Prefeito interino de Colombo (PR) é o mais nepotista do país

tetas_colomboO prefeito interino de Colombo, José Renato Strapasson (PTB), o Pelé, está sendo apontado como o maior nepotista do país. O município fica na região metropolitana de Curitiba e é oitavo maior colégio eleitoral do Paraná. Os principais e a maioria dos vistosos cargos em comissão (de livre nomeação) foram distribuídos entre apenas três sobrenomes: Strapasson, Pavin e Tosin.

O prefeito provisório tem apoio da tucana Beti Pavin no emprego exagerado à  parentada. Ela foi convertida em chefe de gabinete depois que de ser a mais votada na disputa pela prefeitura, mas acabou barrada pela Lei da Ficha Limpa e aguarda no “banco” julgamento final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nepotismo pouco é bobagem na nossa cidade!, diz um ex-cabo eleitoral da tucana, que se diz arrependido pela campanha que fez para Pavin. Eu esperava, no mínimo, ser diretor de secretaria. Se arrependimento matasse… Emprego bom só teve para os parentes deles. Já estou com saudades do Jota [Camargo, antigo prefeito do PSC]!.

O município de Colombo resiste em sair das manchetes (negativas). Primeiro porque os eleitores votaram em uma candidata ficha suja que não pôde assumir a prefeitura. Depois porque a Câmara Municipal indicou um vereador para assumir interinamente o executivo. Agora porque Pelé ganhou o troféu de maior nepotista do país.

As confusões não pararam por aí. O Ministério Público e a Justiça comum querem reduzir de 21 eleitos para 13 o número de vereadores. Na prática, querem voltar à  mesma quantidade de antes. Há uma decisão judicial sobre isso. Poderá haver nova eleição para Câmara também, ou seja, o município corre o risco de ficar sem prefeito e sem vereadores.

Veja como é organograma da parentada em Colombo:

Márcio Strapasson – cargo DAS de Secretário Municipal de Fazenda

Mariana Strapasson – cargo em comissão CAS de Diretora do Departamento Judicial, vinculado à  Procuradoria Geral do Município

Geovane Alves Moreira (cunhado de Márcio Strapasson) – cargo em comissão CAS de Diretor do Departamento de Compras, vinculado à  Secretaria Municipal de Administração

Luiz Gilberto Pavin – cargo DAS de Secretário Municipal de Administração

Eliane Clara Tosin – cargo DAS de Procuradora Geral do Município

Tânia Mara Tosin – cargo DAS de Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Azoilê Maria Cavalari Pavin – cargo DAS de Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte

Vera Lúcia Pavin Barbosa – cargo FG de Secretária Administrativa, vinculada ao Gabinete do Prefeito

Alysson Gabriel Strapasson – cargo em comissão CAS de Chefe de Divisão de Pesquisa e Orçamentos, vinculado ao Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Oi povo de Colombo,eou morador de Colombo ha mais de 47 anos e ate agora nao vi nada de diferente quanto ao nepotismo,ta tudo dominado.

  2. I simply want to mention I’m newbie to weblog and certainly loved this web-site. More than likely I’m planning to bookmark your website . You absolutely come with perfect articles. Cheers for revealing your web page.

  3. Colombo modelo para o Brasil se transforma em EMPRESA FAMILIAR

  4. O poder legislativo que deveria fiscalizar demonstra que já ha conluio, então ficará difícil não existir desvio de conduto. Esperamos que o Tribunal de contas e o ministério público sejam rigosos em todos os atos praticados na administração de colombo. O compromisso na cidade é com o INTERESSE pessoal e não com a qualidade de vida dos colombenses. Nós socidade civil temos de fiscalizar e policiar todos que usam do poder para enriquecer e favorecer o clã.

  5. Tenho uma duvida que pode ser de muita gente!! Sou contratado da prefeitura a 10 anos, e nesse tempo, participei do ultimo ano de mandato de 1 prefeito, participei de 1 mandato inteiro do outro prefeito e depois mais um mandato do outro prefeito, meu contrato era renovado a cada inicio de ano e esses prefeitos que passaram não eram meus parentes. Na ultima eleição em 2012/2013 meu tio concorreu a eleição e ganhou, e qnd iniciou mandato renovou contrato de todos contratados, inclusive o meu. Eu continuei no mesmo cargo, com mesmo salario q eu estava a 10 anos, não tive qualquer beneficio, mais algum parente de outro politico que não conseguiu entrar denunciou ao ministério publico e iniciou se investigação sobre minha pessoa em relação ao nepotismo. Há nepotismo na minha situação? há nepotismo nessa renovação de contrato?

