Em crise, PCdoB escolhe presidente para mandato tampão

Nilton Bobato, de Foz do Iguaçu, assumiu a presidência do PCdoB.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), seção Paraná, vive sua pior crise política dos últimos 20 anos. Neste final de semana, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, numa reunião com 18 participantes, o vereador Nilton Bobato, de Foz do Iguaçu, foi aclamado presidente da legenda vermelha para um mandato tampão.

A convenção do PCdoB ainda não tem data definida, mas cogita-se que o mandato de Bobato se estenda até agosto de 2013.

O parlamentar iguaçuense substituiu o conterrâneo Chico Brasileiro, atual vice-prefeito do município, que deixou a presidência da agremiação alegando questões pessoais!. No entanto, nos bastidores da política, comenta-se que Brasileiro está prestes a transferir-se para o PT ou PSC.

Três correntes se digladiam em torno da linha política do partido. A primeira quer uma reaproximação com o PT e o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) — o PCdoB apoiou Ratinho Junior. A segunda defende a criação de uma “terceira via” com PMDB e PSC. E a terceira quer manter diálogo com todas as forças políticas sem, no entanto, se atrelar a elas (independência).

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esmael, e pensar que MARIGHELLA, O guerilheiro que Incendiou o Mundo( ler livro do jornalista Mário Magalhães), pertenceu a esse partido…! É lamentável…Mas, parece que aqui no Paraná, a melhor opção é apoiar o PT e aliar-se ao prefeito Gustavo FRUET, antes que acabe. . .!

  2. Ué. Por que não colocam o Tuleski como oficial então?

  3. Há esqueci de dizer ….Bobato vai cuidar de seu mandato cara….. voce é melhor fazendo poesias com rima. E Chico Brasileiro que decpção. Só venha nós ao Vosso reino nada …. uma frase para voce em especial …..Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.
    Oscar Wilde

  4. Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar… Já não restava ninguém para protestar.
    Martin Niemoller

    Se continuar deste jeito…com esses caras …não restará mais ninguem para formar uma direção no Partido…. é discutido em gabinetes as conferencias ja não valem mais nada e o comite central ainda valida esta palhaçada…..

  5. Já avançaram bastante. Antes, eles não lotavam nem Karmann Guia. Agora, pelo menos, jpa conserguem lotar uma Kombi.Êta força extraordinária… Agora ninguém segura.

  6. 18 pessoas e 3 correntes. Meus Deus, livrai-nos do Bobato e amém.

  7. Fora Bobato, Fora Gomyde. Os dois só pensam neles. Camarada Dodô não adianta criticar o Esmael, ele tá fazendo o papel dele e bem. Nós é que estamos numa situação dificil. Estamos sim divididos, estamos sim sem rumo, estamos sim isolados.
    Discordo Dodo, o melhor nome para presidir o partido é o professor Elton ou Ceni de Pato Branco. Quem fala isso é a base. Pode conferir

  8. O que se espera de um Presidente vereador que tanto critica as questões do Governo federal…bate em todos…Foz do iguaçu…. já deu o que tinha que dar…. infelizmente uma cidade que apresenta altos índices de criminalidade juvenil , trafico de drogas…e tem áreas tão vulneráveis …. e esse presidente ficou na berlinda para perder seu mandato que não soube administrar…mesmo com o governo a seu favor….e ainda apresenta um projeto de Lei em beneficio próprio é presidente do meu Partido que tem história pela redemocratização desde Pais …e ainda brinca de presidente…militantes vamos resgatar a história e deixar de brincadeiras…chega…basta…..sem noção nossa direção…. PROJETO DE LEI Nº 123/2012
    Dispõe sobre a atualização monetária dos subsídios dos
    Vereadores, fixados pela Resolução nº 050, de 15 de julho de
    2008, que “Estabelece os subsídios dos Vereadores para a
    Legislatura de 2009-2012, e dá outras providências”.
    Autor: Comissão de Economia, Finanças e Orçamento e
    Mesa Diretora.
    A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, Aprova:
    Art. 1º Fica atualizado nos termos do inciso X do art. 37 da Constituição da República
    Federativa do Brasil e art. 3º da Resolução nº 050, de 15 de julho de 2008, o subsídio dos
    Vereadores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no percentual de 5,20% (cinco vírgula
    vinte por cento), em parcela única mensal, que passa a ter o valor de R$ 8.650,58 (oito mil,
    seiscentos e cinquenta reais e cinquenta e oito centavos) para os Vereadores e de R$
    12.975,88 (doze mil, novecentos e setenta e cinco reais e oitenta e oito centavos) para o
    Presidente do Legislativo.
    Parágrafo único. O percentual de 5,20% (cinco vírgula vinte por cento) previsto no
    caput deste artigo refere-se à recomposição de parte da perda salarial medida pelo
    INPC/IBGE, no período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011.
    Art. 2º Os efeitos desta Resolução aplicar-se-ão a partir de 1º de janeiro de 2012.
    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

  9. Com 18 participantes na reunião havia 3 correntes? Tá difícil mesmo…

  10. Mais cedo ou mais tarde isto era mais do que previsto,partido de aluguel sempre chega a este fim,não sera novidade também no PPS ocorrer o mesmo,já esta na hora de acabar com estas legendas de 1/2 dúzia que só tem um objetivo negociar cargos para seus caciques….

  11. Lamento muitíssimo que o amigo Esmael, companheiro de boteco e muita conversa política, esteja se deixando pautar pelo militante trânsfuga Ricardo Gomyde. Gomyde se mantem hoje no PCdoB basicamente por causa da prebenda de seu cargo ministerial garantido pelo amigo pessoal dele ministro Aldo Rebelo; não fosse por isso já estaria provavelmente a lamber os calçados de alguém outro no governo.

    Assim, o texto da postagem do Esmael é todo balizada pelo ponto de vista do trânsfuga Gomyde, falando em “crise” do PCdoB, que não existe; falando em “3 linhas” dentro da direção, o que também é pura ficção.

    Houvesse crise, uma simples troca de comando na legenda seria óbvio palco de renhidas disputas, o que nunca se viu. Briga de “foice” tem, por exemplo, no PMDB, entre os lacaios do tucanismo e os requianistas que querem puxar o partido deles para a independência contra um dos governos mais incompetentes da história do estado. No PCdoB, não. O debate sobre a substituição de Chico por Nilton foi tranqüilo, pois todos da direção reconheceram as dificuldades particulares atuais do Chico e as capacidades do Nilton para assumir o comando, com completa unidade partidária em torno dele.

    Sabemos que jornalismo e bloguismo se alimenta de notícia ruim, fofoca, crise, desgraça, catástrofe etc. Mas, neste caso da mudança da presidência do PCdoB, meu caro Esmael, não tem nada disso. Entretanto, quem sabe, para os lados do “editor” dessa sua postagem, possa advir alguma coisa que mereça um noticiário…

    PS: sobre a posição do PCdoB quanto a Fruet, é muito simples: o partido mantem sua independência política, não fará oposição e torce por uma boa gestão do novo prefeito na medida em que agora ele É DA BASE DILMISTA. Apoiaremos tudo aquilo que for positivo para o povo de Curitiba e naturalmente cobraremos promessas de campanha, necessariamente trabalhando para reagir contra o que não for de interesse da população da capital.

  12. O PCdoB era muito pequeno no Paraná. E conseguiu ficar muito menor. Como conseguiram esta proeza