Senado aprova projeto de Sérgio Souza que cria disciplina “Cidadania Moral e à‰tica”

Senador Sérgio Souza (PMDB).

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou ontem (11), em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 2/2012, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que inclui no currículo do ensino fundamental a disciplina Cidadania Moral e à‰tica. O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), elogiou a proposta e lamentou o esvaziamento de valores éticos no Brasil!.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto foi colocado em votação poucos dias depois da realização de protestos de jovens em diversas cidades contra a corrupção, durante a celebração de 7 de setembro.

Por sua vez, Lídice da Mata (PSB-BA) demonstrou preocupação com a criação de mais uma disciplina, sugerindo que os conteúdos relativos ao tema deveriam ser incluídos nas matérias existentes.

O senador Tomás Correia (PMDB-RO) elogiou o projeto que, a seu ver, tem o objetivo de preparar a juventude para o futuro!. Por sua vez, Sérgio Souza observou que as aulas da nova disciplina poderão ocorrer no contraturno das aulas normais dos estudantes.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O detalhe maior é a origem do projeto né! Disso ninguém fala! Este projeto originou-se das Várias etapas das CONSOCIAIS, sugeridas pela própria população, esta proposta, foi a segunda mais votada na CONSOCIAL nacional, onde estavam presentes como votantes, os representantes da sociedade civil, do governo e de ongs! Esta proposta vem de um anseio da população em ver resgatados valores que à alguns anos parecem estar perdidos ou adormecidos pela sociedade. Claro, aplausos para o Senador Sérgio Souza, por estar sensível à voz do povo, mas os méritos são mesmo da população que foi atras de seus direitos e deveres e participou em massa da CONSOCIAL!

  2. Muito bem, só não sei porque não mexem na carga horária. Nas escola públicas, como trabalhar a grande quantidade de disciplinas em tão pouco tempo?
    Sou professor de física e tenho que fazer milagres com apenas duas aulas semanais na rede estadual, enquanto na rede particular, esta disciplina é contemplada com 4 aulas na grade curricular. Como melhorar a qualidade da educação pública?
    Por que estes políticos não apresentam um projeto implantando o período integral na escolas públicas?

  3. moral e etica não entoa muito bem aos meus ouvido.porque etica e convensão ,eu faço o que e aceito. o melhor seria moral e civica que estudei nos anos 70,antes um pouco..na moral e civica ensinava os valores pessoal ,valores nacionais ,como respeitar as autoridade e a lei.aplaudir e honrar a patria . naquele tempo fala se muito ,do duque de caxias ,e do marechal rondon ,tiradentes .hoje e so bra bra.. agora não me covenço com o negocio de etica . porque etica e costumes ,festas religiosas ,festas de bailes ,mas acredito que o projeto fosse :moral civica e honestidade sim,eu louvaria .,isto e uma burragem segundo o meu pensamento.. etica e honestidade ,me desculpem tem diferença sim.qual a etica do bebado,a do cavalo que e andar nu,do peixe nadar e viver na agua. a etica religiosa que são varias,um cre em deus ,outros são animistas,etica não e uma palavra que feicha uma ideia enunciada ,semple vazia ,precisando de explicar a natureza da etica ,em que se apreica.mas honestidade sim ,a pessoa e ou não é honesto.qual a etica politica do brasil :obrigar o cidadão votar ,prestar serviço militar se for convocado.agora ser honesto não e bondade ,mas obrigaçõ de cada individüo.

  4. Disciplina que deve ser cursada por todos os políticos!!!

  5. Valeu o mandato do Sergiao. (phodheu-se os acentos dessa jossa)

    Faltou acrescentar Boas Maneiras.

    Nao se pede por favor, esquecemos do muito obrigado, nem damos lugar pro idoso no onibus, ninguem mais sabe sentar-se nem se portar a mesa, colocar a mao na boca pra tossir, pedir licen’ca para falar, por ai.

  6. Se tiver professor e escola aberta para os alunos estudarem!!!

    A gente só vê greve e professor reclamando!!!