Pessuti provou que manda no PMDB do Paraná

Arte: Gazeta do Povo.

Arte: Gazeta do Povo.

A semana que passou foi recheada de emoções políticas acerca por causa do sai-e-não-sai! da reforma no secretariado do governador Beto Richa (PSDB). Acabou saindo, em partes. O grande nome nessa mexida do tucano, sem dúvida alguma, é o Comandante Junior que decidiu vestir cueca de seda para pilotar a estratégica Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU). Ratinho Junior, do PSC, tem o capital político da disputa pela prefeitura de Curitiba. No segundo turno amealhou 40% dos votos (leia mais sobre isso clicando aqui).

Pois bem, originalmente a reforma no secretariado do tucano tinha como objetivo agasalhar o PMDB anti-Requião formado pelos deputados estaduais, o deputado Osmar Serraglio e o ex-governador Orlando Pessuti.

Pessutão, alçado à  condição de secretário-geral do PMDB, roubou a cena, deu o nó nos deputados e colocou até o governador Beto Richa (PSDB) no bolso. Inicialmente, o ex-governador disse que aceitaria a Sanepar com porteira fechada! para aderir ao tucanato, mas tudo se revelou espuma. O peemedebista tem interesses! junto à  ministra petista Gleisi Hoffmann, adversária do tucano em 2014.

A desenvoltura política de Pessuti no PMDB causou dor de cotovelo no Palácio Iguaçu e na bancada estadual. Tem deputado dizendo no Centro Cívico que ainda nós vamos pegar o Pessutão na curva!. Não sei se pegam, mas a promessa é essa.

Beto Richa pode até ceder uma ou duas secretarias aos peemedebistas, mas sem o ex-governador Pessuti, como sempre gosta de frisar o ministro Paulo Bernardo, estará comprando terreno na Lua (leia sobre isso clicando aqui).

O PMDB nacional já acertou continuar na vice da presidenta Dilma Rousseff, portanto, é pouco crível que as seções regionais da agremiação fiquem livres para fazerem o que bem entenderem. O “centralismo democrático” funciona mais no PMDB do que no PT ou no PCdoB. Basta verificar as votações polêmicas no Congresso Nacional, como o Código Florestal.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. São joão do ivai e jardim alegre que diga .pois nos anos 80a90 ele era apoiador de partidos que não é o pmdb. pessute apoiou um candidato em são joão do ivai que não era do pmdb.se eu for forçado a dizer o nome do candidato eu digo !E so lembrar .gestão 93- 96 .

  2. Boa análise Rock.

    Estou de acordo.

  3. No lugar de PMFB leia-se PMDB.

  4. A unica regra na politica é ter votos, então o Pessuti esta fora, já que nunca demonstrou força nas urnas o máximo que chegou foi a 45 mil votos e ainda assim com muitos gastos, logo o PMDB so tem uma salvação no Paraná ou seja Requião que já demonstrou por varias oportunidades ser o preferido do povo nas urnas e os deputados do PMFB não são tão bobos como querem parecer como fazem no momento para mamarem deitados pois sabem que a reeleição deles depende de um puxador de votos em seu partido e então terão que chamar Requião para salva=los ou do contrario so irão ver os preferidos de Beto Boy chegarem ou seja Roubanelle, Nereu Moura Gafanhotão, Khury Gafanhotinho e Sthephanes que sempre esteve alinhado com a direitona o resto dos deputados devem brigar por uma ou duas vagas que deve sobrar para os menos protegidos por esse desgoverno tucano que na verdade vai se lixar para o PMDB em 2014 já que por varias vezes demonstrou que não é companheiro de ninguem. Resumindo sem Requião so 3 ou 5 devem se eleger, com Requião com certeza de 11 a 13 devem chegar.

  5. ganha d q jeito nao ganhou nem a chefia do pmdb. o requia so entende d mamona kkkkkkk

  6. O SENADOR REQUIAO GANHA A CONVENÇAO DE TODOS PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR EM2014 COM A MAIOR TRANQUILIDADE , PODEM ANOTAR E VER QUE E ISTO QUE VAI ACONTEÇER

  7. respeito o Pessuti, respeito o PMDB.DO PARANA.
    porem no momento, me desculpem o adjtivo.
    sao ‘cachorros sem dentes”

  8. FORA, POLITIQUEIROS
    ESSA É A ADMINISTRÇAO DO RICHA.
    CADE TRANSPARENCIA, DIALOGO, PROFISSIONALISMO.
    É TUDO POLITICAGEM.

    BETO, A TRAIRAGEM COM AQUELES QUE VESTIRAM A CAMISA EM SUA CAMPANHA EM RESPEITO AO SAUDOSO JOSE RICHA, VAI TER TROCO EM 2014.
    DESISTA DA REELEIÇÃO SE CONTINUAR COM ESSE COMPORTAMENTO DE NEGOCIATAS, CARGOS, ETC,,,,,,

    BUSQUE NOS SEUS ARQUIVOS, ONDE VOCE COLOCOU OS VALUNTARIOS QUE FIZERAM UMA CAMPANHA COM EMOÇÃO.

    PRINCIÁLMENTE EM MARINGA E NO NOROESTE.

