Sabotagem da redução do preço da energia explica crise do PSDB

por Eduardo Guimarães, via Brasil 247

De 2003 para cá, eleição após eleição a oposição ao governo federal vem minguando em termos de representação parlamentar no Congresso Nacional e do eleitorado que governa. O caso mais grave é o do DEM, que está à  beira da extinção, mas o PSDB também tem perdido apoio da sociedade, tendo hoje menos da metade do tamanho que tinha há uma década.

Nas eleições deste ano, enquanto o PT cresceu em número de prefeituras, de vereadores e de munícipes governados, a oposição diminuiu. Inclusive vêm surgindo especulações sobre fusão de PSDB, DEM e PPS, de forma a evitar que se tornem partidos “nanicos”.

Não há melhor explicação para esse fenômeno do que a atitude inexplicável de três governadores do PSDB que tentam sabotar iniciativa do governo Dilma Rousseff que poderia reduzir fortemente o valor das contas de luz de empresas e de pessoas físicas.

A queda no preço da luz poderá ser bem menor do que os 16,2% previstos pela presidente Dilma em setembro, quando anunciou a redução das tarifas.

As populações e as empresas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná serão as únicas do país que não irão se beneficiar do programa federal de redução das contas de luz porque os governadores tucanos Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia e Beto Richa estão sabotando abertamente a iniciativa da presidente Dilma Rousseff.

As empresas Cesp, Cemig e Copel, sob controle do PSDB de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná optaram por não prorrogar os contratos de suas hidrelétricas nos moldes propostos pela União.

O mais grave é que, do total de geradoras, 60% aderiram ao plano de Dilma.Todas as nove empresas de transmissão aceitaram renovar agora as concessões que venceriam entre 2015 e 2017.

Veja, abaixo, trecho de matéria da Folha de São Paulo desta quarta-feira (5):

“O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que a opção de Cesp, Cemig e Copel -estatais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, Estados administrados pelo PSDB, principal partido de oposição ao governo federal- pune também a população desses Estados e que as companhias olharam apenas para o curto prazo.

“Elas estão causando diretamente o impacto de não atingir os 20,2%. Estão sendo penalizadas as populações de São Paulo, Minas Gerais e Paraná pela decisão que essas empresas tomaram de não aceitar essas regras”, afirmou Zimmermann.

Se fosse preciso encontrar uma explicação para a débâcle oposicionista na última década, ela se resumiria a esse episódio inacreditável. Vejam que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país, só as empresas geradoras de energia controladas pelo PSDB foram de encontro ao programa do governo federal.

Fica fácil entender que os governadores tucanos acham que podem impedir que o povo e os empresários dos Estados que governam fiquem sabendo que a promessa de Dilma não se concretizou nesses Estados porque eles sabotaram o programa que a materializaria.

Não é à  toa que São Paulo, Minas Gerais e Paraná são Estados em que a vida vem piorando enquanto que, no resto do Brasil, melhora a cada ano. Todos os principais programas federais que têm impacto direto junto à  população vêm sendo bloqueados.

Em São Paulo, particularmente, governadores como Geraldo Alckmin e José Serra rejeitaram programas federais para a Segurança Pública, para a Saúde, para a Educação, só para evitar que a logomarca do governo federal figurasse nesses programas.

Confiando na aliança com grandes grupos de comunicação, o PSDB e o DEM vêm prejudicando as populações dos Estados e Municípios que governam por razões puramente eleitoreiras. Porém, como se viu na recente eleição no maior colégio eleitoral do país (São Paulo), essas populações já começam a entender que esses partidos são nefastos para o país.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Este tal de JC 3zotti está em todas defendendo o indefensável…….parece ser empregado de uma das empresas cobradoras do pedágio…………..

    Quem está defendendo???

    o governador do PARANÁ???????? Qual???? O PARANÁ está sem governador

    …………………………………………………………………………………………………………….

  2. Tô nem aí para a redução da tarifa. Quando acabaram com a CPMF, alguém viu alguma redução de preços ?
    Os empresários embolsam a diferença e as multinacionais mandam para a matriz. Os mesmos que já passaram pelo BNDES para pegar uma graninha com juros de vovó para netinho.
    É só marketing.

  3. QUEM DERA O FHC, FOSSE UM DECIMO DA PRESIDENTA DILMA!!!!???

  4. Heheheheheheheheheheheheheh,” O xororou de um tucano do DEMO, recalcado derrotado e despeitado. também arrependido, porq descobriu q seu governador é vaquinha de presépio,maria vai com as outras”… O COITADO!!! Alguem é capais de me dizer, qual é a avaliaçao do Betinho?do Alkmim?do Anastasia? do amigo do cachoeira, Marconi Periloo?? O DA PRESIDENTA DILMA EU SEI!!! ELA TEM 80% de ÓTIMO E BOM, de avaliaçao de seu governo, junto aos BRASILEIROS, E EU NO MEIO!! .Eéééééééé´tucanadas do DEMO, VADERRETO!!!

