2!º turno!: Eleitores de Colombo terão que voltar à s urnas

* Mesmo barrada pela Lei da Ficha Limpa, tucana Beti Pavin disputou a prefeitura

Município pode começar 2013 sem prefeito definido.

A eleição do último domingo (7) para prefeito de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, não valerá absolutamente nada. Os colombenses terão que voltar à s urnas em data não sabida e incerta.

Eu explico os motivos. A candidata Beti Pavin, do PSDB, obteve 51,5% dos votos, mas como ela foi barrada pela Lei da Ficha Limpa pôde concorrer graças aos recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, como já havia alertado a Justiça, seus votos foram anulados.

De acordo com o artigo 224, do Código Eleitoral, em caso de nulidade de votação, quando atingido mais de 50% do sufrágio, procede-se nova eleição para evitar que a minoria! assuma o poder, ou seja, o segundo colocado na disputa.

A presidenta do TSE, ministra Carmén Lúcia, já avisou reiteradas vezes que os eleitos considerados fichas sujas não serão diplomados e que decisões de 1!ª e 2!ª instâncias da Justiça Eleitoral serão mantidas por aquela Corte Superior.

Então, como fica a coisa em Colombo?

“A nova eleição comportará a inscrição de novos candidatos à  prefeitura. Vereador eleito no domingo não poderá concorrer ao cargo majoritário”, explica o advogado e professor Luiz Fernando Pereira, especialista em Direito Eleitoral.

O processo para a realização de nova eleição é lento. Muito provavelmente, o próximo presidente da Câmara Municipal assumirá a prefeitura até a nova disputa.

Os eleitores colombenses não podem reclamar desse imbróglio todo, pois eles foram avisados da impossibilidade de Beti Pavin concorrer em diversas oportunidades. Agora terão que arcar com as consequências de uma cidade importante, política e economicamente no Paraná, sem prefeito.

Resumo da ópera: Quem votou na tucana perdeu o voto e, por isso, todos os demais eleitores terão que voltar à s urnas em algum dia no futuro…

49 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am just all new to blogging and certainly loved this blog. Most likely I’m want to bookmark your site . You amazingly have exceptional writings. Many thanks for sharing with us your web page.

  2. Em caso de nova eleição, o partido ou coligação que teve o candidato “impugnado” poderia lançar outro candidato no novo pleito?
    os demais partidos e coligações também poderiam lançar novos candidatos ou teriam de ser os mesmos “derrotados” nas urnas?

  3. acho nao ? tenho certeza que beti pavim ja ganhou todas estancias na justiça provando sua inocencia nao é agora que ela vai deixar desse povo colombense que tanto o apoia (volta beti precizamos de vc )

    • Everson você está mau informado, ela perdeu em todas as instâncias e, na verdade quem perdeu mais ainda foi o povo, se liga

  4. Até que se tenha uma nova eleição, até que o eleito assuma o cargo, muito tempo se perderá. Teremos uma gestão parcial, com Plurianual e LDOs remendadas, muito provavelmente com pouca coisa saindo do papel. Quem sabe em 2016 tenhamos uma perspectiva melhor… Somente uma coisa é certa: neste circo armado, nós saímos perdendo, e muito. E o pior: neste circo, nós fomos os palhaços!!!

  5. porque nao aprovaram meu comentario?

  6. O QUE OUVIMOS DIZER É QUE ELA ROUBOU MAS FEZ ALGUMA COISA. ABSURDO ISSO. ELA NÃO FEZ NADA, POIS O DINHEIRO É NOSSO ELES APENAS ADMINISTRAM. ACORDA COLOMBO…

  7. UMA PESSOA COM CAPACIDADE RAFAEL? FORAM DISVIADOS MAIS DE 1.500.000,00 DO FUNDEF, 950.000,00 EM CONTRATO COM A SIBRACAL SEM PROCEDIMENTO LICITATÓRIO, SALÁRIOS IRREGULÁRES QUE TERÃO QUE SER DEVOLVIDOS, ETC…ETC…ETC…, OU VC É MUITO DESINFORMADO OU FAZ PARTE DA MESMA LAIA. DEPOIS SAI NAS RUAS DECLARANDO SER CANDIDATÍSSIMA QUANDO ESTAVA COM A CANDIDATURA INDEFERIDA NO TRE. NÃO É A POPULAÇÃO QUE É BURRA PORQUE VOTOU ACREDITANDO QUE UMA MENTIRA ERA VERDADE E SIM PESSOAS COMO VC DEFENDEM ALGUÉM QUE É TOTALMENTE FICHA SUJA.