    VERÁ QUE VOCE TRAIU TODOS ELES E SEUS COORDENADORES – MUNIR, ORTIGARA, MICHELE, MARTINHO, VIRARAM AS COSTAS PARA TODOS ELES.

  9. e o tal do beto fala em cargo tecnico não ten nem vergonha na cara vamos limpa o parana chega dessa laia do beto richa tropa de traidor inclusive esse rossoni que não honra oque fala tropa de traidor vocês vão ver o troco essa limpa da assembleia de araque não vai te elege traidor

  10. bobão, preguiçoso, gosta de mamar no governo, na assembleia,

    06 meses destruíu o Estado do Paraná, nunca foi nada e nunca vai ser.

    vai trabalhar Pessutti

  11. BONITO MESMO É EM UNIAO DA VITORIA.

    ONDE O PREFEITO DO PT VAI AS RADIOS :

    PRIMEIRO- FAZ RASGADOS ELOGIOS AO DEPUTADO ROSSONI E O GOVERNADOR BETO.
    SEGUNDO- LOGO NO FINAL DA ENTREVISTA FAZ RASGADOS ELOGIOS A GLEISE E DILMA.
    E AINDA TODA SUA EQUIPE DE GOVERNO É FORMADA PRO MENBROS DO PSDB

  12. Diante de todas as incoerências ocorridas nos últimos dias fiquei mesmo surpreso com o milionário Ratinho vestindo a tenebrosa cueca de seda tão espezinhada pelo próprio Ratinho. Ratinho também, envolvido no escândado dos gafanhotos e apoiado pelos donos dos pedágios poderia ter ficado longe destas curvas imorais no seu trajeto político. Mostrou o quanto é incoerente e que a velha mania de querer crescer nas costas do povo dizendo-se do povo já era.

  13. Dr. Marcelo Almeida, um grande democrata e um sujeito com formação política ímpar.

    Além desses predicados, Dr. Marcelo é um homem de postura e compostura, de lealdade e coerência.

    Gostaria muito de, nos poucos anos de vida que me restam, ver Dr. Marcelo unido ao menino Richa num projeto político de renovação e construção de um projeto de país, um projeto de nação ““ acima dos interesses corriqueiros, cotidianos e fisiologistas de partidos e/ou de pessoas/indivíduos.

    Quero aqui, aproveitando o espaço, aquiescer com os comentários do Dr. Marcelo. A postura do PMDB é muito distante do velho MDB de guerra. A postura desta ala do PMDB é fisiológica e chantagista. É uma postura nojenta.

    Negociam cargos para que os indivíduos tenham alguma projeção, não querem contribuir com o governo, querem sim chupinhar.

    Videm o que está ocorrendo no pleito da SANEPAR, SEPLAN e SEMA.

    Videm o esforço diabólico em busca da Casa Civil.

    Querem a SANEPAR “de porteira fechada” como se estivessem negociando um quinhão de terras para que um veterinário cuide dos animais, sem cuidar do contexto onde o quinhão de terras se insere e muito menos sem cuidar da função social e econômica de tal quinhão.

    Querem a SEPLAN, creio que para tabelar com a Fazenda Estadual. Imagino os motivos obscuros e não nobres que impulsionam este desejo.

    Querem a SEMA, creio que para fazer política. Querem emplacar um vassalo que fez um gestão tenebrosa frente a SEMA no Governo Requião. Gestão marcada por escárnios e achaques ao agronegócios assim como em assuntos que envolveram multas e geraram negociatas.

    PMDB deve ser atropelado pelo MDB, não é possível que o menino Richa se ajoelhe diante disso.

    Ao Dr. Marcelo, novamente, meus parabéns pelos posicionamentos.

    Ratificou o voto deste eleitor que aqui postula idéias e conceitos políticos, num contexto que me deixa em dúvida: tragédia ou comédia?

  14. Pessuti um cara que eu tinha respeito, mas me enganei ele e igualzinho a demais salafrários que fica se vendendo para esse governador medíocre, na vida e preciso tomar posições e seguir em frente, o Pessuti quer dar uma mão para Deus e outra para o Diabo. Ele sabe muito bem de que eu estou falando.

  15. Paranã, Paranã, Paranã…, diga-me quem tu eleges e com quem tu andas que te direi quem és. Em breve, no centro de Curitiba, Escritório Regional da Revolução Pacífica do Leão, onde os nossos irmãos paranaenses e brasileiros poderão conhecer o Novo Mapa do Novo Brasil Confederativo, o mapa da mina do bem comum do povo brasileiro, em contraponto explícito ao velho mapa da politicalha-partidária-elleitoral safada. Tremei continuistas da mesmice.

  16. Ai sim!!O velho PessutÃO q conheço! O Pessutao velho de guerra!!!

  17. Quem manda e quem tem voto e o Pessuti nao tem nem para síndico de prédio.vendeu a candidatura de governo para o PT e nao somou nada para o Osmar .Agora diz q o Bob Req nao deixou sair candidato,cínico .

  18. Pessuti vice da Gleisi em 2014, rumo a vitória, pra colocar o Paraná no rumo do desenvolvimento.