“Sentença do STF foi injusta e eu sou inocente”, diz Zé Dirceu

Zé Dirceu: “Julgamento realizado sob a pressão da mídia”.

O ex-ministro José Dirceu, condenado nesta segunda-feira (12) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou uma nota em seu blog dizendo ser vítima da pressão da mídia, que queria derrotar o PT nas eleições passadas.

Dirceu jura inocência, diz que a sentença de dez anos e 10 meses imposta a ele foi injusta e avisa que vai recorrer da decisão da corte.

“Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta”, afirma o ex-ministro.

A seguir, a íntegra da nota de Zé Dirceu:

Dediquei minha vida ao Brasil, à  luta pela democracia e ao PT. Na ditadura, quando nos opusemos colocando em risco a própria vida, fui preso e condenado. Banido do país, tive minha nacionalidade cassada, mas continuei lutando e voltei ao país clandestinamente para manter nossa luta. Reconquistada a democracia, nunca fui investigado ou processado. Entrei e saí do governo sem patrimônio. Nunca pratiquei nenhum ato ilícito ou ilegal como dirigente do PT, parlamentar ou ministro de Estado. Fui cassado pela Câmara dos Deputados e, agora, condenado pelo Supremo Tribunal Federal sem provas porque sou inocente.

A pena de 10 anos e 10 meses que a suprema corte me impôs só agrava a infâmia e a ignomínia de todo esse processo, que recorreu a recursos jurídicos que violam abertamente nossa Constituição e o Estado Democrático de Direito, como a teoria do domínio do fato, a condenação sem ato de ofício, o desprezo à  presunção de inocência e o abandono de jurisprudência que beneficia os réus.

Um julgamento realizado sob a pressão da mídia e marcado para coincidir com o período eleitoral na vã esperança de derrotar o PT e seus candidatos. Um julgamento que ainda não acabou. Não só porque temos o direito aos recursos previstos na legislação, mas também porque temos o direito sagrado de provar nossa inocência.

Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta. Vou lutar mesmo cumprindo pena. Devo isso a todos os que acreditaram e ao meu lado lutaram nos últimos 45 anos, me apoiaram e foram solidários nesses últimos duros anos na certeza de minha inocência e na comunhão dos mesmos ideais e sonhos.

José Dirceu

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Fernandinho Beira-mar também jura inocência.
    Não há santo nesta história e na guerra pelo poder vale tudo.
    O PT ficou igual aos outros, tanto que hoje o governo batalha para que os deputados e senadores não acabem com o Fator Previdenciário. E isto que é o Partido dos Trabalhadores (ou seria dos Traidores ?), que está no governo.
    Mas o pior de tudo é que pessoas tomam partido como se isso fosse uma disputa clubísticas e não dão atenção aos preços nos mercados, às obras paradas como ocorriam em governos anteriores, à infelicidade que terão ao se aposentarem com o famigerado Fator Previdenciário, às roubalheiras nas obras da Copa, etc…
    Quem gosta do PT e sua curriola são os banqueiros, os empreiteiros, os donos de escolas, os ruralistas e os donos das grandes fortunas. Gente que eles sempre combateram quando não estavam no governo.

  2. O julgamento teve uma pressão da mídia, sim, e daí? Um dos papéis da mídia é pressionar, mesmo. Isso não pode ser usado como justificativa para desqualificar o julgamento.

  3. fechem o SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTICA FEdERAL.
    prendam os 11 ministros.
    e solte o ze dirceu

  4. Um tribunal de EXCESSOS”¦Uma perguntinha básica???Porq o mensalão mineiro aconteceu antes, e o julgamento sara depois do julgamento do mensalao do PT? Estranho né?O mensalao do PT ocorreu depois. Outra; Porque o mensalão do PT,teve seu julgamento exatamente no período eleitoral?
    Porq o mensalão do PSDB/DEMO, o julgamento depois do período eleitoral,sendo q os crimes cometidos pelo mensalão mineiro foram antes?E,posteriormente, deu origem ao mensalão do PT.Heheheheheheheheheheheh”¦É como diz um apresentador de tv: “Da um nó na minha cabeça”.
    Eu penso q o PIG [imprensa golpista],Acha q os Brasileiros são otários?? MAS EU SEI Q Ñ! DALHE DILMA LULA!!!

    • RESPOSTINHA BÁSICA
      NÃO SABE?
      Me parece uma pessoa bem informada, portanto imagino que saiba. Mas se não sabe, vamos lá: O dito mensalão mineiro, em que pese tenha ocorrido antes, foi descoberto e divulgado depois do mensalão do PT. Este só foi descoberto pq houve um desentendimento entre os membros da quadrilha que o gerenciava (Dirceu e Roberto Jefferson). E houve flagrante que chocou a opinião publica, com o caso do “rapaz” dos Correios recebendo um maço de dinheiro. Isto provocou uma repercussão, que sendo jogado toda a culpa no “lombo” do Roberto Jefferson, este resolveu abrir a caixa preta e denunciou os parceiros.