  5. … O Paraná, Minas e São Paulo, se cuidam diante da ameaça de apagões e a ocorrencia deles não pode ser desdenhada.

    A irresponsabilidade da falta de investimentos no setor, aliada ao clientelismo populista, uma das marcas desse governo, quem garante que o país, ou algumas regiões não sejam castigadas como já aconteceu recentemente?

    Uma política econômica estribada no arreganhamento do crédito (grave o endividamento das famílias), no incentivo ao consumo, não se sustenta indefinidamente, ainda mais escanteando-se o investimento em infraestrutura, a nunca tão necessária reforma tributária.

    Mas enquanto a gente se atropela aqui na planície, lá no Olimpo os senhores ganham novas benesses domésticas e se amplia o quadro de assessores.

    E dito jejuno, o presidente de fato afivela as malas alheio ao esparrame de merda lançado num ventilador num escritório filial da presidência da República na capital paulista.

  6. Engraçado que no blog ainda aparecem algumas viúvas do FHC, sendo contra a redução da tarifa de energia elétrica.

  7. Não sou do PSDB e também não gosto de pobre. Eu me odeio. Gostaria que ele nem existisse.

    Para não servirem de desculpas pelo fracasso dum governo que chegou ao Poder brandindo a bandeira da ética e hoje roubam como nunca antes se roubou na história desse país; dum partido que em campanha, o seu líder metia o pau na bolsa-escola, na cesta básica, dizendo-as assistencialistas e populistas e hoje as ampliam e as decantam como suas mais lindas criaturas ora pois; que ante triturava as privatizações e hoje as remeda, mesmo criando eufemismos para disfarça-las.

    • Parreira gosto sempre do seu contra ponto, sempre lucido e claro, mas vc dizer que nao e psdb, sendo que era assessor de deputado deste partido, e o mesmo que eu dizer que naum sou pobre… talvez vc naum seja um neoliberal completo, mas tucano? tu eh.

  8. DEMAGOGIA, GOLPE ELEITORAL, MENTIRA e TRAMBICAGEM da presidentA et caterva..Quem vai pagar somos nós BRASILEIROS..Que caimos no conto do vigário…..Com a “brilhante” colaboração da imprensa (que sobrevive de VERBA PUBLICA)…..Eu estou de luto também..Pelas pessoas que acreditam nestas historinhas, estou de luto pelo fracasso da imprensa..Estou de luto pelas palavras populistas que NUNCA são cumpridas (RIP Minha Casa Minha Vida, Brasil carinhoso, Pacs)…Estou de luto pelo nosso estado ter Ministros ligados a Dilma, e deputados que NADA fazem para ajudar Nós paranaenses..Estou de luto pela manipulação e pela corrupção desenfreada que assola o País..Estou de luto pelas mentiras morais de falsos moralistas..Estou de luto pela campanha pre eleitoral, ja visando acabar com a pouca oposição ainda existente..Estou de luto porque este dinheiro de redução de tarifas, sera reposto tirando de outras necessidades do País, como segurança, saúde e educação (e POUCOS notaram isso)…estou de luto por todo este fingimento e autoritarismo..Mas, cada povo merece a Presidanta que tem….Enquanto a maioria sofre, os 300 picaretas estão la rindo a toa, e colocando a culpa naqueles que saíram do governo ha apenas 10 ANOS…..e os poucos que ainda fazem oposição, tem que sobreviver as mentiras e mazelas para NÃO deixar os ESTADOS afundarem junto com o País..>parabens a Minas, SP e MEU PR…..se ninguém notou, estão entre os Estados que não tem APAGÕES!!!!

  9. A Presidente Dilma falou em rede nacional antes das eleições, portanto alguns meses antes de o fato acontecer(baixar a conta de luz) sem saber a decisão dos governadores. Então a promessa não passou de eleitoreira. Agora quer fazer gentileza com o chapéu alheio. Não me interessa de que partido são os governadores, só acho que o Parana já deu sua contribuição quando teve grande parte de suas terras produtivas alagadas para construção de Itaipu. Hoje o ICMS da energia gerada entre nos cofres dos Estados consumidores, enquanto ficamos só com o prejuízo. A proposito existem dois pesos e duas medidas. No caso de Itaipu o imposto é cobrado no consumo e no caso do Petróleo (pré-sal) decretaram que sera devido aos Estados produtores (Ex. Rio de Janeiro)

  10. É que quem manda na Copel agora são os investidores, seres que vivem da especulação e da compra e venda de papéis que o tal ” Deus Mercado” estipula quanto valem ou devem valer conforme o nível de especulação (diz-que-diz de bacana) vigente na hora, ou dia ou mês, ou se a mulher do chefão está na TPM. Gente que ninguém conhece ou sabe quem é, nem onde moram, nem o que fazem, ou se tem CPF ou CGC, ou os dois, ou nenhum dos dois.