  8. Será que o povo realmente deve acreditar TSE, ou é mais uma manobra politica, pois se tiver outra eleição com novos candidatos, a própria Beti Pavin se benificiara desta *oportunidade* pois ela poderá nomear um ¨testa de ferro¨
    e continuara mamando nas tetas da maq. pública. Realmente com tanta informação que vários jornais nos dão não sabemos que esta falando a verdade……Fica aqui uma certeza: Colombo esta mau servido em termos de candidatos.

  9. inacreditável! o jornalista do blog insiste com sua tese de que a Bete Pavi não assumirá. É notorio que forças de dentro do município e de fora – almejam isso. Mas não é o desejo do povo. Não fosse a campanha contra Bete, ela teria feito 80% dos votos….o Candidato do atual prefeito perdeu para as abstenções. ..a Bete assumirá, ela não é ficha suja, suas contas no Tribunal de Contas FORAM APROVADAS!!

    • Ô, berce-se que as informações chegadas até você foram repassadas pela candidata, procure ser mais informada. Não estou defendendo grupo “a” ou “b”, o que não se pode é ignorar o processo que está no TSE, são denuncias muito grave e que não foram contestadas com provas, é tanto que já foram três condenações.

  10. Falar que o povo de Colombo é burro, que vai ter que enfrentar fila para votar de novo, que vai ficar mais um domingo sem poder tomar chopp, é muito fácil pra quem está do lado de fora e não sabe o que está acontecendo no Município.
    Será que burro realmente é quem se preocupa com o futuro, elegendo uma pessoa com capacidade. Ou quem não esta nem ai com quem esta no poder, e simplesmente vota em alguém que está na frente para não perder o voto, ou ter que voltar no segundo turno para votar novamente.
    Infelizmente esta história demonstra como esta as eleições em Colombo, a candidata ficha suja conseguiu fazer mais votos que todos os outros candidatos juntos. Será que existe algum problema com as opções oferecidas aos eleitores do Município?
    Estão todos dizendo que ela sempre esteve inelegível, mas então porque o nome e número dela constou nas urnas? se desde o começo ela nunca teve o direito de participar, não deveriam nem ter constado a opção de votar na candidata.
    De qualquer forma os eleitores de Colombo estão de parabéns, não importa se teremos que voltar as urnas e votar novamente, não tem problema se vamos perder dez minutos na fila, ou se não vamos tomar uma gelada no domingo a tarde, o que importa é o futuro do Município. Espero que todos lembrem dos ocorridos, e se for necessário retornar as urnas, que façam a escolha “menos pior”, pois infelizmente em Colombo é difícil escolher o melhor.

    • as pessoas falam asim da prefeita beti pork não conhese ela? vcs kerer colocar mas um como o jota camargo ke até hoje não fes nada pelo povo ?

    • Capacitada é a pessoa que está respondendo por desvio do dinheiro da educação? Que foi deputada estadual e nada fez por nossa cidade? Infelizmente nossa cidade está órfão de bons politico.

  11. SENHORAS LUCINEIDE E MONICA, É LAMENTÁVEL QUE EM NOSSO PAÍS EXISTEM PESSOAS QUE PENSEM COMO VC. MORO EM COLOMBO A 36 ANOS AMO MUITO ESSE MUNICÍPIO E JAMAIS ACEITARIA ALGUEM CONSIDERADA FICHA SUJA PARA GOVERNÁ-LA. PENSAR QUE ROUBOU MAIS FEZ ALGUMA COISA, É UM ABSURDO, NÃO ACREDITO QUE O POVO SEJA BURRO E SIM QUE DEVERIAM REVER SEUS CONCEITOS POIS NÃO PODEMOS ACEITAR QUE O CRIME COMPENSE, E DEPOIS FIQUEM RINDO DA NOSSA CARA COMO FEZ UM DOS PRINCIPAIS COORDENADORES DA CAMPANHA DA CANDIDATA FICHA SUJA, QUANDO EU PERGUNTEI DA SITUAÇÃO POLITICA. É MUITO TRISTE SE SENTIR ENGANADO E NÃO ACEITEM JAMAIS SEREM ENGANADOS OU SEREMOS ETERNAMENTE PALHAÇOS…..