  6. Pô galera Colombense, nosso município tá MAL entregue. Nossos secretariados, nossos representantes indicados, tá parecendo APRENDIZ DE FEITICEIROS.
    Nenhum deles, conhecem os caminhos a seguir, nenhum deles sabem a que vieram, pra que foram postos ou postas nesses cargos. Só um objetivo justifica. RECEBER NO NO FINAL DO MÊS.
    TA FEIO A COISA !!!!!

  7. Esmael, você não acha que Colombo não precisa de políticos, nem de politiqueiros não é. Colombo meus caros, necessita urgentemente de TÉCNICOS, gente que saiba fazer, pessoas determinadas e que conhecem os caminhos até pra buscar recursos certo. Do jeito que está, vergonha, é pouca.

    Colombo necessita de gente que saiba traçar OBJETIVOS, CONDUZIR e trazer RESULTADOS. Não de pivetes e pivetes espaventados ou espaventadas querendo impor seus desejos individuais.

  8. Pô Esmael, onde foi parar os meus comentários? você está me parecendo que já debandou pro lado errado meu. Ué, será que nos meus comentários tem coisas que vão de encontro com os seus objetivos? porque você não deixa POSTADO meus comentários? Eu acho que estou no barco errado em.

  9. ´PELA ARVORE GENEALOGICA QUALQUER ITALIANO QUE SE INDIQUE VAI SER PARENTE….INDICA UM DE SOBRENOME SILVA ENTÃO, OU PINTO….VÃO TER MUITOS….DEIXA ISSO PARA OS ITALIANOS…NÃO SE METAM…

  10. presado senhores e senhoras de colombo e do brasil sera que existe justissa no brasil? porque em colombo não existe justissa e se existir a propria justissa de colombo e fraudulentae memtirosa porque esta justissa disia que a candidata BETI PAVIM ERA COMDENADA E FIXA SUJA.e agora amesma justissa vai empossar a comdenada BETI PAVIM meu DEUS sera que a justissa não sabem o que esta fasemdo?a BETI PAVIM E COMDENADA OU ENOCENTE e se for mema comdenada aonde emfiarão a lei dafixa limpa? e como pode dar possa a uma pessoua comdenada por eles ou pela propria justissa ao cargo de prefeita de uma cidade do poder executivo? meu DEUS e o fim dos tempos sem comememtario desabafa o pre candidato senador chiquinho do parana.

  11. o amigo comentou sobre o sálario da parentada ,vamos ver os vereadores
    ver :21*6900=144.900(mês)
    as: 42*4900=205.800(mês)
    total=350.700 isso é o que nós pagamos para vereadores e seus asessores , e ainda tem vereador chamando o povo de burro e analfabeto quando diz que vai gastar a mesma quantia de 13 vereadores…….228.100 esse era o valor que eles custavam na legislatura passada,só 122.500 á mais por mês,um milhão quatrocentos e setenta mil a mais por ano ,é ai que vai nosso imposto.

  12. presados senhores e senhoras, colombence,voces são gente emteligentes.emtão não vamos ficar xorandoo leite derramado.nepotismo em colombo e uma vergonha aliais tudo em colombo esta errado vamos comcertar esta bagunça generalisada em nossa cidade,de colombo o povo desta cidade não tinha opessão nas eleiçãoes de 2012 a candidato a prefeito, bem beti pavim com ploblema com a justissa jose vicenti regeitado pelo povo joel cordeiro um baita sonhador rose cavario comtinuação do que ja estava quem sobrou? sobrou apena uma bagunça generalisada em nossa cidade.vamos junto em 2014 comcertar esta cituação de colombo no parana. quero tambem agradecer o senhor ESMAEL por este espasso em que e fundamemtal para a cidade de colombo para que o povo espressa seu sentimemtos e preucupação com a cidade o povo tem que ser respeitado e não elodido como querem faser. atemciosamente com grande respeito, com a cidade e com o povo nesta cidade e no estado do parana. e para o senhor ESMAEL diretor deste bloque e deste espasso. em nome do povo de colombo o meu muinto obrigado. pre candidato ao senado federal chiquinho do parana.em 2014

  13. Que Deus nos ajude! Depois de oito anos de parangolé, uma eleição com candidatos, “que eu preferia ter Pinóquio nas urnas”. O Pedro Malasartes coloca a sua trupe para comandar a cidade de Colombo. O que é pior, o nepotismo da atual administração ou os cargos de confiança dados à analfabetos funcionais da administração passada? Gente Eu amo essa cidade e me entristece ver a piada que viramos no estado do Paraná.