  11. Aqueles que criticam o custo Brasil devem exigir do PSDB que reconsidere a sua decisão de não aderir à redução do custo de energia proposto pelo governo federal.

    O PSDB está mostrando a sua face cruel, com muita transparência, porque prejudica a população e o setor produtivo.

  12. Uma grande parte da população já descobriu que o PSDB representa um atraso para o país. Os fatos falam por si. Só a mídia não consegue mais ser o cabo eleitoral dos tucanos, este fato está gerando desgaste nas revistas, jornais, rádios e TVs, com matérias maquiadas para favorecer a oposição.
    O eleitor cordeirinho aqui do Paraná já está querendo despertar do sono profundo, acredito, pois mexeu no bolso aí o cordeiro vira lobo politizado.

    • concordo plenamente com vc 2014 séra a maior derrota desse governo que se instalou no paraná

      • NENHUM MOMENTO!
        Em nenhum momento eu me referi a eleição, sobe quem deve ou não deve ganahr ou perder. Me referi á questão da energia, dos descontos, da defesa do nosso patrimônio (se não privatizamos a COPEL, é exatamente pra termos controle e naõ ficar refem do governo federal).

        “Paulete …”: escreva algo relacionado, que será melhro lido.

  13. SE TEM VERGONHA …..mude de estado…..eu quero um estado ( governantes ) que lutem pelos interesses do MEU ESTADO , nao um governante que aceite um prejuizo ao NOSSO estado para benificiar outros estados que nao produzem nada…

  14. VASCA DE PRESÉPIO
    Independente de ser a favor ou contra os governadores do PSDB, o certo é que eles não estão dispostos a serem “vacas de presépio”, por amis que estejamos proximo do Natal.

    A tal redução de tarifas prometida não está sendo cumprida. Foi simplesmente um discurso demagógico e em troca, forçando todas as empresas geradoras e tranmissorasw de energia a repactuar contratos.

    Tudo bem que para o assessor de imprensa “chapa branca” “Eduardo Guimaraes” e o Blog 247 (tbém chapa branca) tudo e todos têm que condordar cegamente com o que a “cumpanherada” propõe, mas demagogia tem limites. Certos os governadores. Acataram a repactuação na transmissão, mas não na geração da energia.

    Ademais, o proprio governo admite que não conseguirá comprir com os descontos prometidos, tal qual o Guido Mantega não consegue fazer mágica para ter o PIBinho projetado. Tá na hora do Guido Mantega virar margarina

    • acho que vc deve fazer parte de desgoverno do psdb que se instalou provisorio no paraná provisorio porque 2014 ta ai e esse nuca mais vai se eleger nem pra presidente de bairro.se baixa a luz aqui e por culpa exclusiva de desgoverno beto playboi rixa

      • SEM ARGUMENTO
        Quando escrevo algo, procuro argumentar técnica ou politicvamente o que escrevo. Esta que se intitula “paulo” só sabe vociferar: é tucano, sou petista, é privatista, eu sou concessionarista, e agora sou tbém corrupto.

        Poxa, meu nobre “paulo” diga em que estou errado, argumente sobre o que eu escrevi, não fique tecedo rótulos. Pq se for pra rotular, te garanto que rotulo vc e os seus, melhor que vc a mim.

        Tenho dito, e espero que se publique e principalmente, que o PAULO leia!

        • JC 3zotti,
          Concordo com os teus argumentos e poderíamos entrar até no mérito dos royalties do petróleo (pré-sal) para embasar ainda mais teus argumentos. Porém não nos esqueçamos que o fator de peso nesta decisão dos governos tucanos foi o interesse do mercados – dos investidores ao qual este governo tucano serve cordialmente. Mas você tem razão em alguns pontos. Por que o Governo Federal que vetou a distribuição dos royalties do petróleo, não rediscute o ICMS da Energia Elétrica (geração e distribuição)? O RJ e ES não abrem mão do$ $eus de direito, mas querem a fatia do ICMS na distribuição da Energia gerada aqui no Paraná – dois pesos e duas medidas.

  15. Esta é a turma do Beto só play boy do Batel !

  16. PSDB como um partido pode manter uma sigla que em nada o caracteriza. Não é da(o) social, não é democracia (a não ser que se remeta a democracia ateniense) e será que defende interesses brasileiros? Para ser oposição não precisa ser algoz dos próprios eleitores. Apesar de que alguns merecem o governo que promoveram.

  17. O BETO PLAY BURGUÊS NÃO QUER AJUDAR OS POBRES DE JEITO NENHUM, SEJA NO PEDÁGIO AGORA NA REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA. PSDB SEMPRE A SERVIÇO DA ELITE E DOS PODEROSOS.

  18. É raro qualquer governo tucano ter políticas públicas voltadas pra classe mais humilde e sofrida, é por isso que cada eleição que ocorre, mais a tucanada leva ferro nas urnas. Tucano não gosta de pobre, essa é a verdade.