      Ademais, a existência de um “mensalinho” antes do “mensalão”, não faz deste prática lícita. Portanto um e outro devem ser condenados.

      Pronto, seu LUIZÃO, se não sabia, saiba agora, vê se aprende (se bem que tneho 99% de certeza que vc sabe, e sabe muitíssimo bem, apenas se faz de ingênuo).

  5. O GUSTAVO FRUET NAO PODERA CONTAR PARA SEU SECRETARIADO COM O ZE DIRCEU POIS ELE ESTARA FOARA POR UM TEMPO MAS PROMETE QUE POR TELEFONE PASAR AS CORDENADAS PARA O BEM DA PREFEITURA DE CURITIBA

  6. Todo bandido,digo, culpado, sempre é inocente.

    Maluf é inocente, vejam que o Lula acreditou nele e agora são parceiros.

  7. Sobre o mensalão tucano… quando vai começar a faxina?

  8. Você, o Fernandinho Beira-Mar, o Zé Pequeno, os membros do PCC do Comando Vermelho… na verdade vocês todos são pobres vítimas desta sociedade hipócrita, gente sem coração que só quer ver pessoas do bem como você sofrendo… hehehehehe

  9. Pena justa seria, ze dirceu ficar no minimo 4 anos fechado, assim não poderia ajudar o fruet na reeleiçao em 2016 …

  10. Mão pesada da justiça, enfim começou a ser exercida neste pais. Ja estava na hora de mudar o conceito que só ladrão de galinha iria para a cadeia.Aos poucos as nossas futuras gerações serão beneficiads com a justiça plena deste pais. Agora só falta ir a julgamento o chefe maior da quadrilha.
    QUEM É ELE? O mais humilde brasileiro sabe que é, menos os fanáticos que insistem em não tirar a venda dos olhos com medo da verdade.

  11. Claro que é injusta, tinha que pegar a mesma pena do Marcos Valério

  12. Papai Noel e Coelinho da Páscoa mandam lembranças ao Zé Dirceu.

  13. Não é por que você lutou contra a ditadura, que você vai ter o direito de fazer o que quiser quando esteve no poder. Não podemos tapar o sol com a peneira, caixa dois é crime, formação de quadrilha é crime e se você é inocente quem são os culpados? Vai a imprensa Zé Dirceu e fale a verdade.

  14. Todo indivíduo quando preso, na frente da autoridade, diz não saber porque está ali.
    Como o camarada que roubou um porco, colocou-o nos ombros e saiu correndo. O dono viu e alcançou o ladrão do bacurau. Espantado, dava tapas no bichinho e gritava: Como é que esse porco subiu nas minhas costas? Tire esse bicho daqui!

  15. hahaahahahhahahhahahhahahaahhahhahahahhahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahhahahahahahhahahhahahhahahahaahahhahahahahahahah ESSE JOSE DIRCEU NÃO PERDE O BOM HUMOR.. AINDA CONSEGUE FAZER PIADA

  16. COVARDES!!!!!! Onde estão os deputados e senadores do PT? Porque estão calados?! Porque não abrem a boca. COVARDES!!!!! Se espelhem no Senador Fernando Collor de Melo e no Senador Roberto Requião, que não são do PT mas estão lutando, brigando contra as injustiças. Onde estão os deputados e senadores do PT??? ONDE?????? Saiam de suas tocas bando de COVARDES, enfrentem o que está acontecendo. Vocês não são dignos do Zé Dirceu e do Genoino! Vocês são COVARDES!!!!! Presidentes Lula e Dilma, vocês estão rodeados de COVARDES!!!!!!!!!

  17. Este é um capitulo triste da historia do Brasil… Uma opiniao publica dirigida, uma imprensa maniqueista que tem medo do Projeto que faz a Gestao dos meios de comunicação…. O PT chega lá… e a Veja, a Globo, Estadao , a Folha nao vao segurar po muito tempo….pode ser agora….mas vamos ver ate onde vai a lua de mel do Joaquim com esta turma… vamos ver os mensaloes de minas. … e vai ali na ALEP, onde o Beto comprou o PSD, dando a SETU para apoiar o Ducci…. estas negociatas sempre vao existir…faz parte do jogo do parlamento…

  18. Caro ESmael: por favor, dê o destaque devido ao comentário do mais novo filiado ao PDT do Paraná, Alvaro Dias, ( com que nosso recém eleito prefeito foi conversar semana passada em Brasília ), na reportagem de Rosa Costa – dO Estado de S. Paulo:
    BRASÍLIA – O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse nesta segunda-feira, 13, que mais importante do que o período da pena de prisão imposta ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu é a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) de não se render à pressão para poupar os mensaleiros. Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. “Foi pouco”, avalia. “Mas o importante não é a duração da pena e, sim, a postura de implacabilidade adotada pelo Supremo”.

