que garante os descontos esta lá a cláusula “devolver o dinheiro cobrado indevidamente por meio de desconto nas faturas porque o MP mandou”.

      Esse pessoal vive num mundo paralelo =)

    • Qual foi? O q é? esta com ciumes do LULA?Ou será q é porq ñ tem muita sorte com mulheres??

      Viu? Aproveite o embalo, e pergunte a MARAVILHOSA PRESIDENTA DILMA, QUANTOS PARENTES ELA TEM NO GOVERNO DELA?? VAI PARREIRAS?? PERGUNTE A ELA??

    • VOLTA ESTUDAR PARREIRA , SO VOCE PENSA TAO POBRE ASSIM.AINDA BEM QUE SAO MINORIA. A NAO SER QUE VOCE ESTEJA MORANDO NOUTRO PLANETA E AINDA NAO ACORDOU PARA VER O BRASIL LINDO.

  19. Hei Paulo,você ainda não percebeu a tática suja

    Espera o anúncio do governo federal para qualquer coisa e corre dizer que é ele quem está fazendo,foi assim enquanto prefeito com o dinheiro do governo federal, fez algumas obras que inclusive foram reclamadas por nem colocar a placa do financiador da obra.

  20. Não adianta, ja ficou marcado, a primeira impressão é a que fica, como diz o velho ditado. Mudou de ideia de uma hora pra outra, aí tem coisa, podem ter certeza.