  14. presado senhor, eu jamais vou ficar de brasso crusado,e nem tão pouco comcordar com esta situação no nosso municipio colombo, mereci mais atemção em 2014 serei sim pre candidato senador e vou lutar pela nossa cidade e por nosso estado. colombo ja mais pode comtinuar sendo um grande barco que, navega sem comandante.com ajuda de DEUS e o carinho do povo eu vou a luta e farei de colombo, na saude publica um esenplo, a ser sequido por todos os estados brasileiro o meu maior projeto e comstruir o maior hospital publico em nossa cidade para atemder a nececidade de nosso povo,neste estado do parana.e que DEUS e o povo me ajude.

  15. Gente não sei qual é o pior… todos são vendidos não importa quem entra no poder traz a sua corja a tiracolo… ninguem pensa no povo e vivem de favor em favor, e o pior é quem sofre é o povo com gente despreparada em cargos importantes, o que deveria ser lei é despolitização de cargos importantes, pessoas preparadas deveriam assumir e não a cunhado ou irmão do prefeito. Nós só somos importantes até o dia da eleição depois nem lembram do povo…
    OU SEJA NÃO EXISTE MELHOR NEM PIOR JOTA E BETI SÃO DA MESMA LAIA… SOMENTE NO MOMENTO ESTÃO DE LADOS OPOSTOS, MAS AMANHÀSE LHE OFERECEREM ALGUMA VANTAGEM PARTIDÁRIA ELES SE UNEM E FICAMOS NÓS COM CARAS DE TROUXA… DINOVOOOOO…

  16. Eu sou morador de colombo e concordo co todas essas acuzações, nossa população não pensa nas conseguencias de qm eles colocam na cadeira de prefeito, por isso q colombo não vai para frente. No meu bairro não tem asfalto nem rede de esgoto só na entrada do bairro q possui creche nem se fala, é uma casa alugada e tem 6 peças as crianças morrem de calor no verão tem criança q chega a passar mal …a poeira é imsuportavel, eu acho q a população devia pensar mais em qm votar e parar pra pensar qm será uma pessoa honesta q pode fazer colombo uma das cidades mais lindas e encantadoras e não colombo é uma das mais cidades com mortes e reclamações da justiça.
    O nosso antigo prefeito só sabia robar, ele até fingiu um seguestro das suas irmãs para poder robar o dinheiro da nossa tradicional “FESTA DA UVA E DO VINHO”, agora q ele não esta mais na prefeitura ele esta esbanjando o nosso dinheiro robado …
    Essa população deve pensar mais, em qm colocar naquela prefeitura.

    • Existe um Inquérito na Delegacia de Policia. Entao, se esta Pessoa tem informacoes acerca do Sequentro deve ser informado a Policia. Precisamos fazer justiça.

  17. Mas falar até papagaio fala oque muitos colombenses, não sabem que a maioria dos secretários que foram nomeados é provisório até se definir a questão eleitoral pendente

  18. Tava PAVIN, veio e STRAPASSOuN os aliados, deixando todos TOSINhando em banho maria e sem nada… bem feito. Aliado político é aquele que visa trabalhar para as pessoas que acredita que poderão fazer o melhor para nossa cidade e não aqueles que correm atrás de voto trocando por cargo… e isso aqui em COLOMBO está cheio, todo mundo já trocou esses “favores” com a prefeita interina… nada está diferente de antes… não vou dizer que tenho saudades do enXota camargo, pois ficamos sem prefeito durante 8 anos e agora continuamos… o anterior era tão ruim quanto está sendo agora… Além dos nomes do galardão colombense (o qual a família não é tão grande assim) ainda não podemos nos esquecer dos ALBERTIsss da vida, que também conquistaram vários cargos dentro da nossa prefeitura…
    Enfim, vai ano e entra ano e ainda esperamos A COLOMBO QUE QUEREMOS, pois até agora não vimos nem de longe ela começar a existir…

  19. Não está muito diferente em SJP.
    O Grande prefeito Setim encheu as secretarias de sobrenome Setim, de Meyer e de Buhrer.
    Começou a festa na prefeitura.

  20. Agora quero deixar aqui uma pequena pergunta aos amigos que frequentam o blog do querido Esmael Morais.

    QUE DIFERENÇA TEM O NEPOTISMO PRATICADO PELO PREFEITO EM QUESTÃO E O ATUAL PREFEITO DE CURITIBA GUSTAVO FRUET?

    Pensem, reflitam e repondam com honestidade, por favor. Para mim é tudo a mesma coisa, quem emprega a esposa, a irmã ou qualquer outro familiar, na minha modesta opinião é tão nepotista quanto aquele que emprega dezenas de familiares, a diferença é a quantidade.