    O líder lembrou que contra o STF houve a “pressão oficial” por parte de pessoas ligadas ao governo, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e a pressão da sociedade interessada na punição de corruptos. Ele acredita que os “expedientes técnicos” do processo foram bem explorados pelos ministros a ponto de tornar inevitável a “decisão fulminante” contra os envolvidos no esquema do mensalão.

    “Não importa o número de anos da condenação e, sim, o gesto de condenar. Acabou a complacência e atendeu às expectativas da nação”, afirmou o senador. O tucano entende que o julgamento do mensalão é o marco de um novo rumo para a Justiça brasileira.

    Mensalão mineiro. Sobre o julgamento do mensalão mineiro, o líder do PSDB disse que o esquema, “sendo mensalão ou outra coisa”, deve ser julgado o quanto antes. Foi assim chamado o esquema de desvio de recursos públicos e financiamento irregular na campanha eleitoral de 1998, de reeleição do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB). “E quem cometeu erro tem de ser condenado”, defendeu. Ele acredita que o processo ainda não foi julgado porque não foi denunciado pelo PT de Minas Gerais, como deveria ter ocorrido.

  19. mandá-los pra cadeia é mais prejuízo ainda pois teremos que sustentá-los lá.

  20. A sentença justa seria mandar devolver o dinheiro!

  21. O estagiario de direito que visita presidio fica impressionado com a quantidade de imocentes presos. Um mais que o outro.

  22. chupa que e de uva petezada.

  23. A Visanet já fazia transações com Marcos Valério desde 2000.
    O Henrique Pizzolato não liberava o dinheiro sózinho, mais dois assinavam junto com ele. Esses dois foram nomeados na gestão FHC.
    Onde estão estas duas pessoas?
    Joaquim Barbosa as esconde em outro processo que tramita em sigilo de justiça.
    Enfim,
    o STF está criando um Martir.

  24. ooohhhhh coiitaadooo…….
    Vai trabalhar Zé, devolva nosso dinheiro suado,dinheiro do povo que virou mensalão para comprar deputados. estamos de olho, sabemos que seu filho e deputado la no Paraná, vamos ficar de olho nos gastos ………sempre.

  25. CONCORDO, com q disse José Dirceu. Esse julgamento é criticado por ministros do próprio supremo. Feito ao arrepio d leis tanto NACIONAL como INTERNACIONAL.Essa teoria “do domínio do fato” sabidamente conhecida por juristas penalistas, c/ só plicavel em conflitos de guerra. Pois felizmente, após 25 anos de luta contra a DITADURA, vivemos uma DEMOCRACIA PLENA. Não resistirá TAMBÉM as leis das Cortes Internacionais. Tanto d OEA, c/ a Corte Internacional d HAIA. Prezado José Dirceu, bem você disse, sairás VITORIOSO, no final, de MAIS ESSA “LUTA” !

    • Vítimas do “golpe das elites”, Genoíno, Zé Dirceu, Delúbio e LuLa são absolutamente inocentes.

      A Procuradoria da República, o STF, o volume incontestável de provas colhidas na Ação Penal 470, tudo isto é uma farsa.

      Foi só um teste de leitura, para detectar quem não ri ou sente nojo dos dois primeiros parágrafos.

      Se você consegue acreditar nos dois primeiros parágrafos, sinto informar, mas provavelmente a cura depende de um tratamento: leitura consciente e raciocínio ético.

    • Não é o julgamento que é criticado por alguns ministros, e sim a posição alheia. E isso é perfeitamente aceitável e salutar num órgão colegiado, divergências podem e devem ocorrer.

      25 anos de luta contra a ditadura? Luta armada, matando inocentes! E não era pela democracia, longe disso. A luta desses guerrilheiros não era pelo anseio popular, democrático, e sim por uma ditadura do proletariado! E isso é dito por todos os historiadores sérios. Resistência a ditadura pela democracia fizeram outras figuras: Brizola, FHC, etc…

      E se recorrer para a corte internacional vai só passar vergonha. Os jornais do mundo inteiro hoje noticiam a condenação dos “braços-direitos” de Lula. O julgamento foi legítimo, respeitou o contraditório e fez justiça, apesar da politicagem.

      • Pedro Augusto, parabens pelo comentário, é exatamente isso. Igor e Mazzaloti, isso que nos vivemos hoje é democracia e não aquilo que esse assassinos queriam implantar nesse País, mas graças a Deus as Forças Armadas não permitiram.

  26. Em 1992, no relatório da CPI do PC Farias, o então deputado José Dirceu creditou às denúncias da Imprensa e à pressão da sociedade, aquele momento histórico do parlamento brasileiro.

  27. se o zé é inocente o papai noel e a mula sem cabeça existem