  12. As leis do Brasil são para proteger realmente bandidos, são arcaicas, medievais, cheias e emendas e remendos e isso acaba abrindo oportunidades para recursos, onde já deveria ter liquidado o assunto…
    Temos sim que barrar ficha suja, precisamos nos impor para que possamos ver nosso dinheiro realmente retornando em qualidade de educação, saúde, segurança, e não como esmola , assistencialismo ou caridade..

  13. Esse comentário do(a) Jeh sintetiza perfeitamente o motivo de haver uma segunda eleição: votar em uma pessoa que rouba mas faz e ainda defender essa pessoa justifica o fato de mais uma eleição ou ate’mais 50 até esse povo aprender a votar direito. Como diria o defenestrado Algaci.. que barbaridade

  14. CONFIO NA BETI DESDE SEMPRE, SE ELA CONTINUA LUTANDO PARA SE DEFENDER É PORQUE ACREDITA NA SUA VERDADE, E TODO BRASILEIRO TEM DIREITO A ISSO. QUANDO ELA FOI PREFEITA TIVEMOS CRESCIMENTO NA CIDADE. VAI LÁ BETI, VOCÊ MERECE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. ela roubo mais fez algo na cidade, nao deixou fechar o posto de saude nunca atrasou meu pagamento, ja os demais na saude nada vez e meu pagamento ficou atraso por 3 meses.

    • Olha, é um absurdo esse negócio de dizer “Ela roubou mas pelo menos…” – Pelo menos nada, não precisamos de ninguém que roube pouco ou muito. Os políticos devem cumprir com suas funções da maneira mais clara possível e fazendo direito, pois não é nenhum favor pagar em dia, é obrigação, e se os demais também tem problemas então que não se vote!!! Outro detalhe, Kd a população fiscalizando o trabalho da Câmara de Vereadores??? Não adianta ficarmos reclamando, tem que participar, fazer associações de moradores, de ruas etc…pq esse pessoal se pela de medo de associações pois sabem que estão lidando com pessoas mais esclarecidas.

    • vao tudo se ferrar quem falo que éla é puxa saco !!! ela ta mais certa doque a morte!!!

  16. Tah, mas então ninguem em Colombo votou NULO???? Beeem capaz néh. Tivemos 12.000 votos nulos, então ela não conseguiu mais de 50%. ela só fez 54 mil dos 120mil votos válidos..Mas o mesmo TRE que deixou ela seguir com a farsa,foi omesmo que acatou os votos verdadeiramente NULOS para a FICHA SUJA. Estranho néh, um dia afirma que está eleito o segundo lugar e no outro dia aparece essa nova palhaçada…

  17. Eu não sou eleitor de Colombo e tinha lido na internet e em blogs sobre isso. Quem sabe um dia o povo aprende a votar. Vão votar de novo em filas e ainda por cima, obrigados a isso. E sem chopp no dia da eleição. Votem nela de novo seus bocós!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Porquê o eleitor de Colombo votá num candidato ficha suja, povo burro tem que pastar, resultado vai votar de novo pra aprender, como a gente faz com criança birrenta.

