Segundo pesquisa Datafolha, Lula e Dilma venceriam no primeiro turno

Com mensalão ou sem mensalão, eleitores brasileiros querem Lula ou Dilma de novo, diz Datafolha.

Com mensalão ou sem mensalão, eleitores brasileiros querem Lula ou Dilma de novo, diz pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo pela Folha de S. Paulo.

Lula ou Dilma venceria no primeiro turno. Ou seja, os brasileiros querem o PT de qualquer jeito. Esta é a manchete de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Segundo pesquisa do Datafolha, o ministro Joaquim Barbosa (STF) — sic, como se fosse um partido político — está tecnicamente empatado com senador mineiro Aécio Neves (PSDB). A seguir, eu reproduzo a matéria assinada pelo jornalista Fernando Rodrigues:

Com Lula ou Dilma, PT hoje venceria no primeiro turno

Se a eleição presidencial fosse hoje, o PT teria dois nomes com chance de vencer no primeiro turno. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva têm no momento mais intenções de voto do que todos os possíveis adversários somados, aponta pesquisa Datafolha feita na quinta-feira.

Dilma vai de 53% a 57%, conforme o cenário. Lula teria 56% se disputasse a Presidência. No Brasil, vence no primeiro turno o candidato que tem mais da metade dos votos válidos. O PT ganhou três disputas para o Planalto (2002, 2006 e 2010), mas só no segundo turno.

O Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 cidades no dia 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Embora os percentuais de Dilma e de Lula sejam equivalentes na pesquisa estimulada (quando o entrevistado escolhe um nome a partir de uma lista), a situação muda no levantamento espontâneo.

Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências.

Com menos da metade, mas isolado em segundo, vem Lula, com 12%. Há também 1% cuja preferência é “PT” ou “vai votar no PT”. O petismo somado recebe 39% de intenções de voto espontâneas segundo o Datafolha.

Os candidatos de oposição têm percentuais modestos no levantamento espontâneo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registra 3%. Os também tucanos José Serra e Geraldo Alckmin têm 2% e 1%, respectivamente. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam.

Quando o Datafolha pergunta sugerindo cenários, os percentuais de todos os possíveis candidatos aumentam. Foram testadas quatro listas, sendo três com Dilma e uma com Lula. Os petistas vencem em todas.

JOAQUIM BARBOSA

Uma novidade na pesquisa foi o nome de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do julgamento do mensalão.

Barbosa pontua 9% quando a candidata do PT é Dilma. Ele empata tecnicamente, na margem de erro, com Aécio Neves, que fica com 11%.

Se Barbosa é testado num cenário no qual Lula é o candidato do PT, o presidente do STF registra 10% de intenções de voto. Aécio fica com 9%.

Aà‰CIO NEVES

Principal nome tucano para 2014, Aécio ainda tem um desempenho tímido.

O melhor percentual de Aécio é quando estão na lista só Dilma, Marina e ele. Aí o senador do PSDB registra 14%. Dilma lidera nessa hipótese, com 57%. Marina marca 18%.

Quando o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, aparece também como candidato, ele subtrai votos de Aécio. Campos fica com 4%. Aécio desce para 12%. Dilma segue liderando, com 54%. Marina não se move e mantém 18%.

MARINA SILVA

Uma surpresa na pesquisa Datafolha é a resistência de Marina Silva. Ela concorreu a presidente em 2010 pelo PV e teve votação expressiva (19,3%), mas saiu do partido e reduziu sua presença na mídia nos últimos dois anos.

Ainda assim, Marina aparece como segunda colocada na disputa para 2014, com percentuais variando de 13% a 18%. Manteve seu patrimônio eleitoral sem ter se dedicado a atividades partidárias.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m newbie to blogs and actually savored your blog. Most likely I’m want to bookmark your blog . You actually come with excellent well written articles. Thanks a lot for revealing your webpage.

  2. No tempo de FHC/TANIGUSHI/JAIME LERNER…Éra dificil até pra comer…Ñ tinha empregos…Pra comprar uma bicicleta era dificil!!!??? O povo quase q morreu de fome!!!

  3. Prefiro mil vezes votar em Lula e Dilma do que votar em FHC/Jaime Lerner e Beto Richa.

  4. a barra já está sendo forçada 2 anos antes das eleiçoes presidenciais. Pesquisa tendenciosa que novamente polariza a eleição em PT/PSDB. Outros nomes estarão cogitados até lá. Cristovam Buarque aparecia nas pesquisas?

  5. VERGONHA!!!!!!!

  6. Decididamente: o povo adora enrolões, roleiros e malandros.
    Seja de que partido forem.
    Tempos atrás, votavam no Maluf. Que dizer agora?

    • Maluf = Lula, logo, Lula = Maluf, pois agora são amigos.
      Ou estou enganado,Maluf estava com Hadad e Lula juntos, em prol de uma Saõ Paulo melhor.

    • é pois é: mas o povo esta comprando casa, comida,roupas,carros,motos. Agente chega em uma loja,ñ da nem pra entrar nela, de tanta gente q tem comprando, fazendo compras é comprando!!!!

  7. Parabéns ao LULA!
    Isso é sinal de que o povo brasileiro não acredita em tudo que é divulgado na IMPRENSA GOLPISTA.
    “Cuequinhas de seda” vão ter de engolir mais essa.

  8. Ummmmmmm quanta conveniência em ?
    Prague isso agora por parte da Folha ?
    É matéria paga pelo PT ?
    Datafolha também tinha revelado que Jose Serra venceria no primeiro turno as eleições para São Paulo .
    Lembram?

  9. Bem disse @Haddad_Fernando no Roda Viva “os exageros da imprensa serão corrigidos pelo povo nas urnas”, a verdadeira opinião pública

  10. Lula/Dilma sempre, até que o HoMeM do Mapa da Mina, o PNBC e a Meritocracia Eleitoral entrem na cena eleitoral, com o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. O resto, nos desculpe a franqueza, não passa de retrocesso e continuismo da mesmice, piores do que FHC/Lula/Dilma, como comprovam as pesquisas, por mais que detritos midiáticos da famigerada ditadura militar forcem a barra. Parabéns Coringão, campeão mudial 2012.