    • A competencia…

      Você não pode comparar a competencia da Meroujy Cavet com qualquer sei-lá-do-que de Colombo…

      Você não pode comparar a competencia da Eleonora Fruet com qualquer zá dos anzois de Colombo…

      me poupe… e não escrevo lista de todo o secretariado, porque vai que o Esmael não publica…

  21. Em sao jose dos pinhais esta uma vergonha, só parentes…aqui ja se fala muito na adminstração TRAZPARENTE – O poo daqui esta revoltado com isso.

  22. Esmael… é bom ponderar melhor as palavras nas suas matérias… ninguem ai é parente de até 3º grau do prefeito… todas essas familias citadas são enormes em Colombo…. portanto se uma pessoa tem o mesmo sobrenome que o prefeito isso não quer dizer que é parente direto dele…. pelo visto vc ta mesmo com saudade da antiga administração!!! bem diferente do povo aqui de Colombo

    • pelo jeito este daí também está empregado lá na Prefeitura… rsrs. O Edson ajudou muito este menino rebelde.

  23. Fico envergonhada de ler em blogs que o representante do povo, se é que pode ser chamado assim, só nomeou pessoas de sobrenome tradicionais… e ficha suja…será que os servidores (concursados) são tão incompetentes??? Não acredito!!! Dentro de qualquer repartição pública há várias pessoas sérias e honestas para assumir cargos de secretários e diretores (os chamados cargos de confiança).
    Acharia ótimo todos os mais de 200.000 habitantes se revoltassem e fossem até a prefeitura ter audiência com o digníssimo interino prefeito. Ao povo de Colombo não me resta alternativa senão dizer: protestem!!!!!!!!! Não se permitam aceitar essas atitudes de pessoas que estão lá por causa do nosso valioso voto! Eu não voto mais em Colombo, resolvi mudar meu título, mas eu me importo com as pessoas da minha família que ainda moram no município e é por elas que to escrevendo este texto e com muita indignação.

  24. Isso nao é nada – O Maior de longe é o SETIM de SJP se nao o que seria disso:

    1) Rafael Mulhman -secretario Planejamento – parente dep.fed Leopoldo Meyer

    2) Neide Setim – secret educacao- esposa setim

    3) Basilio Costa – sec saude – cunhado de Setim

    4) secretario de esportes – Thiago Buhrer – parente dep. Francisco Buhrer

    5) Rita de Cassia Meyer -sec. habitacao- Esposa Dep. Federal Leopoldo Meyer

    6) Daniela Setim – Sec Agricultura – parente SETIM

    7) Miguel de Paula – Secret Trabalho- Parente dep. Estadual Francisco Buhrer

    Existem mais de 20 parentes alem desses em cargos comissionados ligados a essas familias nas secretarias de educacao, saude, governo etc….

    Colombo ganha? acho que nao – essa é uma boa pauta para o blog.

    • Concordo realmente

      A sorte em Colombo é que deverá ter novas eleições e com isso esse pessoal pode cair fora… Mas em SJP?

      A nova prefeitura começou bem…. bem para os parentes do Setim, do Meyer e do Chico Buhrer.

  25. Isso já é de costume deles e só ver esse video do Paraná TV , a onde está a surpresa, é comum por parte deles. Vejam em: http://www.youtube.com/watch?v=husfJbJ99dc

  26. cade O Ministerio Publico para meter na cadeia este povo, assim como fizeram na Lapa Gaeco vai ate Colombo e mete este Pele e Betin Pavin atras das grades, como pode uma ex prefeita ficha suja assumir a chefia de gabinete e mandar mais que o prefeito, isto e Brasil socorrrroooooooooooooooooooooooooooooo

  27. Os povo de Colombo infelizmente vai ter que sofrer mesmo para aprender a não ser, digamos, mal-informados. Se o cidadão de lá gosta de dar dinheiro para malandro então fazer o que. Todo mundo sabe que a Bete Pavin do PSDB é ficha suja e que o Renato Strapasson é do mesmo time. Agora aguentem e tirem dinheiro do bolso para bancar os caras mamando. Pelo menos temos alguns poucous felizes.

  28. sos eles voltaram\ povo de colombo escondam as carteiras

  29. Esmael, não é não. Ninguém ganha do Aldnei Siqueira, de Tamandaré.

  30. hahahahahahaha o mais engraçado é o cabo eleitoral, fica me a conclusão de que nepotismo só é ruim quando é com os outros!!!! É todo mundo querendo uma boquinha!!!

  31. Minha sugestão é que se publique o salário correspondente a cada cargo mencionado, para que a população de Colombo tenha dimenssão do buraco acarretado pela caterva.

  32. CADê O MP PARA ACABAR COM ESSA FARRA.

  33. Que vergonha, que venha aquele povo que ficou defendendo como a mais votada. VERGONHA, vocês merecem.

  34. Mas que avacalhação. Esperar o que desses medíocres que a cada 4 anos ficam piores.