    • Povo burro não minha querida simplesmente não acreditamos que os demais candidatos estão apto para cuidar de um município. E se o povo votou em um “candidato ficha suja “é porque eles tem mas confiança nele do que nos demais. bora votar em um menos pior…

      • Eu não acho que o povo seja “burro”, acho que os candidatos subestimam os cidadãos colombenses. Vamos mostrar nas urnas agora quem é burro!!! Ir votar de novo não tem menor problema desde que as pessoas se proponham à pesquisar seus candidatos e acreditar no que diz a justiça oficialmente e não papeis manipulados…

      • Pelo amor de DEUS,cada um interpreta a lei como quer o Juiz Eleitoral disse que se absolvida a candidata sera a prefeita para 2013,SE CASSADA AI SIM TEREMOS NOVAS ELEIÇÕES,por tanto eu sou bem esclarecido e como a colega acima diz acho como 51% dos eleitores de Colombo acham que os demais candidatos não estão aptos a esse cargo, não votei nulo e exijo meu direito de cidadão,e no demais depois quem assumir realmente vamos ver o que se esconde debaixo do tapete na gestão passada.

      • cara voce falou a coisa mais certa até hj!!! a bete é quem ergueu colombo,fasendo escolas e asfaltando quase todo o municipio!!! (Quem lembra do feijao a 7.50 o Kg??? e quem éra o vice????)

    • Pra que chamar os Colombenses de burros? Calma, calma dona cidadã de poucas e pobres palavras. Inteire-se mais do assunto e depois pense em comentar algo e sem ofensas, por favor.

      • Poucas e pobres palavras mas te atingiu, acertou direitinho, aposto que você deve ser assessora da candidata ou parente. Por isso que a política tá desse jeito, os fichas sujas sempre tem desculpa, roubou, mas fez. Não. Tem desculpa, não Fechou as contas, não entrou com recurso no tempo e quer ganhar só porque é. Do partido desse governador que nada fez, só passeou

      • boa mto boa!!!

    • Se votamos na Beti..é porque Colombo não tem candidatos competentes…ela pelo menos fez alguma coisa pelo povo…todos são farinha do mesmo saco..não tem nenhum santinho …e os capa pretas prq não barraram..se sabiam…se ela indicar alguem..voto de novo…

  19. Se todos sabiam da impossibilidade de Beti Pavin se eleger, por que o TRE não a-bloqueou? Com certeza eles tinham esse poder de nem deixá-la aparecer nas urnas.Será que é só o povo que está errado, ou nem eles mesmo sabem????

    • Na verdade existem mais de 2 mil casos para serem julgados, porém os registros já estavam no TRE e a candidata em questão foi avisada sobre as conseqüências, neste caso para a população, de votarem nela. A referida candidata e sua equipe preferiram assumir o risco. O problema é que o risco é dos cidadãos que confiram na palavra “dela”. Que pena, porque 2 colegiados não podem estar contra uma pessoa sem motivos. É uma pena que em Colombo ainda se pense que roubar mas fazer merece voto. Não merece!!!! Precisamos colocar a mão na consciência e fazer uma cidade melhor, nem para isto seja necessário votar nulo!!!!

    • O Povo até sabia, haviam vários jornais por aí!!
      Só que a culpada de ter feito isso aí, ter feito o povo votar, é ela mesma
      a Beti Pavin.
      EH Ela engano o povo colombense, ela acha que ganhando votos ela poderia recorrer e ainda sendo ficha suja, ganhar e assumi o cargo.
      mais é oque ela achava, mais numca que a lei vai deija, alguem ficha suja ser prefeita, por que o povo voto!!

      emtão agora pela inocencia do povo, alias ela quem vez o povo agredita que era mentira, que o povo poderia sim votar, que ela iria ser prefeita, que era mentira dos jornais, ela vez o povo agredita nela e não na lei, emtão aqueles que já são meio assim loucos por ela, gosta dela mesmo ficha suja, emtão acabaram votando, mais jogou seu voto no lixo, e agora estamos aí sem prefeito quem ira assumi a prefeitura por enguanto será o presidente da camera municipal de colombo-pr.
      é e o coitado do Zé vicente que está pagando por tudo, foi eleito mais não pode assumir o cargo!!
      agora parece que a eleição nova será não sei quando…

    • pow eu concordo o TSE nao devia ter deixado,aqssim eu concordo que a Bete pavin assuma!!!

  20. E o lazarento ainda roubou meu mote de campanha no facebbok! Esse cara é a treva! Vote 12 mas esqueça Jaime Lerner! Isso não vale o feijão que come!